Imprimir

Palavra do Presidente - ERP AFPESP

Palavra do Presidente
10 Fevereiro 2021
01 Março 2021

Modernização do ERP AFPESP deve ser concluída até o final deste ano, proporcionando mais agilidade e segurança no atendimento hoteleiro

Por Leandro Silva

O projeto de inovação tecnológica para atualização do ERP AFPESP foi concluído em mais da metade das unidades de lazer. Das 20 disponíveis, 12 receberam novas tecnologias voltadas ao planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning – ERP, nomenclatura em inglês, mais conhecida no Brasil por “Sistema de Gestão Empresarial”). A mudança começou em agosto de 2020 e deve ser concluída até o final de 2021, ano em que a entidade se confirma como tradicional e contemporânea ao completar 90 anos investindo em novidades digitais.

Administrada pelo departamento de TI (Tecnologia da Informação), a modernização do ERP se tornou realidade a partir de um contrato firmado em 2019 com a Oracle, multinacional norte-americana que atua na área de tecnologia em dezenas de países. O projeto compreende um sistema de gerenciamento de hospedagens, o Opera Cloud Property Management, e outro de consumo nos restaurantes, o MICROS Simphony POS. Os dois operam como facilitadores para os associados, uma vez que garantem agilidade nos atendimentos com a segurança de uma das mais respeitadas organizações de informática do mercado.

0210 palavra presidente erp 1 colaboradores
Colaboradores da Unidade de Lazer Guarujá, presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, e gerente de TI, Célia Maeda/Foto: Carlos Marques

Para a gerente de TI da AFPESP, Célia Maeda, inovação tecnológica é aliada quando há interesse por aprimoramento e transparência na prestação de serviços. “O Opera faz gestão hoteleira, check-in, check-out, coordenação da governança e manutenção, controle de hospedagem, relatórios gerenciais. O Simphony administra a consumação de alimentos e bebidas e torna a fila de pedidos mais ordenada nos restaurantes, uma solução moderna, escalável completamente na nuvem e disponível para dispositivos móveis, ambas ferramentas do Oracle Hospitality. O FlexReserva, nossa plataforma de e-commerce com atualizações em tempo real da disponibilidade das acomodações, oferece maior comodidade e agilidade na hora de realizar a reserva on-line.”

Exemplo positivo dessa transformação tecnológica está na Unidade de Lazer Guarujá. O sistema atual contempla todos os comandos do anterior, mas com diferencial de precisão e agilidade, o que deixou o atendimento aos associados mais eficiente. “Um procedimento de cobrança no check-out que levava aproximadamente quatro minutos, hoje pode ser feito na metade do tempo”, pondera a Encarregada de Recepção, Lucilea Rosa da Costa. Ela diz que tamanha rapidez contribui para que não haja fila de espera na entrada. O tempo médio foi reduzido também no momento em que o cliente confere as comandas.

0210 palavra presidente erp 2 recepcao
Recepção Unidade de Lazer Guarujá/Foto: Carlos Marques

Outro ambiente melhorado foi o restaurante. A ferramenta Simphony permite inclusão dos itens do estoque com mais saída, criando um cardápio eletrônico de comunicação imediata. “Se tenho dez refrigerantes e todos são vendidos, o sistema bloqueia a venda automaticamente até a próxima reposição. E todos os garçons são notificados”, destaca o Líder de Lanchonete, Alderson Rabelo de Freitas. Ao todo, a unidade tem 18 profissionais de atendimento nas mesas, que recebem as informações de modo instantâneo em tablets individuais. “Antes, era no boca a boca.”

A tecnologia avançada possibilita ainda divisão da conta do restaurante entre os hóspedes, desde que a separação seja solicitada no mesmo dia do consumo. A facilidade é possível porque o sistema mostra na tela o nome de todos os integrantes do quarto. A nota para conferência dos produtos adquiridos também ganhou agilidade, sendo impressa imediatamente após o comando do atendente, não mais que 15 segundos. “A conectividade é excelente”, conclui Rabelo.

0210 palavra presidente erp 3 funcionario
Funcionário opera tablet da Oracle/Foto: Carlos Marques

Toda essa renovação demanda softwares e equipamentos físicos, com máquinas específicas da Oracle espalhadas pelas unidades. “Não medimos esforços para melhorar os serviços e, a partir daí, atender melhor aos associados. Essa premissa vale para todos os setores, principalmente para o departamento de TI. Nossa gestão tem plena consciência de que, hoje, é impossível avançar sem fazer uso constante de novas tecnologias. É por isso que investimos solidamente na área”, reforça o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim.

Assista ao vídeo do presidente sobre o assunto.

Compartilhar
Imprimir