Imóvel desapropriado abrigará nova sede do Procon; plano faz parte de programa de revitalização do centro da cidade
Por Andréa Ascenção
Nesta segunda-feira (10), o presidente da AFPESP, Artur Marques, e outros representantes da associação compareceram à Prefeitura Municipal de Campinas para assinarem o termo de entrega das chaves da Unidade Cultural e Esportiva de Campinas.
“O imóvel ingressou no patrimônio da associação em agosto de 2016 e durante todo esse período a associação teve ônus de manutenção, principalmente, por se tratar de um imóvel tombado, com valor histórico e cultural muito grande”, lembrou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Edison Moura de Oliveira (coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais da AFPESP), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP), Dário Saadi (prefeito de Campinas), Artur Marques (presidente da AFPESP), Yara Pupo (diretora do Procon), Wanderley de Almeida (vice-prefeito de Campinas) e Cláudio Henrique Catalano Pires (secretário adjunto). Foto: Elisa Izumi Torres
Há cerca de um ano o prefeito de Campinas, Dário Saadi havia assinado um decreto de utilidade pública do imóvel, dando início ao processo de desapropriação Unidade Cultural e Esportiva de Campinas.
“Para mim é uma alegria porque estamos fazendo um esforço muito grande para revitalizar o centro da cidade. Nas próximas duas semanas vamos apresentar uma lei de incentivos fiscais para que empresas possam se instalar no centro da cidade”, exemplificou Saadi.
Localizada na rua José de Alencar, 795, no Centro de Campinas, a agora antiga Unidade Cultural e Esportiva de Campinas, sediará o Departamento de Proteção ao Consumidor de Campinas (Procon), entidade ligada à Secretaria Municipal de Justiça.
“Já foi feita a solicitação de uma licitação de projeto e reforma. Acredito que ainda no primeiro semestre [de 2024] façamos a inauguração”, afirmou Yara Pupo, diretora do Procon, que ainda estimou a realização de, no mínimo, 60 atendimento por dia na nova sede.
Da esquerda para a direita: Hélcio Giorgi Filho (gerente da assessoria jurídica da AFPESP), Odair Benatti (associado dependente da AFPESP), Carmen Silvia Pedroni Benatti (conselheira da AFPESP), Eduardo Pereira de Quadros Souza (coordenador de Esportes da AFPESP), Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da AFPESP), Edison Moura de Oliveira (coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais da AFPESP), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP), Artur Marques (presidente da AFPESP) e Fernanda do Amaral Zaitune (conselheira da AFPESP). Foto: Elisa Izumi Torres
“É de suma importância esse ato, hoje, porque marca um novo período para o Procon de Campinas”, disse o secretário adjunto Cláudio Henrique Catalano Pires, que representou o secretário de Justiça de Campinas, Peter Panutto – em férias.
Também marcaram presença na entrega das chaves do imóvel: o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida; o 1º vice-presidente da AFPESP, Antonio Luiz Pires Neto; o 1º tesoureiro da AFPESP, Adherbal Silva Pompeo; o coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais da AFPESP, Edison Moura de Oliveira; o coordenador de Esportes da AFPESP, Eduardo Pereira de Quadros Souza; os conselheiros da AFPESP Antonio Carlos Licco, Fernanda do Amaral Zaitune e Carmen Silvia Pedroni Benatti, que estava acompanhada de seu esposo Odair Benatti; o gerente da assessoria jurídica da AFPESP, Hélcio Giorgi Filho, e a supervisora da Unidade Regional de Campinas, Carla Cristina Marsola.
“Graças ao empenho da prefeitura, do Procon, do nosso Conselho Deliberativo e de todos os nossos colaboradores, estimulados pela noção de utilidade pública de um imóvel que será destinado à prestação de serviço à comunidade, conseguimos concretizar a desapropriação de forma amigável e em curto espaço de tempo”, frisou o presidente da AFPESP.
Da esquerda para a direita: Carmen Silvia Pedroni Benatti (conselheira da AFPESP), Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da AFPESP), Fernanda do Amaral Zaitune (conselheira da AFPESP), Cláudio Henrique Catalano Pires (secretário adjunto), Artur Marques (presidente da AFPESP), Yara Pupo (diretora do Procon), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP), Edison Moura de Oliveira (coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais da AFPESP), Antonio Carlos Licco (conselheiro da AFPESP), Eduardo Pereira de Quadros Souza (coordenador de Esportes da AFPESP) e Hélcio Giorgi Filho (gerente da assessoria jurídica da AFPESP). Foto: Elisa Izumi Torres