Imprimir

Proposta de reforma estatutária visa fortalecer atuação da ALCA

Acontece na AFPESP
17 Abril 2023
17 Abril 2023

Adesão a sorteio de acadêmicos para apresentações durante reuniões bimestrais complementa incentivo à academia

Por Andréa Ascenção

Na última quinta-feira (13), o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA), da AFPESP, Aclibes Burgarelli, apresentou minuta com proposta de reforma estatutária a fim de incentivar e valorizar o trabalho dos integrantes da ALCA e fortalecer a instituição cultural.

A principal mudança contemplada na minuta propõe que os acadêmicos titulares compareçam, no mínimo, em quatro das assembleias gerais ou reuniões da academia por ano. Caso contrário, passarão à categoria de acadêmicos honorários e as cadeiras que ocupavam serão abertas para concurso. Dessa maneira, a academia manterá seus membros titulares sempre ativos.

Os acadêmicos terão 15 dias corridos para manifestar internamente suas considerações a respeito da proposta de reforma estatutária, que, posteriormente, será votada.  

0417 Imagem interna Reuniao ALCA abrilDa esquerda à direita: Elvira Stippe Bastos (2ª vice-presidente da ALCA); Antônio Carlos Duarte Moreira (ex-presidente da AFPESP e ocupante da cadeira nº 3 de Letras da ALCA); Aclibes Burgarelli (presidente da ALCA); Janethe Akiko Nakamura Monteiro (1ª secretária da ALCA) e Ary Domingos do Amaral (1º vice-presidente da ALCA). Foto: Elisa Izumi Torres.

Novidade

Durante a 90ª reunião ordinária da ALCA, o presidente da ALCA sorteou três acadêmicos para que na próxima reunião, em junho, possam fazer apresentações de até 15 minutos sobre os seus patronos. A novidade introduz dinâmica às reuniões ao estimular que os acadêmicos disseminem informações, releituras ou homenagens a respeito dos patronos.

Os sorteados desta vez para foram: Sueli Maria Ferreira Canfora (Letras), Eliana Jesus de Lima Santos (Artes) e Paulo César Corrêa Borges (Ciências). A cada reunião, outros três acadêmicos serão sorteados.

Incentivo

Ainda com o intuito de valorizar a produção da ALCA, Burgarelli parabenizou os acadêmicos que entre março e abril contribuíram com suas respectivas áreas de atuação: Sueli Maria Ferreira Canfora (cadeira nº 5 de Letras) recebeu congratulações da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes por sua recente posse na ALCA; Vitória Oliva Perricci (cadeira nº 8 de Artes) participou da abertura da exposição “Cuiabá 153 e Portões que Falam” – em cartaz até o dia 28 de abril no Paço Municipal de Santo André, localizado na Praça IV Centenário, s/nº –; Rosemeire Aparecida Trebi Curilla (cadeira nº 19 de Letras) participou de bate-papo, ao vivo, na Rádio Universitária de São Carlos sobre a importância da mulher na literatura; Duxtei Vinhas Itavo (cadeira nº 12 de Artes) foi entrevistada no programa "Que papo é esse”, da Tv Gazeta; Antonietta Tordino (cadeira nº 10 de Artes) recebeu o “Diploma Princesa Isabel”, uma homenagem da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo e Hebe Canuto da Boa Viagem de Andrade Costa (cadeira nº 9 de Letras) lançará o livro “Hebe a mais ousada das ousadas” em evento fechado.

“A academia está lá, sendo representada”, afirmou Burgarelli ao mencionar a atuação de cada um dos acadêmicos.

Compartilhar
Imprimir