Imprimir

Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP celebra 20 anos

Acontece na AFPESP
26 Outubro 2023
26 Outubro 2023

Aniversário foi comemorado com almoço especial seguido da 92ª reunião ordinária

Por Otávio Augusto Rodrigues

Na última quinta-feira (19), os membros da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP se reuniram em uma celebração antecipada para marcar os 20 anos da entidade, cujo aniversário oficial é em 30 de outubro. O evento, direcionado aos acadêmicos e convidados, ocorreu na Sede Social da AFPESP, em São Paulo.

A comemoração teve início com um almoço especial servido no Salão Nobre, onde os participantes puderam acompanhar a apresentação musical do tenor Allan Vilches, acompanhado da pianista Cristiana Schwarz e do percussionista Marcos Frasão. Os artistas interpretaram grandes clássicos da música nacional e internacional.

1020 Imagem interna 20 anos ALCADa esquerda à direita: Marcos Frasão, Allan Vilches e Cristiana Schwarz se apresentam durante almoço especial de aniversário de 20 anos da ALCA. Foto: Elisa Izumi Torres.

Em seguida, os acadêmicos dirigiram-se ao auditório, onde foi realizada a 92ª reunião ordinária da ALCA. A mesa foi composta por Aclibes Burgarelli (presidente da academia); Ary Domingos do Amaral (1º vice-presidente); Elvira Stippe Bastos (2ª vice-presidente); Artur Marques (presidente da AFPESP e presidente de honra da ALCA); Janethe Akiko Nakamura Monteiro (1ª secretária da ALCA) e Antônio Carlos Duarte Moreira (ex-presidente da AFPESP e membro fundador da ALCA).

A solenidade foi oficialmente aberta pelo presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, que proferiu um discurso baseado em ideias do filósofo holandês Baruch de Spinoza. Ele enfatizou a importância do pensamento positivo, libertador e harmônico, especialmente no contexto de guerras que o mundo enfrenta. Em gesto de solidariedade, um minuto de silêncio foi feito como apelo à paz.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 2Presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, discursa à academia. Foto: Elisa Izumi Torres.

Burgarelli também destacou as atividades realizadas pelos acadêmicos nos últimos meses (confira abaixo) e ressaltou a relevância da comemoração dos 20 anos da ALCA. “Estamos a caminho da maioridade, então já se anuncia uma responsabilidade maior. Estamos trabalhando para assumi-las de maneira mais efetiva”, afirmou.

“A ALCA cresceu bastante. Há um interesse mais sincero por parte dos acadêmicos. Vislumbramos um futuro promissor e um caminho mais objetivo a ser percorrido, com cada um dos membros entendendo seu propósito na academia”, completou o presidente da ALCA.

Em seguida, o acadêmico e ex-presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, dirigiu-se ao auditório para ler um texto de sua autoria sobre momentos simbólicos da fundação da ALCA. Suas palavras destacaram os esforços daqueles que contribuíram para o nascimento e crescimento da academia nessas duas décadas de existência.

“Assim se concretizou a ideia dos visionários. Essa nova instituição revelaria: artistas, cientistas e escritores, todos ainda a serem descobertos. Privilégio que coube a nossa entidade fazê-lo”, destacou Duarte Moreira em seu artigo intitulado “Como começou a ALCA”.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 3Antônio Carlos Duarte Moreira, acadêmico e ex-presidente da AFPESP, lê o texto “Como começou a ALCA” aos presentes do auditório da Sede Social. Foto: Elisa Izumi Torres.

Para oficializar a celebração, os acadêmicos receberam um broche comemorativo alusivo ao 20º aniversário da ALCA. A clássica canção “Parabéns para Você” foi entoada enquanto uma vela era acesa sobre um bolo.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 4Acadêmicos de Artes recebem broche comemorativo dos 20 anos de aniversário da ALCA. Foto Elisa Izumi Torres.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 5Broche comemorativo do aniversário de 20 anos da ALCA. Foto: Elisa Izumi Torres.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 6Bolo comemorativo em alusão aos 20 anos da ALCA. Foto: Elisa Izumi Torres.

“A ALCA e seus membros realizam um trabalho excepcional em dedicação à cultura, literatura e ciências, visando aprimorar os conhecimentos. Estou honrado em fazer parte da celebração de duas décadas dessa academia, que é uma entidade muito importante para a associação”, expressou Artur Marques, presidente da AFPESP e acadêmico.

Os trabalhos da 92ª reunião ordinária da ALCA foram encerrados após as apresentações orais dos integrantes da academia de Letras, Luiz Carlos Ladeia e Maria José Miranda Campos, que prestaram homenagens aos patronos de suas cadeiras, Menotti Del Picchia e Euclides da Cunha, respectivamente.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 7Luiz Carlos Ladeia, detentor da cadeira nº 2 de Letras da ALCA, homenageia seu patrono Menotti Del Picchia. Foto: Elisa Izumi Torres.

1020 Imagem interna 20 anos ALCA 8Maria José Miranda Campos discursa sobre Euclides da Cunha, patrono que dá nome à cadeira nº 16 de Letras da ALCA. Foto: Elisa Izumi Torres.

Vale ressaltar que o evento ainda contou com as presenças de Jarim Lopes Roseira, presidente da International Police Association (IPA) e membro honorário da Academia de Ciências, Letras e Artes da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, e do médico ginecologista Geraldo Aguiar Sarmento.

Agenda de atividades dos acadêmicos

No decorrer dos meses de setembro e outubro, acadêmicos conduziram projetos e participaram de eventos relacionados às suas respectivas áreas de atuação. Tais atividades foram compartilhadas durante a reunião ordinária. Confira:

– No dia 11 de agosto, a acadêmica Eliana Jesus de Lima Santos participou da 68ª Salão de Belas Artes de Piracicaba com conjunto das obras: “Modelo Vera 1" e “Modelo Vera 2". A artista recebeu o prêmio aquisitivo da Câmera de Vereadores de Piracicaba e menção honrosa pelas suas pinturas;

– A artista plástica e acadêmica Antonietta Tordino, ex-aluna da Faculdade Santa Marcelina, realizou, em 19 de agosto, a entrega de duas obras de arte para a Casa das Irmãs Marcelinas em Itaquera, São Paulo;

– No dia 26 de agosto a acadêmica Terezinha Ribeiro de Barros lançou o livro: “Só o talento transforma ideias em algo inesquecível”;

– Entre agosto e setembro, a acadêmica Yara Regina Franco participou de duas exposições coletivas na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo, com as obras “Infinito Olhar” e “Movimento de Primavera”. As pinturas foram premiadas com menção honrosa e medalha de bronze, respectivamente;

– Nos dias 18 a 19 de novembro a acadêmica Sueli Maria Cânfora participará da Feira Literária e Artística de Americana com a divulgação das suas obras literárias: “Minha Caminha de Algodão” (infantojuvenil), “Voe na Imaginação” (infantojuvenil), “Cheirinho de Chá” (contos e crônicas) e “Florada da Cerejeira” (poesias).

Compartilhar
Imprimir