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Universidade de São Paulo abre inscrições para 25º Encontro USP Escola

Educação
14 Novembro 2024

Evento gratuito de formação continuada de professores de educação básica acontece em janeiro de 2025

Por Redação

Estão abertas, até 5 de dezembro, as inscrições para o 25º Encontro USP Escola. Organizado em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (Apep), a edição de 2025 oferece mais de 80 possibilidades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada.

Realizado há 13 anos, o projeto de extensão universitária já atendeu mais de 12 mil professores, promovendo a troca de experiências entre os docentes da universidade e da educação básica a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.

O coordenador do evento e docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Eduardo Donizeti Girotto, em entrevista ao Jornal da USP, falou sobre a importância do evento: “É uma oportunidade ímpar para que estes professores entrem em contato com o que há de mais inovador nas pesquisas em educação, em diferentes temas e áreas do conhecimento.”

Sobre o 25º Encontro USP Escola

Para 2025, o projeto oferece duas opções de cursos: difusão e atualização. O intuito é abranger professores e também alunos de graduação em licenciaturas.

Os encontros serão realizados entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2025, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e no Instituto de Química (IQ), com opção de cursos de atualização de 30 horas (validados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), rodas de conversas, palestras, oficinas e mesas de debates.

As inscrições para os cursos de atualização devem ser feitas pelo sistema Apolo da USP até o dia 5 de dezembro. As inscrições para a modalidade difusão serão divulgadas posteriormente.

Confira alguns dos temas com inscrições abertas:

  • Como ser um educador antirracista;
  • Ensinar e aprender com acervos de museus;
  • Física quântica em experimentos e conceitos;
  • Ensino de histórias e culturas indígenas;
  • Práticas e abordagens do lúdico para o ensino de matemática;
  • Processos criativos e experiências perceptivas em ciências;
  • Videogames e ensino de História;
  • Jogos tradicionais africanos: caminho possível para pensar a história e a cultura africana.

O cronograma com as datas, horários e locais dos encontros está disponível no site do evento.

 

Fonte: Jornal da USP

 

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