Imprimir

ALCA anuncia criação de livro sobre obras de arte de acadêmicos durante 101ª Reunião Ordinária

Acontece na AFPESP
19 Agosto 2025
19 Agosto 2025

Encontro também foi marcado por homenagem à acadêmica Elvira Stippe Bastos (cadeira nº 16 de Artes) e pela apresentação de produções e trabalhos recentes de integrantes

Por Andréa Ascenção e Otávio Augusto Rodrigues

A Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP (ALCA) realizou, na última quinta-feira (14), sua 101ª Reunião Ordinária, no Auditório “Durval de Paula Ferraz”, localizado na Sede Social. O encontro reuniu acadêmicos e convidados para apresentar novidades, discutir projetos e abordar temas de interesse da instituição.

O principal anúncio foi a futura elaboração de um livro que reunirá reproduções de pinturas, desenhos, grafismos e outros trabalhos artísticos produzidos por acadêmicos, acompanhados de textos explicativos sobre cada obra. O projeto está em fase inicial e ainda não tem data de lançamento definida.

“Por enquanto, nós temos essa ideia: um livro que possa trazer os quadros, pinturas, desenhos dos autores, e, no verso, a história daquela obra. Vamos nos aprofundar na elaboração desse livro para lançá-lo no próximo ano”, afirmou Aclibes Burgarelli, presidente da ALCA e ocupante da cadeira nº 8 de Letras.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 4Mesa diretora foi composta por: (da esq. à direita) Antônio Carlos Duarte Moreira (2º vice-presidente da ALCA); Aclibes Burgarelli (presidente da ALCA); Janethe Akiko Nakamura Monteiro (1ª secretária da ALCA); Elvira Stippe Bastos (1ª integrante da Comissão de Admissão da ALCA) e Andréa de Aguiar Cestari (2ª secretária da ALCA). Foto: Elisa Izumi Torres.

Apresentações dos acadêmicos

Durante a reunião, integrantes da ALCA divulgaram suas obras e projetos recentes. O acadêmico Luiz Carlos Ladeia (cadeira nº 2 de Letras) realizou uma apresentação do seu novo livro “Contos da Pisadeira”, lançado em junho pela Scortecci Editora.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 5Luiz Carlos Ladeia (cadeira nº 2 de Letras). Foto: Elisa Izumi Torres.

Em seguida, Maria José de Miranda Campos (cadeira nº 16 de Letras) leu a poesia “A Língua que Nos Une” e o texto “A Língua Portuguesa”, ambos de sua autoria, além de apresentar sua nova obra “Joaquim Honório de Campos – O Barão de Piacatuba”.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 7Maria José de Miranda Campos (cadeira nº 16 de Letras). Foto: Elisa Izumi Torres.

Rosemeire Trebi Curilla (cadeira nº 19 de Letras) divulgou seus livros “Canteiros de Prosa” e “Contos em Conta-Gotas”, lançados na 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, no dia 17 de agosto.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 8Rosemeire Trebi Curilla (cadeira nº 19 de Letras). Foto: Elisa Izumi Torres.

Na sequência, Arlete Vergílio Piccolo (cadeira nº 4 de Artes) fez uma explanação sobre a Síndrome de Stendhal — condição psicossomática que provoca reações intensas a indivíduos expostos a determinadas obras de arte, como taquicardia, tontura, desmaios, confusão mental e alucinações.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 9Arlete Vergílio Piccolo (cadeira nº 4 de Artes). Foto: Elisa Izumi Torres.

Outros acadêmicos também solicitaram a palavra: Jairo Galindo (cadeira nº 8 de Ciências) leu um poema de sua autoria em homenagem ao aniversário de 87 anos do presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli. Já Marly Stracieri (cadeira nº 17 de Artes) destacou a presença de membros da academia em exposições internacionais promovidas pela Artcom Expo International Association.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 3Jairo Galindo (cadeira nº 8 de Ciências). Foto: Elisa Izumi Torres.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 10Marly Stracieri (cadeira nº 17 de Artes). Foto: Elisa Izumi Torres.

Aniversário

Durante o tradicional almoço que precede as reuniões da ALCA, a acadêmica Elvira Stippe Bastos (cadeira nº 16 de Artes) recebeu uma homenagem em comemoração aos seus 90 anos, que serão completados no dia 19 de agosto.

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 2Da esquerda para direita: Rosana Aparecida Fernandes Gugoni (nora de Elvira), Agnaldo Santos Bastos (filho de Elvira), Elvira Stippe Bastos (homenageada) e Agnes Bastos Junqueira (filha de Elvira). Foto: Elisa Izumi Torres

Nesta-quinta-feira, a trajetória da professora Elvira foi lembrada em vídeo exibido no Salão Nobre da Sede Social, onde a homenageada também foi presenteada com um retrato de autoria da confreira Janethe Akiko Nakamura Monteiro (cadeira nº 15 de Artes).

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 1Elvira agradece por retrato de autoria da confreira Janethe Akiko Nakamura Monteiro. Foto: Elisa Izumi Torres.

Dentre os presentes estiveram: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Gilmar Belluzzo Bolognani (2º vice-presidente da Diretoria Executiva), Lizabete Machado Ballesteros (Diretora econômico-financeira), Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva), Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo), Dalmar Cassapula (presidente do Conselho Fiscal), Aclibes Burgarelli (presidente da ALCA) e Antônio Carlos Duarte Moreira (conselheiro vitalício e ex-presidente da AFPESP).

Quem também retratou a homenageada foi o acadêmico Tadeu Vicente de Carvalho Bandoni (cadeira nº 18 de Artes). Confira o registro da entrega do presente:

0819 Imagem interna 101 Reuniao Ordinaria ALCA 6Elvira Stippe Bastos recebe retrato de presente do acadêmico Tadeu Vicente Bandoni. Foto: Elisa Izumi Torres.

Ainda neste ano, no dia 31 de dezembro, a acadêmica e atual coordenadora Social comemorará 50 anos no quadro associativo da AFPESP. “Não são só 50 anos de associada. Eu tenho 47 anos de voluntariado aqui. Entrei como associada e alguns anos depois fui convidada a participar do Setor Feminino. De lá para cá, não saí mais. Primeiro éramos diretores, agora somos coordenadores. Ocupei vários cargos”, contou Elvira.

Biografia

Elvira Stippe Bastos nasceu em 19 de agosto de 1935. Foi casada durante 57 anos com Arnaldo Santos Bastos (falecido). É mãe de Agnaldo Santos Bastos e Agnes Bastos Junqueira e avó de Thays Munhoz Bastos, Natan Munhoz Bastos, Cecília Matarazzo Bastos, Laura Bastos Junqueira e Flávia Bastos Junqueira.

No funcionalismo público atuou como professora das turmas da 5ª série ao ensino médio nas disciplinas de desenho geométrico; desenho decorativo e artístico; educação artística; desenho técnico; ciências físicas e biológicas. Também lecionou para alunos do curso de Educação Artística na Faculdade Mozarteum. Aposentou-se como diretora de escola.

Em janeiro de 1979 foi convidada pelo então conselheiro da AFPESP Thoru Takahashi para participar do Setor Feminino da AFPESP, que era subordinado à Diretoria Social. Neste setor, em 1980, criou o Grupo da Amizade. Depois, em 1984, participou da concebeu o Salão de Beleza e a Feira de Criatividade, hoje rebatizada de Bazar de Artesanato (do Dia das Mães e Natal). Em 16 de fevereiro de 1982 criou o Coral da AFPESP, inicialmente formado por associados do Grupo da Amizade, sob regência do maestro Roberto Zeidler. Em maio de 2019, formou o Grupo Colmeia, com senhoras do Grupo da Amizade. Em 22 de agosto de 2022 fundou o Grupo das Samaritanas, formado por voluntárias que realizam visitas às pessoas ausentes por motivos de saúde. Além dessas atividades integrou a comissão responsável pela criação de Honorificências da Ordem do Mérito, uma premiação destinada a agraciar pessoas que se destacam por relevantes serviços prestados em benefício do serviço público. Foi a primeira associada da AFPESP a apresentar seus trabalhos no Espaço Expositivo CBI, com a mostra “Reminiscência”. Pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido recebeu a Comenda Grande Dama. Atualmente, é conselheira vitalícia, uma das fundadoras e membro titular da cadeira nº 16 de Artes da ALCA, coordenadora Social, integrante do grupo de artistas plásticos da ALCA-AFPESP que participam de exposições virtuais pela Artcom International Association of Artists and Partners, sediada na Noruega, cuja intermediadora é a acadêmica Marli Stracieri, cadeira nº 18 de Artes da ALCA.

Elvira agradeceu o reconhecimento por décadas de dedicação à AFPESP e confessou que deseja realizar um antigo sonho:

“Eu queria fazer a casa do aposentado porque trabalho com os idosos e o problema de eles viverem sozinhos é muito triste. Nós fizemos um projeto muito lindo para abrigar os associados idosos, mas é uma coisa que não está no planejamento de nenhum presidente. O Dr. Ribeiro [presidente da AFPESP de 1979 a 1998] até votou verba para realizar esse projeto, mas a associação é mais social do que filantrópica e usaram a verba para as unidades de lazer. É um sonho, não sei se realizo”.

Homenagens póstumas a acadêmicos

No início do encontro, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a dois membros da ALCA falecidos recentemente: Marcos Luís Garita (cadeira nº 13 de Ciências), em 5 de junho, e Salvador Roberti Arcuri (cadeira nº 7 de Artes), em 28 de junho.

.

Próxima reunião

A próxima reunião ordinária bimestral da ALCA acontecerá no dia 9 de outubro, em comemoração ao aniversário de 22 anos da academia (30 de outubro). Na ocasião, serão distribuídos os exemplares do novo livro “Seleta de Crônicas, Contos e Poesias dos Acadêmicos da ALCA”, aos membros.

Compartilhar
Imprimir