Imprimir

In Memoriam: AFPESP lamenta falecimento de Loretana Paolieri Pancera

In Memoriam
07 Julho 2025
07 Julho 2025

A professora aposentada e presidente do CPP recebeu o grau de Dama na 13ª sessão solene da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo, realizada pela AFPESP em 2023

Por Redação

A presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), Loretana Paolieri Pancera, faleceu, aos 99 anos, neste domingo (6).

Em 2022, Loretana se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do CPP, uma das maiores instituições de professores da América Latina, com 120 mil associados.

0707 Imagem interna noticias In memoriam LoretanaProfessora Loretana Paolieri Pancera foi homenageada pela Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo. Foto: Elisa Izumi Torres

No serviço público, atuou como professora durante 41 anos. Incansável defensora da educação e da valorização do magistério, optou por dedicar a vida à representatividade da categoria.

Por sua trajetória nas salas de aula, no dia 8 de novembro de 2023, Loretana recebeu o grau de Dama da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Ordem do Mérito

Instituída em 1992, pelo então presidente da AFPESP, Wilson Ribeiro, a Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo teve sua primeira outorga em 1994.  

Em 2023, Loretana foi uma das cinco personalidades homenageadas na 13ª sessão solene da Ordem do Mérito, que aconteceu no Espaço Hakka, localizado no bairro da Liberdade.

Além do título de Dama, na época, Loretana recebeu uma medalha e um diploma. “É gostoso ganhar presente. Não pelo fato do material, mas pela lembrança de uma professora vinda do interior... eu sou de Piracicaba, filha de pais imigrantes italianos. Agradeço e peço à Deus que isso se estenda para outras professoras do serviço público”, disse a educadora em entrevista para a Folha do Servidor.

Confira a cobertura da 13ª sessão solene da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo:

A AFPESP transmite condolências aos familiares e amigos da professora. A coordenadora Social, Elvira Stippe Bastos, que também trilhou carreira no magistério, representou a associação nas cerimônias de despedida. 

Compartilhar
Imprimir