Referência em direito digital, magistrado é especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); assista à palestra sobre segurança da informação
Por Redação
Desde o ano passado, quando publicou a sua própria Política de Privacidade, a AFPESP desenvolve ações de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É premissa da entidade conferir segurança e boas práticas ao tratamento de informações pessoais dos milhares de associados.
Foi com esse objetivo que, em maio, a associação reuniu lideranças da Sede Social e prédios anexos, unidades regionais e de lazer em uma palestra sobre a legislação vigente. O evento foi conduzido pelo juiz de direito Fernando Antonio Tasso, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
Juiz Fernando Tasso/Foto: Elisa Izumi
Tasso é especialista em LGPD no setor público. Integrou a comissão para aplicação da lei no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coordenou o Comitê Gestor de Proteção de Dados do TJ-SP, em 2019, e o órgão Encarregado pelo Tratamento de Dados do Poder Judiciário de São Paulo, entre 2020 e 2021.
“A AFPESP compartilha, com o Tribunal de Justiça de São Paulo, o atributo da grandeza. É a maior associação da América Latina, com 240 mil associados, e isso é uma responsabilidade enorme, que não seria exercida sem o vetor da proteção de dados pessoais”, afirmou, ao iniciar a palestra, disponível abaixo.
O TJ-SP foi representado ainda pelo corregedor geral da Justiça, Fernando Antonio Torres Garcia, na condição de convidado de honra.
O presidente da AFPESP, Artur Marques, sentiu-se orgulhoso por ter a contribuição de dois nomes respeitáveis do Judiciário no processo de conscientização dos colaboradores sobre a LGPD.
Integrantes da mesa/Foto: Elisa Izumi
Também participaram da mesa o presidente do Conselho Fiscal e coordenador do Comitê Multidisciplinar de Privacidade da associação, Antonio de Jesus da Silva; e a encarregada de dados (DPO) da entidade, Graziele Segantini Lopes.
Acessibilidade
O evento teve tradução simultânea em libras, resultado de parceria entre a AFPESP e o TJ-SP. A iniciativa buscou democratizar o acesso a conteúdo fidedigno sobre a LGPD, com participação de intérpretes de sinais do tribunal. O vídeo está disponível no canal do YouTube da associação.
Assista à palestra na íntegra