Imprimir

São Paulo, 469 anos – cultura e informação ao alcance de todos

Opinião
24 Janeiro 2023
24 Janeiro 2023

Por Maria Edna Silva Roza                                                                                                 

A cidade de São Paulo comemora seus 469 anos em um momento de perspectiva positiva. Há uma esperança na retomada das programações, no encaminhamento dos convívios sociais, na observação das evoluções da vida.

No que diz respeito ao crescimento da cidade de São Paulo, é inevitável não mencionar seus contrastes em uma referência de desenvolvimento e de protagonismo dessa que se tornou uma grande metrópole. A cidade traz em seu DNA a composição de integração, de determinação e de busca por uma evolução constante no atendimento aos seus cidadãos. Guarda-se, aqui, uma identidade de princípios e de transformação com a nossa AFPESP, que se estabeleceu nessa cidade e foi testemunha de variados caminhos de seu desenvolvimento. E, ao congregar os servidores públicos – em todas as suas demandas –, a associação sente-se legítima na comemoração desse aniversário significativo. E enaltece a cidade que a acolheu e permitiu a sua evolução.

A Coordenadoria de Educação e Cultura, sob minha responsabilidade, preparou uma programação especial para compor, orgulhosamente, a data. São três projetos que se referem diretamente ao aniversário de São Paulo.

O primeiro é o Jornada Cultural, que, para esse mês, vai trabalhar um roteiro de visitação histórico-cultural a espaços que ajudam a contar a história da evolução da cidade: a Casa Modernista, o Palácio Campos Elíseos e a antiga residência de Santos Dumont (hoje, Museu da Energia). O passeio temático será no dia 28 de janeiro, das 8h às 15h30, e, como é de conhecimento, as vagas estão esgotadas.

Também está na programação um curta-documentário que vai apresentar um panorama da constituição histórica da cidade de São Paulo, enfocando o seu desenvolvimento e tecendo elementos narrativos a partir da visualização de paisagens e endereços significativos que simbolizam a sua evolução. A produção será exibida nos canais digitais oficiais da AFPESP.

A programação ainda conta com a instalação do projeto “A Biblioteca da AFPESP destaca”: uma vitrine na Unidade CBI que ressalta parte do acervo alusivo à história de São Paulo. O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (23) e estará acessível nestes últimos dias de janeiro e durante todo o mês de fevereiro. As obras expostas ficarão disponíveis para empréstimo (mediante observações da Biblioteca) a qualquer tempo.

De nossa parte, é o melhor caminho para uma comemoração significativa: oferecer cultura e acolhimento a todos os associados que nos procuram. Parabéns, São Paulo, pelos seus 469 anos!

                   0215 Imagem interna Opiniao semana 22

 

Maria Edna Silva Roza é coordenadora de Educação e Cultura da AFPESP e associada desde 1983. Foi responsável pela implantação da Orquestra AFPESP, além da revitalização do grupo de teatro e outros projetos. 

Compartilhar
Imprimir