Imprimir

Presidente da AFPESP participa da inauguração do Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado

Geral
27 Setembro 2023
16 Outubro 2023

Nova instalação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) ficará responsável por unificar os Juizados Especiais de todas as comarcas do TJSP no interior e capital de São Paulo

Por Redação

O presidente da AFPESP, Artur Marques, esteve presente no evento de inauguração da sede do Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado, realizado no dia 11 de setembro. A nova instalação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) foi oficialmente aberta no Fórum João Mendes Júnior e Fórum Hely Lopes Meirelles, localizados no centro da cidade de São Paulo.

A solenidade ocorreu no Fórum João Mendes Júnior e foi comandada pelo presidente do TJSP, o desembargador Ricardo Mair Anafe. Participaram do evento representantes de entidades públicas, juízes, desembargadores e autoridades, a exemplo do presidente do novo Colégio Recursal, juiz Carlos Eduardo Borges Fantacin, e do secretário da Justiça e Cidadania do estado, Fabio Prieto, que compareceu em nome do governador Tarcísio de Freitas.

Também estiveram presentes o conselheiro da AFPESP, Luis Gustavo da Silva Pires; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); e o promotor de Justiça Fernando Pereira da Silva, que representou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo.

“Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão ao TJSP por estender o convite para que eu participasse desta cerimônia. É uma grande honra representar a AFPESP neste momento tão significativo para o sistema judiciário em nosso estado. A criação deste Colégio Recursal significa um passo importante em direção a uma Justiça mais ágil e acessível para todos os cidadãos”, ressaltou Artur Marques.

0927 Imagem interna Colegio Recursal dos Juizados Especiais 2Da esquerda à direita: desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); Artur Marques, presidente da AFPESP, e a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Foto: Elisa Izumi Torres.

0927 Imagem interna Colegio Recursal dos Juizados Especiais 1Da esquerda à direita: juiz Eduardo Cordeiro Rocha; Artur Marques, presidente da AFPESP; Valéria Coelho Benfica Pires e seu marido Luis Gustavo da Silva Pires, conselheiro da AFPESP. Foto: Elisa Izumi Torres.

Sobre o Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado de São Paulo

Instituído após a Resolução nº 896/2023 do TJSP, o Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado de São Paulo ficará responsável por unificar os Juizados Especiais Cíveis, Criminais e de Fazenda Pública de todas as comarcas do TJSP no interior e capital de São Paulo. Isso significa que o número de Turmas Recursais do TJSP será reduzido significativamente.

Entre suas atribuições, o “Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado de São Paulo é competente para julgamento dos recursos, habeas corpus, revisões criminais, mandados de segurança, bem como outras ações que a lei lhe atribuir competência, relativos às decisões proferidas nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e de Fazenda Pública de todas as Comarcas do Estado”, como determina o art. 1º, caput e parágrafo único, da Resolução nº 896/2023 do TJSP.

Com a mudança, as atuais Turmas Recursais mantêm sua competência para julgar os processos que foram distribuídos antes da instalação do Colégio Recursal. No entanto, a partir de agora, os novos recursos serão transmitidos para esta nova unidade, aprimorando a eficiência e segurança do sistema de justiça e trazendo uniformidade entre as decisões.

Após a inauguração do Colégio Recursal, o Fórum João Mendes Júnior passou a abrigar o cartório da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), além de 24 gabinetes judiciais (três criminais e 21 cíveis) e quatro salas de audiência (sendo uma para processos criminais e três cíveis). Paralelamente, o prédio do Fórum Hely Lopes Meirelles, recebeu 24 gabinetes da Fazenda Pública e três salas de sessão de julgamento.

0927 Imagem interna Colegio Recursal dos Juizados Especiais 3Desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Artur Marques, presidente da AFPESP, em solenidade de inauguração da sede do Colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado. Foto: Elisa Izumi Torres.

0927 Imagem interna Colegio Recursal dos Juizados Especiais 4Artur Marques, presidente da AFPESP, junto ao promotor de Justiça Fernando Pereira da Silva, representante do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo. Foto: Elisa Izumi Torres.

Compartilhar
Imprimir