Reunião conjunta dos três órgãos da entidade é marcada pela eleição de membros dos Conselhos Diretor e de Honorificências e Chancelaria da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de SP
Por Andréa Ascenção
Nesta segunda-feira (5), os três órgãos da AFPESP – Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal – se reuniram a fim de eleger os membros dos Conselhos Diretor e de Honorificências e a Chancelaria da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo.
Instituída em 1992, a Ordem do Mérito confere reconhecimento a: servidores públicos, em geral, que se destacaram no exercício de suas atividades; governantes, parlamentares, autoridades, personalidades e servidores públicos que tenham prestado relevantes serviços à AFPESP ou ao funcionalismo público, e, em caráter excepcional, personalidades que tenham possibilitado maior difusão das causas defendidas pela categoria ou prestado valiosos serviços à humanidade ou à comunidade.
Da esquerda para a direita estão: Ruy Galvão Costa (suplente do Conselho de Honorificência), Antonio de Jesus da Silva (presidente do Conselho Fiscal), Antonio Luiz Pires Neto (presidente do Conselho de Honorificência), Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo), Artur Marques (presidente da AFPESP), Antônio Carlos Duarte Moreira (chanceler suplente), Cassio Juvenal Faria (chanceler), José Luiz Rocha (suplente do Conselho de Honorificência), Leda Regina Machado (secretária do Conselho de Honorificência), Edson Toshio Kubo (titular do Conselho de Honorificência), Rosy Maria de Oliveira (Grã-Referendária), Elisabeth Massuno (titular do Conselho de Honorificência). Mário Palumbo (titular do Conselho de Honorificência) e Ester Mirian Belo Rodrigues (vice-presidente do Conselho de Honorificência) participaram via videoconferência. Foto: Elisa Izumi Torres
Na reunião conjunta, a primeira para condução da premiação da Ordem do Mérito que será concedida pela AFPESP em 2023, os participantes elegeram:
Para a Chancelaria
- Cassio Juvenal Faria (chanceler) - Antônio Carlos Duarte Moreira (chanceler suplente)Para a Mesa do Conselho de Honorificência
- Antonio Luiz Pires Neto (presidente) - Ester Mirian Belo Rodrigues (vice-presidente) - Leda Regina Machado (secretária)Também concorreram às posições da Mesa, os demais membros titulares do Conselho de Honorificência (Edson Toshio Kubo, Mário Palumbo e Elisabeth Massuno) e os três suplentes (Ruy Galvão Costa, José Luiz Rocha e Lizabete Machado Ballesteros).
Para Grã(o)-Referendária(o)
- Rosy Maria de OliveiraO Conselho Diretor é composto pelo presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques; presidente do Conselho Deliberativo, Eduardo Primo Curti; presidente do Conselho Fiscal, Antonio de Jesus da Silva; presidente do Conselho de Honorificência, Antonio Luiz Pires Neto; chanceler, Cassio Juvenal Faria, e Grã-Referendária, Rosy Maria de Oliveira.
O próximo encontro está agendado para o dia 7 de novembro, quando serão discutidas as indicações de nomes para outorga de condecorações. A solenidade de entrega da Ordem do Mérito está prevista para o dia 5 de novembro de 2023.
Histórico da premiação
A Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo foi idealizada por alguns membros da AFPESP, entre eles a conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená. Ao longo dos anos, também contou com outras contribuições, como o visionarismo do ex-presidente da AFPESP Nicolau Antonio Torloni, cujas ideias fomentam a premiação até hoje.
No dia 5 de novembro de 1992, aniversário de 61 anos da entidade, o, então, presidente da associação, Wilson Ribeiro, instituiu a Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo.
Dois anos depois, em 1994, aconteceu a primeira outorga da Ordem do Mérito. Os agraciados foram Wilson Ribeiro, que presidiu a entidade de março de 1979 a junho de 1998, e o desembargador José Alberto Weiss de Andrade, que se destacou como conselheiro da AFPESP e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no biênio 1994-1995. Na ocasião, alguns associados fundadores da AFPESP e associados que haviam completado mais de 50 anos de associativismo também foram homenageados.
Posteriormente, em 14 de setembro de 2000, o já mencionado presidente Torloni, ratificou a honraria com a elaboração do regulamento da Ordem do Mérito.
Na gestão seguinte, o presidente Antonio Tuccilio deu início à realização das solenidades de entrega das insígnias, solidificando a premiação destinada aos servidores públicos e as personalidades que tenham prestado ao funcionalismo ou às suas entidades associativas serviços de alta relevância.
Até hoje, 12 sessões solenes concederam a Ordem do Mérito em cinco graus – Grã-Cruz, Grande Oficial/Grande Dama Oficial, Comendador/Comendadora, Oficial/Dama Oficial e Cavaleiro/Dama – nos anos 1994, 1997, 1998, 1999, 2001, 2003, 2006, 2009, 2012, 2014, 2016 e 2018.