Imprimir

Governo de SP anuncia medidas de segurança e contratação de psicólogos em escolas estaduais

Educação
13 Abril 2023

Serão admitidos mil agentes de segurança que atuarão desarmados, além de 550 profissionais para atendimento à saúde mental dos alunos

Por Redação

Nesta quinta-feira (13), o Governo de São Paulo junto às secretarias estaduais de Educação e Segurança anunciaram um pacote de medidas para reforçar a segurança escolar e o atendimento psicológico a alunos da rede estadual de ensino. O projeto foi criado em resposta ao aumento de ataques e ameaças nas escolas paulistas.

Além disso, a administração estadual prevê a ampliação do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), no qual 5 mil professores, um por escola, terão jornada de 10 horas semanais exclusivas para trabalharem em ações de acolhimento e atendimento à saúde mental dos alunos em suas escolas.

O anúncio das medidas foi confirmado durante visita realizada na Escola Estadual Thomazia Montoro, localizada na zona oeste da capital, onde uma professora foi assassinada e outras quatro pessoas ficaram feridas vítimas de ataque efetivado por um adolescente de 13 anos. As aulas foram retomadas na unidade na última segunda-feira (11).

0413 Imagem interna medidas escolas sp2Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e secretários participam de visita à Escola Estadual Thomazia Montoro. Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP.

Junto aos secretários de estado da Educação, Renato Feder, e de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que o estado fará a contratação de 550 psicólogos para o programa Psicólogos na Educação e mil seguranças privados para atuarem nas escolas estaduais.

Segundo ele, os agentes de segurança vão trabalhar desarmados e serão alocados em regiões de maior vulnerabilidade social, a serem definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), junto a equipe do Conviva SP. Para estas contratações, serão investidos cerca de R$ 60 milhões.

Já para o processo de admissão de psicólogos, o governo do estado prevê prazo de 180 dias, com investimento total de R$56 milhões. Os profissionais, que já realizavam atendimento em formato remoto, passarão a atender presencialmente, cada um em até dez escolas por semana.

O Executivo prevê ainda o aumento do policiamento nos entornos das escolas, com a ampliação do programa Ronda Escolar, que, atualmente, conta com cerca de 600 oficiais. Também está sendo analisada a possibilidade da colocação, permanente, de pelo menos um policial em cada escola.

0413 Imagem interna medidas escolas spSala de aula da Escola Estadual Thomazia Montoro foi reformada após ataque realizado por adolescente de 13 anos. Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP.

Compartilhar
Imprimir