Imprimir

AFPESP se despede da acadêmica que ficou conhecida por interpretar Carlos Gomes

In Memoriam
25 Abril 2022
15 Mai 2023

Niza de Castro Tank faleceu ontem (24), em Campinas, de causas naturais    

Por Redação

Aos 91 anos, a soprano Niza de Castro Tank, que ocupava a cadeira número 5 de Artes da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA), da AFPESP, faleceu ontem (24), em Campinas, de causas naturais.      

Niza nasceu em Limeira, no dia 1º de março de 1931, mesmo ano em que a AFPESP foi fundada. Considerada uma das cantoras líricas brasileiras mais prestigiadas nacional e internacionalmente, Niza entrelaçou sua trajetória a do compositor Antônio Carlos Gomes – patrono de sua cadeira na ALCA. Além de ter sido a primeira soprano a interpretar a personagem CECI, na ópera IL GUARANY, escreveu “Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes”, em que fez uma análise sobre a obra do compositor.

Também ministrou aulas de técnica vocal no Departamento de Música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pela qual se tornou doutora em artes.

A AFPESP despede-se com carinho e transmite condolências à família e amigos da premiada musicista, acadêmica, professora e escritora, que deixou sua marca também em apresentações realizadas em solo brasileiro, russo, alemão, italiano, israelense, uruguaio e venezuelano.

Fontes: G1 e Hora Campinas

Compartilhar
Imprimir