Museu da Língua Portuguesa marca data de reinauguração

Atração em São Paulo será reaberta em 27 de junho de 2020

Na tarde do dia 21 de dezembro de 2015, um incêndio danificou a infraestrutura do Museu da Língua Portuguesa, além de queimar parte de seu acervo. Mais de 60 viaturas e 120 bombeiros trabalharam durante cerca de 3 horas para controlar o fogo que tomou conta dos três pavimentos do prédio histórico, construído em 1901. O bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava como brigadista no museu, foi a única vítima fatal, após parada cardiorrespiratória. O laudo do Instituto de Criminalística (IC) apontou que o fogo foi causado por defeito em um dos holofotes do prédio.

Depois de quatro anos e R$ 81,4 milhões investidos, o Governo do Estado de São Paulo declarou, em 16 de dezembro de 2019, que as obras de reconstrução do museu foram finalizadas. A data de reabertura ao público em geral está marcada para o dia 27 de junho de 2020.

De acordo com o site oficial do próprio museu, as obras foram divididas em três fases: restauro das fachadas e esquadrias; reconstrução da cobertura destruída no incêndio; e recuperação dos espaços internos. 

A reconstrução do museu focou em melhorias de infraestrutura e segurança, especialmente contra incêndios, além de diretrizes de sustentabilidade, que foram possíveis graças a uma aliança solidária, convocada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, entre o Grupo Globo e o Grupo Itaú, patrocinadores do museu, e o Grupo EDP, do setor de energia elétrica.

 

O que esperar

O Museu da Língua Portuguesa promete experiências inéditas, como “Línguas do Mundo”, que destaca 20 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outra novidade é uma conexão entre o museu e a estação de trens na região da Luz. As principais experiências que o museu já tinha foram mantidas. Entre elas, destacam-se: a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de "planetário do idioma" que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

 

Para visitar São Paulo

Para todos os associados que quiserem conhecer todas as novas atrações do Museu da Língua Portuguesa, a AFPESP disponibiliza uma ótima opção para visitar a cidade e se hospedar com qualidade e segurança. Na Unidade Capital, os hóspedes estão próximos dos maiores pontos turísticos de São Paulo e podem curtir tudo que a metrópole oferece aos seus visitantes!