Imprimir

Plataforma de pesca da UL Areado recebe placa “in memoriam” de conselheiro

Acontece na AFPESP
06 Junho 2024
23 Julho 2024

Falecido em outubro passado, Danglares Junta cumpria o mandato de conselheiro eleito pelo período de 2019 a 2024 e foi lembrado por sua paixão pela pesca

Por Andréa Ascenção

Em uma placa, localizada nos arredores da Unidade de Lazer AFPESP Areado, lê-se: “Plataforma de pesca Danglares Junta”, uma homenagem póstuma ao conselheiro da AFPESP que ficou conhecido por seu passatempo favorito.

0606 Imagem interna Danglares AreadoDanglares Junta durante pescaria. Foto: Arquivo pessoal

Danglares Junta faleceu aos 72 anos, no dia 3 de outubro de 2023. Na carreira pública atuou na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, aposentando-se como diretor de divisão. Já na AFPESP integrou a Comissão de Economia e Finanças do Conselho Deliberativo em 2012, depois foi eleito e reeleito 2º tesoureiro da Diretoria Executiva para as gestões de 2013 a 2018. Por último, cumpria o mandato de conselheiro para o período de 2019 a 2024.

Plataforma de pesca

Aberta ao público no dia 27 de dezembro de 2023, a plataforma de pesca é uma construção flutuante, que se adapta à profundidade da represa de Furnas (ou Lago de Furnas), um dos principais pontos turísticos e econômicos de Minas Gerais. Já a placa que traz a homenagem ao conselheiro e pescador veio depois, no dia 25 de maio de 2024.

“Na primeira vez que estive aqui percebi que Furnas estava bem cheio e encobria a antiga plataforma. Logo em seguida, encontrei com o Danglares. Ele começou a dar orientações e nós conseguimos realizar o sonho que era dele, de termos uma plataforma que fosse segura”, discursou Artur Marques, presidente da AFPESP, durante evento de descerramento da placa.

0606 Imagem interna plataforma AreadoPlataforma de pesca Danglares Junta. Foto: Elisa Izumi Torres

O ato solene reuniu conselheiros da AFPESP; além de familiares de Danglares Junta. Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, também se pronunciou: “Eu conheci o Danglares no dia em que ele tomou posse no Conselho Deliberativo, em 2010. Me recordo bem que me aproximei dele, me apresentei, sentimos uma empatia de imediato e passamos aquela reunião toda juntos. Existem alguns momentos na nossa vida em que sentimentos contrastantes parecem que se interpõem, sentimentos até antagônicos, como a alegria e a tristeza. Esse parece ser um desses momentos. É um momento de tristeza porque nós sentimos a ausência do nosso companheiro Danglares. Há também um misto de alegria pelo fato de nós podermos reunir aqui seus amigos e familiares”.

Quem também fez questão de reviver momentos importantes na trajetória de Danglares Junta foi o presidente do Conselho Fiscal, William Marinho de Faria: “Ele conquistou a função de tesoureiro da Diretoria Executiva por ter trazido para dentro do Conselho Deliberativo notícias e informações relevantes. Ele gostava demais da unidade de Areado. Era pescador esportivo, devolvia o peixe ao seu habitat. Então, acabou fomentando esse trabalho”.

0606 Imagem interna placa AreadoDa esquerda para a direita: Lucas Leandro Junta (filho de Danglares Junta), Artur Marques (presidente da AFPESP), William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal), Denise Leandro Junta (viúva de Danglares Junta), Douglas Ávila Moreira (prefeito de Areado), Antônio Borges Camargos (vice-prefeito) e Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo). Foto: Elisa Izumi Torres  

Diante de tantas recordações, Denise Leandro Junta percorreu com os dedos o nome do falecido esposo gravado na placa da plataforma de pesca e agradeceu a todos: “É difícil encontrar palavras nesse momento, a não ser nosso muito obrigada por essa linda homenagem. É uma surpresa muito grande saber que ele era tão querido, tinha tanto respeito e consideração de todos. Muito obrigada mesmo”.

0606 Imagem interna familia AreadoDa esquerda para a direita, os familiares de Danglares Junta: Lucas Leandro Junta (filho), Denise Leandro Junta (viúva), Bianca Figueiredo Junta (neta) e Ana Carolina Figueiredo Junta (nora). Foto: Elisa Izumi Torres

A convivência com Danglares Junta

Para o conselheiro da AFPESP Mário Miyahara a escolha do nome de Danglares Junta foi certeira, “tendo em vista que o homenageado era um amante da pesca”. Ambos, residentes de Ribeirão Preto, firmaram amizade com a convivência nas unidades da AFPESP. “Sempre sentávamos juntos após as reuniões mensais que temos na Sede Social. Pescamos no Guarujá. Ele era um cara que sempre queria levar a vara de pesca dele. Pescamos muito em Serra Negra. Era aquela farra, aquela alegria, porque ele estava fazendo aquilo que gostava. Sinto muita saudade dele. Hoje, encontramos com a esposa dele e com o filho, então, o coração bate com mais alegria, de rever alguém da família dele. Até agora eu não acredito que ele tenha falecido”.

O conselheiro vitalício Adevilson Custódio e sua esposa, Sueli Scarpa Custódio, construíram uma irmandade com o casal Danglares e Denise. “Com o passar dos anos nosso carinho, atenção e preocupação uns com os outros foram aumentando. Conversávamos sempre, trocávamos ideias sobre assuntos de família e da AFPESP. Tem uma passagem engraçada porque eu não tenho o hábito de pescar. Quando a gente marcou de ir passear em Ibirá e a Denise falou: ‘ah, o Dan, que é como a gente chamava ele – não está com vontade’, eu disse: ‘Dan, se você for, eu vou com você lá na fazenda pescar’. Aí foi só risada. E passamos três, quatro dias maravilhosos. Isso foi em 2022”, recordou Adevilson.

0606 Imagem interna conselheiros AreadoMembros dos órgãos diretivos e conselheiros da AFPESP, familiares e autoridades de Areado marcam presença no descerramento de placa na UL Areado. Foto: Elisa Izumi Torres

Também estiveram presentes no descerramento da placa da plataforma de pesca:

- Familiares de Danglares Junta: Lucas Leandro Junta (filho), Ana Carolina Figueiredo Junta (nora) e Bianca Figueiredo Junta (neta);

- Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva) e os conselheiros: Benedito Vicente da Cunha, Edison Pinceli, Yassuo Suguimoto, Ana Paula Carlos Simões Guerra, Deocacir Menezes, Edson Toshio Kubo, Fernando Jose Zanetto Tamburo, Jose Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Mario Miyahara, Meire Eveli Tamen, Reinaldo Musetti, Rita de Cássia Silva, Dalmar Cassapula.

- Autoridades do município de Areado: Douglas Ávila Moreira (prefeito) e Antônio Borges Camargos (vice-prefeito).

“A Unidade de Lazer da AFPESP Areado ajuda no progresso e desenvolvimento do município há muitos anos, desde quando ela foi inaugurada, e a plataforma agrega. Tenho certeza que por causa dela a unidade receberá associados que gostam da pescaria. Isso para o município é importantíssimo. Hoje, a nossa administração tem um enfoque diferenciado no turismo e receber os paulistas aqui é motivo de muita alegria e honra”, disse o prefeito de Areado, Douglas Ávila Moreira.

Licença ambiental para pescaria

Operando com licença ambiental concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), a estrutura está à disposição tanto de praticantes da pesca esportiva, quanto àqueles que desejarem levar os peixes para casa. A este grupo, a UL disponibiliza um freezer destinado exclusivamente para o armazenamento da pesca, assegurando maior conforto e higiene durante a estadia.

Os pescadores poderão encontrar diversas espécies, como tilápias, mandis, lambaris e tucunarés, entre outros peixes típicos da região do Lago de Furnas. É importante advertir que a unidade de lazer não dispõe de instalações para cozimento dos peixes pelos associados e que também não os recebe ou prepara em seu restaurante.

Vale ressaltar ainda que é necessário que os interessados levem os próprios materiais de pescaria, uma vez que a UL não os fornece no decorrer da hospedagem. Aqueles que não estiverem com seus utensílios podem recorrer a comércios localizados no centro da cidade de Areado que disponibilizam varas, iscas, anzóis e linhas, por exemplo.

Compartilhar
Imprimir