Imprimir

USP oferece novos minicursos gratuitos para professores

Educação
23 Novembro 2021
23 Novembro 2021

Aulas serão ministradas nesta terça e quinta no canal do YouTube

Por Redação

Dois novos minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP serão apresentados esta semana. Hoje, dia 23, o tema será Livros que Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério, ministrado pela professora Vivian Batista da Silva. E na quinta-feira, dia 25, as professoras Carlota Boto e Carolina Mostaro falam sobre Leituras de Formação: Biblioteca de Professores.

As transmissões serão sempre às 19h, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no YouTube, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição.

Confira as ementas dos cursos:

23/11 - Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério 

O minicurso intitulado Livros que Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério atenta para um tipo específico de leituras entre os professores, feitas nas aulas de pedagogia, didática, metodologia e prática de ensino. Percorrendo alguns títulos escritos desde 1870, será possível dar visibilidade aos saberes, valores e fazeres “ideais” do magistério sugeridas em “metáforas”. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

25/11 - Leituras de Formação: Biblioteca de Professores 

O minicurso intitulado Leituras de Formação: Biblioteca de Professores será centrado na reflexão sobre o significado da leitura em bibliotecas. A partir dessa temática, abordará a construção social da acepção de biblioteca de professores. Em seguida, trabalhará a biblioteca Paulo Bourroul, à luz de sua história e dos conteúdos pedagógicos de seu acervo. Sendo assim, trata-se de problematizar o debate sobre a história do livro e da leitura, estabelecendo um diálogo com a metodologia da pesquisa em história da educação.

Para conferir mais informações sobre os cursos e o calendário previsto até o fim do ano, acesse aqui.

 

Fonte: Jornal da USP

Compartilhar
Imprimir