Divisor de águas tecnológico na AFPESP começa a ser implementado

O departamento de TI vai gerir a implementação do ERP AFPESP.  ERP é a sigla, em inglês, para "Enterprise Resource Planning” ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”, em português. No Brasil ficou mais conhecido como “Sistema de Gestão Empresarial”. O sistema ERP é um conjunto de softwares que integra as atividades de gestão empresarial, pois reúne em uma única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas. Dessa maneira, o ERP automatiza processos e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos. Um desses softwares é o CRM (Customer Relationship Management, em inglês), que gerencia o relacionamento com clientes, no caso da AFPESP, com os associados. “O CRM promete revolucionar o trabalho da associação, trazendo a todos inúmeros benefícios”, adiantou o 2º vice-presidente da AFPESP, Luiz Manoel Geraldes.

Além do CRM, a AFPESP também conta com outros softwares que fazem parte da plataforma de negócios NetSuite, da Oracle. O Opera controla hospedagens, o Simphony serve para a consumação em hotéis, o PBCS destina-pse ao planejamento orçamentário e o Avalara é utilizado para tributos e controle fiscal.

Para fazer rodar toda essa tecnologia na AFPESP, quatro colaboradores do departamento de TI, que se desenvolveram como “crias da casa”, de acordo com o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, vieram para a linha de frente desse desafio. “Eles conhecem a fundo o histórico e as necessidades da entidade”, ressaltou Álvaro.



Time responsável pela gestão e implementação

Celia Maeda é administradora de TI pela FVG EAESP. Também é formada em Gerenciamento de Projetos, pelo PMI; pós-graduada em Gestão Estratégica de TI, pelo IBTA; bacharel e licenciada plena em Matemática, pela PUC-SP; e técnica em Contabilidade, pela CEI Professor Camargo Aranha. Ela possui certificações em Gestão de TI (COBIT 4.1, ITIL Foundation) e Segurança da Informação (ISO 27002 Foundation). Há 30 anos, Celia integrou o quadro de colaboradores da AFPESP como assessora contábil orçamentária da presidência. Na época, apoiou a integração dos departamentos e o “Centro de Processamento de Dados”. Foi responsável pela implementação do Data-Center moderno que interliga as 21 unidades de lazer, as 15 unidades regionais, a Sede Social e os outros quatro prédios comerciais no centro de São Paulo. “São 65 links de dados conectados ao Firewall da Sede Social via VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual). Em seis Blade Servers (servidores físicos) foram virtualizados aproximadamente 150 máquinas ou servidores virtuais. A estrutura também conta com dois Oracle Database Appliances que sustentam os bancos de dados do ERP, Core APEX, sistemas de terceiros e sistemas legados”, explica Celia, que, agora, assume a gerência do departamento de TI.
A distribuição de acesso aos sistemas para as unidade e departamentos da AFPESP que não estão situados no prédio da Sede Social é feita via Citrix, uma tecnologia que minimiza o consumo de banda (linhas de transmissão de dados) e agiliza o acesso a serviços remotos. Hoje, a rede corporativa integra aproximadamente 700 estações de trabalho, entre: desktops, thin-clients, tablets e máquinas virtuais. “O investimento neste ERP é bastante significativo e promete revolucionar a AFPESP em termos de controle e excelência na prestação de serviços aos associados. Tem tudo para ser grande um marco dessa gestão”, contou Celia.

Eduardo Moreira Castro iniciou a carreira como operador de Backup, há 25 anos, na AFPESP. Com o tempo, galgou novas atribuições e responsabilidades como analista de suporte e, depois, analista de Segurança da Informação. Hoje, é supervisor de Infraestrutura, Segurança e Suporte. Ele é formado em Sistema de Informação, pelo Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e possui três certificações em Segurança da Informação: Palo Alto Networks Certified Network Security Administrator (PCNSA), Palo Alto Networks - Accredited Configuration Engineer (ACE) e Specialties: Certified Sonicwall Security Administrator – CSSA.

Bruno Henrique E. Damião é formado em Gestão de Sistemas da Informação, pelo Centro Universitário Nove de Julho e há 11 anos integra o quadro de colaboradores do departamento de TI da AFPESP, primeiro como analista de suporte júnior, depois, pleno, sênior e atualmente, líder de Projetos. Ele possui certificações em Governança de TI e Segurança da Informação (COBIT 4 – Foundation, ITIL 4 Foundation, Segurança da Informação – ISO/IEC 27002 e TI Verde - Green IT Citizen).

Felipe José Santos da Silva é formado em Tecnologia de Processamento de Dados, pela Universidade Cruzeiro do Sul, e possui MBA em Arquitetura de Soluções, pela FIAP. Hoje é supervisor de Sistemas do departamento de TI da AFPESP, onde soma seis anos de atuação.    

“Nossa TI está capacitada para gerir a implementação do ERP AFPESP, passando a trabalhar agora em perfeita sintonia com a Controladoria, Cadastro e Arrecadação, Gerenciamento das unidades de lazer e demais departamentos da casa”, afirma o 2º vice-presidente da AFPESP, Luiz Manoel Geraldes.