Obras estão no Espaço Expositivo Unidade CBI
Por Catiane Santos
A exposição “Anemia Falciforme”, da artista plástica Berenice Assumpção Kikuchi, foi inaugurada nesta terça-feira (17) no Espaço Expositivo Unidade CBI, localizado no centro de São Paulo. A mostra segue aberta para visitação até o dia 15 de dezembro deste ano.
Imagens da exposição "Anemia Falciforme". Foto: Marcio de Oliveira
Doutora em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e especialista em anemia falciforme pela Universidade da Jamaica, Berenice começou a se interessar pelas artes plásticas após perceber que as anotações que fazia para entender o funcionamento das células enquanto estudava sobre a doença poderiam ter um caráter artístico.
“Eu trabalho há muitos anos como pesquisadora da anemia falciforme e ficava imaginando como era o movimento dessas células, como seria uma hemoglobina mudando de posição; comecei a rabiscar e percebi que formavam umas imagens interessantes”, relembra Berenice.
Berenice Assumpção Kikuchi, associada artista plástica; Maria Edna Silva Roza, coordenadora de Educação e Cultura da AFPESP. Foto: Marcio de Oliveira
Sua primeira exposição foi em 2016, em Campo Grande, onde teve um retorno positivo — o que a encorajou a seguir com os desenhos. Há um ano e meio começou a fazer aulas para aprender a parte técnica e aprimorar o que já faz de maneira intuitiva.
Para a exposição recém-inaugurada, a associada uniu o seu conhecimento na área, o trabalho de conscientização sobre a doença e a luta por melhorias na saúde de toda a população, especialmente a das pessoas negras e periféricas, e criou obras que contam a história da anemia falciforme desde os primeiros registros até o cenário atual.
Espaço Expositivo Unidade CBI. Foto: Marcio de Oliveira
“Como narrativa tentei recuperar a história do gene, que é milenar, e com isso mostrar a trajetória da população negra desde o período no continente africano, quando foram retirados de forma compulsória. Cada tela ajuda a contar essa história até chegarmos aos movimentos sociais aqui no Brasil e a inclusão da doença [anemia falciforme] no teste do pezinho”, explicou Berenice.
Espaço Expositivo Unidade CBI
Inaugurado em julho de 2023 com a exposição “Reminiscência”, da artista plástica e coordenadora Social da AFPESP, Elvira Stippe Bastos, o espaço foi projetado para expor trabalhos de associados e dependentes artistas plásticos.
A curadoria e o calendário das exposições são organizadas pela Coordenadoria de Educação e Cultura. Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (11) 3293–9584 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço
Exposição Anemia Falciforme
Espaço Expositivo Unidade CBI
De 17 de outubro a 15 de dezembro de 2023
Das 8h30 às 16h30
Endereço: rua Formosa, 367, 16º andar – Vale do Anhangabaú – São Paulo/SP
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel.: (11) 3293-9584