Levantamento realizado por consultoria britânica qualificou as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo com no máximo cinco décadas de existência; outras duas brasileiras aparecem na lista
Por Redação
A Universidade Estadual Paulista (Unesp), centro de excelência em ensino superior no estado de São Paulo, foi a universidade brasileira melhor avaliada no Young University Rankings 2023, levantamento que qualifica as 500 melhores instituições de ensino do mundo com no máximo cinquenta anos de existência.
Realizado e publicado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking estabeleceu a Unesp na faixa entre a 301ª e 350ª posição. Além dela, outras duas universidades brasileiras entraram na lista: a Universidade de Fortaleza (Unifor), como segunda melhor avaliada, seguida da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Entre as melhores colocadas do mundo, estão a Nanyang Technological University, de Singapura, na primeira posição, seguida pela Hong Kong University of Science and Technology, de Hong Kong. A Université Paris Sciences & Lettres, da França, completa o pódio na terceira colocação.
Para a realização do levantamento, o THE estabeleceu notas para cada universidade nos seguintes indicadores: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (volume e reputação), citações (influência das pesquisas), perspectiva internacional (professores, estudantes e pesquisa) e recursos da indústria (transferência de conhecimento).
Além disso, a consultoria só considerou universidades que, obrigatoriamente, têm alunos de graduação matriculados e que publicaram mais de mil artigos científicos entre 2017 e 2021. Foram excluídas as instituições de ensino que tem mais de 80% de suas publicações em apenas uma disciplina.
Confira o resultado completo do Young University Rankings 2023.
Campus da Universidade Estadual Paulista em Registro. Foto: Jornal da Unesp.