Imprimir

ALCA homenageia delegados por suas trajetórias no serviço público

Acontece na AFPESP
19 Junho 2024
25 Julho 2024

Cerimônia reconheceu as contribuições de Antonio Fasoli, Jacqueline Valadares da Silva Alckmin, Marinosio Martins Santos e Jorge Luiz de Almeida para a sociedade

Por Redação

A Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP realizou, na última quinta-feira (13), uma cerimônia no Salão Nobre da Sede Social para homenagear delegados de polícia por suas contribuições ao serviço público.

A solenidade reconheceu:

  • Antonio Fasoli, delegado de polícia aposentado e associado há mais de 57 anos, que recentemente completou 100 anos de idade, acompanhado de sua esposa Lucia Lousa de Oliveira Fasoli;
  • Jacqueline Valadares da Silva Alckmin, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp);
  • Marinosio Martins Santos, delegado aposentado e membro do "Grupo Guerreiros" da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp).

Também foi prestada uma homenagem póstuma (post mortem) a Jorge Luiz de Almeida, associado, conselheiro da AFPESP e membro fundador da ALCA, que completaria 70 anos de admissão no quadro associativo. Ele foi representado pela viúva Nioma Pires Gavião de Almeida, acompanhada do filho, o desembargador José Luiz Gavião de Almeida e sua esposa.

A cerimônia contou com a presença de membros da ALCA, além de representantes da Diretoria Executiva e conselhos da AFPESP. Entre os presentes estavam Artur Marques (presidente da AFPESP e ocupante da cadeira nº 9 de Ciências da ALCA), Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira), Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro) e William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal).

0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados1Membros da ALCA e Diretoria Executiva da AFPESP, se reúnem com homenageados e convidados durante evento no Salão Nobre da Sede Social. Foto: Elisa Izumi Torres

“Para nós é uma alegria tê-los aqui na nossa entidade. Hoje, temos a honra de homenagear um associado centenário e com um grande tempo de quadro associativo, que é o caso de Antonio Fasoli. Aproveitamos o ensejo para também prestar tributo a Jacqueline Valadares da Silva Alckmin, Marinosio Martins Santos e Jorge Luiz de Almeida", declarou Artur Marques.

“É uma honra para nossa academia e para a AFPESP, de modo geral, ter uma oportunidade tão importante como esta, que congrega os servidores e enobrece a nossa atividade”, ressaltou o presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, em discurso.

0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados 21Artur Marques, presidente da AFPESP, e sua esposa, Antonieta Marques da Silva, entregam presente e homenagem a Nioma Pires Gavião de Almeida, viúva de Jorge Luiz de Almeida. Foto: Elisa Izumi Torres.


Centenário de Antonio Fasoli

Antonio Fasoli foi homenageado por sua notável trajetória no serviço público estadual, onde atuou como escriturário e delegado de polícia de 1º de agosto de 1944 a 8 de dezembro de 1981. Além disso, ele recebeu honras por completar 100 anos de vida e por seus mais de 50 anos como membro da AFPESP.

Durante o evento, Antonio e sua esposa, Lucia Lousa de Oliveira Fasoli, foram presenteados pela ALCA e pela Diretoria Executiva da AFPESP. Entre os itens recebidos, estava um bótom comemorativo de 50 anos de quadro associativo, tradicionalmente entregue aos associados que alcançam esse marco.

0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados 41Antonio Fasoli é homenageado e recebe um bótom comemorativo das mãos de Artur Marques, em reconhecimento aos seus mais de 50 anos de associação à AFPESP. Foto: Elisa Izumi Torres

“Eu recebi a homenagem de maneira sumamente prazerosa. Jamais eu poderia pensar que seria homenageado. A reunião do momento emociona muito. Agradeço imensamente a diretoria da AFPESP pela oportunidade”, afirmou Antonio Fasoli.

Vale lembrar que no último dia 5 de junho, foi realizada, na sede da Adpesp, em São Paulo, uma cerimônia em comemoração ao aniversário de 100 anos do delegado aposentado. No evento, estiveram presentes o presidente da AFPESP, Artur Marques, e o presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli.

0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados 31Da esquerda à direita: Aclibes Burgarelli (presidente da ALCA), Jacqueline Valadares da Silva Alckmin (delegada e presidente do Sindpesp), Artur Marques (presidente da AFPESP), Antonio Fasoli (delegado aposentado) e sua esposa Lucia Lousa de Oliveira Fasoli. Foto: Carlos Marques


Delegada atua na defesa de grupos minoritários

Empossada como presidente do Sindpesp em 2023, Jacqueline Valadares da Silva Alckmin tem uma trajetória no serviço público desde 2012 e é palestrante sobre temas relacionados à segurança pública e à violência contra grupos vulneráveis, com ênfase em mulheres, crianças e adolescentes.

A delegada também é docente em concursos policiais e cursos de pós-graduação, além de ser autora de obras jurídicas voltadas à defesa da mulher e à atuação policial. Em 2022, ela foi indicada ao Prêmio Melhor Delegada de Polícia do Brasil na categoria Destaque, concedido pelo Portal Nacional dos Delegados.

“É uma grande honra ter esse reconhecimento de uma entidade de classe tão valorosa como é a AFPESP. Fico especialmente lisonjeada porque sou associada desde que eu entrei nos quadros da Polícia Civil como delegada, há 12 anos”, ressaltou Jacqueline.

 0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados 51Aclibes Burgarelli, presidente da ALCA, presenteia Jacqueline Valadares da Silva Alckmin durante solenidade. Foto: Elisa Izumi Torres

0718 Imagem interna ALCA homenagem delegados 61Da esquerda à direita: Marinosio Martins Santos (delegado aposentado), Jacqueline Valadares da Silva Alckmin (delegada e presidente do Sindpesp), Artur Marques (presidente da AFPESP), Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira) e Túlio Bueno de Alckmin Morais (1º secretário-geral do Sindpesp). Foto: Eliza Izumi Torres

Compartilhar
Imprimir