Imprimir

Estudantes criam versão Minecraft de edifício da USP

Pesquisa e Tecnologia
24 Mai 2021
27 Mai 2021

Projeto possibilitou que novos alunos da FAU pudessem “visitar”, em meio à pandemia, a estrutura de um dos prédios mais importantes da arquitetura moderna brasileira 

Por Redação

Estudantes veteranos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), construíram em escala real uma versão Minecraft do Edifício Vilanova Artigas, que abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, além de laboratórios e espaços de pesquisa. Dessa maneira, novos estudantes, que ainda não tiveram a oportunidade de estudar presencialmente devido à pandemia da Covid-19, puderam ter uma experiência imersiva sobre o edifício construído pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, entre 1961 e 1969, que se tornou uma das referências mais importantes da arquitetura moderna brasileira.    

Minecraft é o jogo mais vendido na última década. De acordo com o portal Techtudo.com, até maio de 2020, o game já havia lucrado mais de US$ 3 bilhões (por volta de R$ 16,6 milhões) e vendido mais de 200 milhões de cópias. O nome do jogo junta dois verbos em inglês que dão uma boa ideia do que o usuário pode esperar: "Mine" (minerar) + craft (criar algo artesanalmente). No modo mais conhecido, o jogador tem a missão de sobreviver, ou seja, precisa construir um abrigo, obter comida e se equipar contra monstros que aparecem à noite.

O Minecraft também conta com versões educativas, que têm se mostrado um ótimo recurso para educadores ensinarem diversas disciplinas.

A reconstrução virtual do Edifício Vilanova Artigas se baseou no livro O Edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas, de Antonio Carlos Barossi, e pode ser conferida abaixo: 

Compartilhar
Imprimir