Imprimir

UNESP é avaliada como melhor universidade do Brasil com menos de 50 anos

Educação
11 Julho 2023
11 Julho 2023

Levantamento realizado por consultoria britânica qualificou as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo com no máximo cinco décadas de existência; outras duas brasileiras aparecem na lista

Por Redação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), centro de excelência em ensino superior no estado de São Paulo, foi a universidade brasileira melhor avaliada no Young University Rankings 2023, levantamento que qualifica as 500 melhores instituições de ensino do mundo com no máximo cinquenta anos de existência.

Realizado e publicado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking estabeleceu a Unesp na faixa entre a 301ª e 350ª posição. Além dela, outras duas universidades brasileiras entraram na lista: a Universidade de Fortaleza (Unifor), como segunda melhor avaliada, seguida da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Entre as melhores colocadas do mundo, estão a Nanyang Technological University, de Singapura, na primeira posição, seguida pela Hong Kong University of Science and Technology, de Hong Kong. A Université Paris Sciences & Lettres, da França, completa o pódio na terceira colocação.

Para a realização do levantamento, o THE estabeleceu notas para cada universidade nos seguintes indicadores: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (volume e reputação), citações (influência das pesquisas), perspectiva internacional (professores, estudantes e pesquisa) e recursos da indústria (transferência de conhecimento). 

Além disso, a consultoria só considerou universidades que, obrigatoriamente, têm alunos de graduação matriculados e que publicaram mais de mil artigos científicos entre 2017 e 2021. Foram excluídas as instituições de ensino que tem mais de 80% de suas publicações em apenas uma disciplina.

Confira o resultado completo do Young University Rankings 2023.

0711 Imagem interna UNESP rankingCampus da Universidade Estadual Paulista em Registro. Foto: Jornal da Unesp.

Compartilhar
Imprimir