Imprimir

AFPESP lança novo portal, ainda mais dinâmico e intuitivo

Projeto especial foi desenvolvido no ano do 90º aniversário da entidade, com foco na informação e melhorias de navegação

No ano em que completa o seu 90º aniversário, a AFPESP lança um novo portal, consolidando o processo de Transformação Digital desenvolvido na atual gestão da Diretoria Executiva. O processo de renovação do portal, que entra no ar hoje, foi norteado por conceitos de acessibilidade, portabilidade e segurança. A realização foi feita em parceria pelos departamentos de Marketing & Comunicação (M&C) e Tecnologia da Informação (TI) da instituição.

“A tradição de 90 anos da AFPESP se soma à necessidade de construirmos alicerces para o futuro da entidade. A reformulação do portal faz parte do objetivo da Diretoria Executiva em trazer o melhor conteúdo para os nossos associados, com design moderno, informações de qualidade e com muita transparência”, afirma o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim.

Agora, o site está mais leve e intuitivo, o que permite ao usuário uma melhor experiência de navegação. Totalmente responsivo, o veículo se adapta ao dispositivo utilizado, permitindo uma experiência completa, seja no computador, tablet ou smartphone.

O design também foi inteiramente atualizado, adotando os padrões mais modernos do mercado mundial. Outra das principais mudanças ocorreu na área de notícias que, para facilitar a navegação, foi unificada. As reportagens passaram a ser separadas por categoria, oferecendo maior dinamismo e facilitando a leitura.

A atualização diária de notícias da entidade e de acontecimentos que envolvem o dia a dia dos servidores e instituições públicas continuarão sendo um dos principais focos do portal AFPESP.
Além disso, agora os internautas poderão acessar os mapas de acomodações e até passear por algumas das unidades de lazer da entidade, por meio de visitações 360º.

O novo portal entra no ar para reforçar ainda mais o sucesso de audiência alcançado pelo veículo na internet, especialmente no início de 2021. O número de visualizações foi de quase 2 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta 22,9% em relação a outubro/dezembro de 2020 (1,6 milhão). Os dados são do Google Analytics.

No mesmo intervalo, o portal recebeu 236,5 mil novos usuários (que nunca tinham acessado o portal ou não acessavam com frequência), contra 195,2 mil anteriormente, um crescimento de 21,1%. Já a alta de usuários recorrentes (que acessaram mais frequentemente) foi de 14,5%, passando de 257,2 mil para 294,6 mil.

O portal passou por uma reformulação inicial e parcial em novembro do ano passado, ampliando o volume de notícias. Em março, novas sessões representaram 30,3% dos acessos ao portal, o que significa público inédito navegando pelas páginas. “O movimento ascendente mostra entusiasmo tanto de associados quanto dos servidores públicos em geral por informações da categoria no estado de São Paulo”, lembra o primeiro vice-presidente da entidade, Antônio Carlos Scavacini.

As mudanças não vão parar por aí. E incluem um newsletter semanal, com as principais notícias do portal, e séries de podcasts, que serão apresentados nos próximos meses.

“Os nossos canais de comunicação espelham o empenho da atual Diretoria Executiva de refletir a importância de defender os direitos dos servidores públicos. Mais do que isso, estamos defendendo a população brasileira, já que os serviços mais essenciais do País, em áreas como saúde e educação, são realizados por eles”, acrescenta o 2º vice-presidente da AFPESP e chefe de gabinete da presidência, Luiz Manoel Geraldes.

Redes sociais

Mas o crescimento da participação digital não se restringe ao portal de notícias, mas também registra números significativos nas redes sociais. O alcance do Facebook cresceu 161%, comparando-se o último trimestre de 2020 e primeiro trimestre 2021. Houve aumento de 65% no engajamento. Já o número de seguidores cresceu 10% (81 mil contra 90 mil).

No Youtube, ocorreu um aumento no número de seguidores entre os dois trimestres – de 7.372 para 11.872, uma alta de 61%. O canal foi impulsionado pela “Palavra do Presidente”, série semanal de vídeos publicados no portal e redes sociais. As visualizações chegam a 15 mil por mês.

De forma transparente, o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim presta contas na “Palavra” sobre as atividades e desafios da instituição, além de abordar assuntos relacionados ao universo dos servidores públicos e a defesa dos seus direitos.

A Palavra do Presidente é um dos principais conteúdos que são enviados aos associados por meio de e-mail marketing, outra importante ferramenta de informação da AFPESP. São mais de 200 mil envios realizados de cada conteúdo.

Já o número de cliques no Instagram – que tem 27,2 mil usuários, cresceu 117% no mesmo período, saltando de 1.140 para 2.476 no total. E, desde o final do ano passado, a AFPESP também passou a compartilhar conteúdos nas plataformas Linkedin e Twitter

Folha Digital

Em março, foi lançada a Nova Folha do Servidor Público, em formativo totalmente digital, interativo e com conteúdo renovado. A publicação digital está inteiramente alinhada com os princípios da sustentabilidade ambiental, outra marca da atual gestão (2019-2021) da Diretoria Executiva.
Outra das inovações na comunicação da AFPESP com os associados é o uso de QR Codes vinculados a conteúdos específicos.

A AFPESP aparece também no Google Meu Negócio (Google Business), plataforma da gigante de tecnologia que facilita localização de endereços das unidades, telefones, entre outros. Foram 80 mil visualizações no mês passado.