Imprimir

In memoriam: AFPESP despede-se de seu acadêmico Rubem Costa

In Memoriam
04 Fevereiro 2022
15 Mai 2023

Jornalista, advogado, escritor e educador faleceu nesta quarta-feira (2), aos 102 anos

Por Redação

O acadêmico Rubem Costa, que desde 26 de outubro de 2005, ocupava a cadeira número 20 de Letras, da ALCA (Academia de Letras, Ciências e Artes), da AFPESP, faleceu no dia 2 de fevereiro, aos 102 anos.

A AFPESP despede-se com carinho e transmite condolências à família e amigos do acadêmico, jornalista, advogado, escritor e educador.  

Confira abaixo uma breve biografia de Rubem Costa:

Natural de Campinas (SP), Rubem Costa é filho de Rubem Augusto da Costa e Olímpia Carvalho Costa. Iniciou-se, no jornalismo, fundando e dirigindo, quando ainda estudante, a revista “Palmeiras”, de Campinas. Aos dezoito anos  de idade, integrou o corpo de redatores do "Diário do Povo" (de Campinas). Em 1939, durante as comemorações do “Bicentenário de Campinas”, exerceu o cargo de diretor do Departamento de Divulgação do evento. Em 1941, passou a ocupar o cargo de Assistente - Supervisor do Departamento de Imprensa e Relações Públicas da, então, Empresas  Elétricas Brasileiras (atual Companhia Paulista de Força e Luz).
Em 1943, ingressou na carreira do magistério estadual como professor de português. Fez carreira. Foi diretor de escolas oficiais de grau médio no Estado de São Paulo, inspetor regional do ensino secundário e normal e, finalmente, em 1969, o primeiro diretor da, então, recém-criada V Divisão Regional de Educação (Campinas), cargo que exerceu até 1975.
Formado em direito pela Universidade de São Francisco, como crítico literário, fundou e dirigiu, no período de 1963 a 1965, a página “Estante & Prelo”, publicada aos domingos no jornal “Diário do Povo” de Campinas.
Foi um dos fundadores, em 1971, da Academia Campineira de Letras e Artes.
De 2001 a 2006, presidente da Academia Campinense de Letras, onde se tornou titular da cadeira nº 17.
Assinou a coluna cativa no jornal “Correio Popular” de Campinas.
A publicação do livro “3 contos de réis e outras histórias”, em 2003 (Editora Komedi) lhe deu notoriedade entre os escritores e leitores, bem como a página “Estante & Prelo”.

Veja abaixo outros livros de autoria de Rubem Costa:

  • “Cantigas do anoitecer”, em 1996 (Julex Livros Ltda.);
  • “Colheita no tempo”, em 1998 (Editora Komedi);
  • “Amor, caminhos e descaminhos”, em 2000 (Editora Átomo).

Assista a uma recente entrevista concedida ao editor-chefe do portal Hora Campinas, Marcelo Pereira: 

 

Compartilhar
Imprimir