Encontro tratou da suspensão do atendimento pela Santa Casa do município, dificuldades para realização de exames e outros problemas
Por Redação
A unidade regional da AFPESP em Franca sediou, em 30 de agosto, uma reunião com o presidente da CCM-Iamspe (Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), José Luís Moreno, entidades de servidores públicos e associados.
O encontro foi organizado pelo coordenador de Associativismo, Paulo César Corrêa Borges. Compareceram a coordenadora da CCM no interior, Marlene Aparecida Octaviano Camilo, o diretor do Ceama (Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial) de Franca, Lázaro Mila, e a conselheira Zilda Maria Mendes Falqueto.
Participantes da reunião — Foto: Erika Paulino Racero
A pauta tratou da suspensão do atendimento pela Santa Casa de Franca, que não assinou novo contrato. Além disso, a atual superintendência do Iamspe retirou procedimentos oncológicos da programação orçamentária, em novo edital, o que prejudica cerca de 24 mil pessoas da região, sobretudo usuários que estão em tratamento.
Outro problema discutido foi a falta de médicos credenciados na cidade em diversas especialidades. No caso de neurologia, há apenas uma profissional, cujo agendamento leva mais de dois meses. Servidores também relatam dificuldades para realização de exames na Santa Casa e laboratórios credenciados.
Componentes da mesa e participantes da reunião — Foto: Erika Paulino Racero
O presidente da CCM-Iamspe apresentou aos participantes um modelo de “carta de solicitações”, documento que pretende melhorar marcação de exames e consultas. “Se algum médico credenciado recusar o atendimento, deve ser preenchida a carta e repassada à coordenadora da CCM no interior.”
Usuários que tiverem atendimentos recusados também podem fazer registro de ocorrência policial.
Ao final da reunião, foi formada uma comissão para tratativas de recusas de atendimento, inclusive com o Ministério Público, como ocorre em outros locais do estado de São Paulo.