Membros dos órgãos diretivos realizaram plantio de 94 mudas de árvores nativas em parceria com a ONG Copaíba
Por Catiane Santos
Tem maneira melhor de celebrar o Dia da Árvore do que plantando uma? E se forem 94 mudas de espécies nativas, ainda melhor.
Na semana que antecede o Dia da Árvore (21 de setembro), o Presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques, o Presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, o Presidente do Conselho Fiscal, Dalmar Cassapula, e o Coordenador de Meio Ambiente, Gilberto Natalini, lideraram uma ação ambiental na UL Serra Negra.
Plantio de árvores na Unidade de Lazer AFPESP Serra Negra. Foto: Elisa Izumi Torres
Em homenagem ao 94º aniversário da associação, 94 mudas de diferentes espécies (pau-ferro, pata-de-vaca, sibipiruna, ipê-amarelo, branco e roxo) foram plantadas no local que será reflorestado pelo projeto Raízes do Futuro. O plantio foi realizado em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba e contou com a presença da Deputada Estadual Marina Helou (Rede), de associados hospedados em Serra Negra e de alguns colaboradores das unidades do Circuito das Águas (Amparo, Socorro e Lindoia).
Presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques, em discurso na UL Serra Negra. Foto: Elisa Izumi Torres
“No futuro, com certeza, será uma alegria voltar aqui [UL Serra Negra] e aplaudir a Copaíba, a Marina Helou e o Natalini, que tanto fizeram para que houvesse o reflorestamento dessa área. O resultado desse empenho irá ocupar um grande espaço nos nossos corações”, enfatizou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Gilberto Natalini (Coordenador de Meio Ambiente); Roberto Alves Soares (Analista Ambiental) e Vivian Heller Weiss Souguellis (Engenheira Ambiental). Foto: Elisa Izumi Torres
“Entre as várias iniciativas da AFPESP, como a migração para o Mercado Livre de Energia, o inventário de carbono, a revisão da economia de água e outras ações que já existem, nós também nos propusemos a plantar árvores. Porque a árvore é a máquina mais possante, mais eficiente, mais barata, mais amiga para combatermos a degradação da natureza e combater o aquecimento global. Aqui, nós estamos trabalhando a proteção ambiental e a prevenção dos danos ambientais, todos juntos, entidade e funcionalismo público, com a vontade de construir práticas mais sustentáveis”, disse Gilberto Natalini.
Assim como realizado em 2023, na Unidade de Lazer AFPESP Socorro, a entidade promoveu mais uma vez para os associados uma experiência prática de conscientização ambiental que reverberará no futuro de todos.
Ana Paula Balderi (Coordenadora de Restauração Ecológica da Copaíba). Foto: Elisa Izumi Torres
“É a minha primeira vez em Serra Negra e foi muito gratificante participar desse plantio. Quando voltarmos outras vezes aqui na unidade, vamos acompanhar o desenvolvimento desse trabalho que está sendo feito hoje. Fico contente em saber que a AFPESP não é apenas unidades de lazer, e que também contribui com o meio ambiente”, disse o associado Luiz Augusto Sevilha.
O apoio de representantes do povo, como a Deputada Marina Helou, reforça a importância da agenda ambiental da AFPESP na contribuição ativa e permanente por um planeta melhor.
Marina Helou (Deputada Estadual). Foto: Elisa Izumi Torres
“É um prazer estar aqui hoje, a convite da AFPESP. O reflorestamento de uma área degradada traz um impacto positivo para a região, contribui no combate às mudanças climáticas, captura de carbono e amplia o espaço para a fauna e para a biodiversidade. É muito bom poder contribuir com projetos como esse, e a parceria com a Copaíba é fundamental para garantir que esse trabalho tenha continuidade. Como deputada estadual, estou muito feliz de poder apoiar essa causa”, disse Marina Helou.
Da esquerda para a direita: Marina Helou (Deputada Estadual); Gilberto Natalini (Coordenador de Meio Ambiente); Artur Marques da Silva Filho (Presidente da Diretoria Executiva); Cassio Juvenal Faria (Presidente do Conselho Deliberativo); Dalmar Cassapula (Presidente do Conselho Fiscal). Foto: Elisa Izumi Torres
Participaram do evento: Artur Marques da Silva Filho (Presidente da Diretoria Executiva); Cassio Juvenal Faria (Presidente do Conselho Deliberativo); Dalmar Cassapula (Presidente do Conselho Fiscal); Gilberto Natalini (Coordenador de Meio Ambiente); Marina Helou (Deputada Estadual); Ana Paula Balderi (Coordenadora de Restauração Ecológica da Copaíba); Daniel Jacomini Cachone (Gerente da UL Serra Negra); Katia Santa Izabel Ferreira (Gerente da UL Socorro); Luiz Henrique Pallante Moraes Braz (Subgerente da UL Amparo); Marcia da Silva Bernardino (Gerente da UL Lindoia).
Projeto Raízes do Futuro
Anunciado em junho deste ano, durante a Semana do Meio ambiente, o projeto em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, referência nacional em restauração ecológica baseada em ciência, prevê o plantio de mais de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área de aproximadamente 200 mil m² na Unidade de Lazer AFPESP Serra Negra.
A expectativa é que o plantio se inicie entre o final de 2025 e início de 2026, na temporada de chuvas.