Homenageados discursam em cerimônia realizada na Sede Social
Por Andréa Ascenção
Dois novos retratos passaram a integrar a Galeria de Presidentes da AFPESP no dia 31 de julho. Um do ex-presidente Álvaro Gradim (2019 - 2021) e outro do presidente reeleito Artur Marques (2022 - 2024 e 2025 - 2027).
Após discurso da diretora Econômico-financeira, Lizabete Machado Ballesteros, em homenagem a Álvaro Gradim, o ex-presidente agradeceu: “É um orgulho imenso para mim e para a minha família ter meu nome e minha fotografia na Galeria”.
Já o discurso em homenagem ao atual presidente da AFPESP foi proferido por Antonio Luiz Pires Neto, 1º vice-presidente da Diretoria Executiva.
Da esquerda para a direita: Álvaro Gradim (ex-presidente) e Artur Marques (atual presidente). Foto: Elisa Izumi Torres
“Os retratos que aqui encontramos trazem em si honorabilidade, direção, devoção, dedicação, fidelidade às instituições e bons exemplos. Sempre que por aqui passo e contemplo estes quadros recordo-me daqueles que conheci e das suas trajetórias”, pronunciou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Antonieta Marques da Silva (esposa de Artur Marques), Artur Marques (atual presidente), Álvaro Gradim (ex-presidente) e Nedda Gradim (esposa de Álvaro Gradim). Foto: Elisa Izumi Torres
Dentre os conselheiros, coordenadores e convidados para a cerimônia de descerramento de quadros estiveram presentes: Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo), Dalmar Cassapula (presidente do Conselho Fiscal), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da Diretoria Executiva), Gilmar Belluzzo Bolognani (2º vice-presidente da Diretoria Executiva), Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira), Fátima Aparecida Carneiro (2ª tesoureira) e Antônio Carlos Duarte Moreira (conselheiros vitalício e ex-presidente da Diretoria Executiva).
Galeria de Presidentes
A Galeria de Presidentes da AFPESP está localizada no saguão da Sede Social, onde todos os visitantes podem conferir quadros dos presidentes da Diretoria Executiva, desde o primeiro: Victor José de Carvalho (1931 - 1934), Pedro Theodoro da Cunha (1935 – 1939), José Bento de Mello Monteiro (1940 - 1943), Antonio de Azevedo Marques (1944 - 1947), Silvano Wendel (1948 - 1949), José de Araújo Luso Júnior (1950 - 1979), Wilson Ribeiro (1979 - 1998), Nicolau Antonio Torloni (1998 - 2000), Antonio Tuccilio (2001 - 2006), Antonio Luiz Ribeiro Machado (2007 - 2012), Antônio Carlos Duarte Moreira (2013 – 2018), Álvaro Gradim (2019 - 2021), Artur Marques (2022 - 2024).
Galeria de Presidentes da AFPESP. Foto: Elisa Izumi Torres
Retratos
O pintor retratista paulistano Leandro Melo, 46 anos, assina os quadros. Ele é autodidata e especialista em técnicas de pintura com profundidade. Por volta dos 14 anos fez um retrato a lápis, “tirado de uma revista”. Com o passar dos anos, aprendeu diversos estilos de pintura, mas sempre se voltou para a pintura a óleo e às técnicas figurativa e surrealista nas quais desenvolveu métodos com misturas de tintas e pintura clássica.
Para os retratos de Artur Marques e Álvaro Gradim, Leandro Melo utilizou a técnica óleo sobre tela. “Uma curiosidade é que a pintura foi elaborada em algumas etapas, passando pelo desenho, a composição da pintura e a preparação correta da tela, incluindo o tecido que compõe a pintura, até a escolha dos tons e tintas. Outra curiosidade é que algumas cores da tinta a óleo demoram mais para secar. Por exemplo, a tinta branca leva de sete a 10 dias, uma cor vermelha específica demora de 10 a 15 dias para secar, cores no tom marrom levam apenas um dia”, revelou o pintor.
Da esquerda para a direita: retratos de Álvaro Gradim e Artur Marques; assinados por Leandro Melo. Foto: Elisa Izumi Torres