Imprimir

“Teste Popular de Covid-19” é desenvolvido por pesquisadores da USP

Pesquisa e Tecnologia
21 Janeiro 2021
04 Fevereiro 2021

Tecnologia é capaz de detectar anticorpos contra o novo coronavírus em apenas 10 minutos e a um custo até cinco vezes menor do que a média de mercado

Por Redação

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) e da startup paulistana Biolinker desenvolveram um dispositivo capaz de identificar anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), que são produzidos ainda na fase aguda da Covid-19.

Semelhante aos testes rápidos encontrados em farmácias, o “Teste Popular de Covid-19” analisa uma gota de sangue do usuário e, em apenas 10 minutos, a um custo até cinco vezes menor do que os similares disponíveis no mercado, revela se o indivíduo teve ou não contato com o novo coronavírus.

Em entrevista para Karina Toledo, publicada no portal da Agência FAPESP, o professor do IQSC-USP e coordenador do estudo, Frank Crespilho, explicou que quanto mais anticorpos há no sangue, mais forte é o tom de vermelho das bolinhas que aparecem no leitor do dispositivo. “Por esse motivo, acreditamos que o teste também poderá ser usado para monitorar a resposta da população às vacinas. Sabemos que nem todo mundo desenvolve imunidade protetora após se vacinar e também que o nível de anticorpos diminui com o tempo”, finalizou Crespilho.

A tecnologia foi desenvolvida pelas alunas Karla R. Castro e Isabela A. Mattioli com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ainda precisa passar por testes de eficácia, que revelarão a porcentagem de acerto do método desenvolvido. De acordo com a Agência Fapesp, os pesquisadores também trabalham para escalar a produção.

Fonte: https://agencia.fapesp.br/pesquisadores-desenvolvem-teste-popular-de-covid-19-para-ampliar-acesso-ao-diagnostico/35036/

Compartilhar
Imprimir