Saiba como usar o serviço gratuito do Banco Central contra crimes financeiros
Por Redação
Desde o lançamento da ferramenta BC Protege+, no dia 1º de dezembro de 2025, o Banco Central (BC) barrou 111 mil tentativas de abertura de contas por golpistas. Isso foi possível devido à adesão da ferramenta por mais de 545 mil usuários até a tarde desta terça-feira (6).
Em média, a cada minuto ocorrem 11 tentativas de fraudes envolvendo biometria e documento no Brasil, segundo a Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O BC Protege+ foi criado para mudar esse cenário.
Quem pode usar o BC Protege+?
O serviço permite que pessoas (CPF) e empresas (CNPJ) comuniquem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de novas contas corrente, poupança e de pagamento pré-pagas. Além disso, impede a inclusão de seus nomes como titulares ou representantes nesses tipos de contas bancárias.
Como ativar essa camada extra de proteção?
Pessoas físicas precisam ter uma Conta Gov.br aberta dos níveis prata ou ouro, e estar com a verificação em duas etapas habilitada.
1º) Acesse o site “Meu BC": https://www.bcb.gov.br/meubc;
2º) Clique em “Fazer Login” e insira seu CPF e sua senha Gov.br;
3º) No seu primeiro acesso, o sistema vai pedir para que você autorize o compartilhamento de algumas informações com o BC. Clique em “Autorizar";
4º) Na área logada do Meu BC, clique em “BC Protege+”, que aparece no menu do canto esquerdo da tela;
5º) Depois, basta arrastar o botão para a direita para ativar a proteção. O sistema vai perguntar se você deseja ativar a proteção. Basta clicar em “Sim”.
Ao ativar a proteção, seu CPF entra automaticamente no banco de dados do sistema e sempre que alguém tentar abrir uma conta em seu nome, a instituição financeira consultará esse banco de dados e bloqueará a tentativa de abertura.
Você pode desativar a proteção quando quiser, diretamente pela plataforma Meu BC, seguindo o mesmo caminho que usou para ativar o bloqueio.
Na área “Histórico de Consultas”, você poderá visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF e o motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante).
Menores de 18 anos também podem usar o BC Protege+. Basta que o responsável legal pela criança ou adolescente crie uma conta Gov.br e garanta que o nível de segurança dessa conta seja ouro ou prata. Depois, basta ativar a proteção no site Meu BC, do Banco Central.
Em caso de dúvidas, consulte o passo a passo.
Fontes: BC, Blog do Nubank.