Presidente da AFPESP e gerente da Coordenadoria de Educação e Cultura participaram de reunião sobre acervo da Revolução Constitucionalista de 1932
Por Redação
O prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, visitou a Galeria Jorge Mancini, espaço da AFPESP dedicado à memória da Revolução Constitucionalista de 32, nesta última quinta-feira (3) e foi recebido pelo presidente da associação, Artur Marques, e pelo gerente da Coordenadoria de Educação e Cultura da entidade, Hosaná Dantas.
Na conversa, Mattar falou sobre a construção de um museu em seu município que deverá abrigar um acervo relacionado à Revolução Constitucionalista — importante fato histórico que teve alguns desdobramentos em Igarapava.
O projeto ainda em fase embrionária, deverá ser apresentado, futuramente, pelo prefeito, à Diretoria Executiva da AFPESP com o intuito de firmar parceria para utilização de parte do acervo em posse da associação.
Hosaná Dantas (gerente da Coordenadoria de Educação e Cultura), Artur Marques (presidente da AFPESP) e José Ricardo Rodrigues Mattar (prefeito de Igarapava). Foto: Elisa Izumi Torres
Sobre a Galeria Jorge Mancini
Mantido pela Coordenadoria de Educação e Cultura, o acervo reúne itens da batalha contra a ditadura de Getúlio Vargas, em 1932. Documentos, objetos de artilharia e outras peças compõem a exposição permanente, que leva o nome do fundador e presidente da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo.
Jorge Mancini e cinco irmãos alistaram-se voluntariamente no Exército Constitucionalista. Depois do movimento, na década de 1990, ele doou a maioria das peças históricas à AFPESP, à qual se associou em 1948. “Assim ajo para perpetuar o ideal democrático que inspirou a Ação de 32”, disse, na ocasião.