Imprimir

USP, Fapesp e Instituto Pasteur fecham acordo para financiamento de jovens pesquisadores

Pesquisa e Tecnologia
21 Dezembro 2021
21 Dezembro 2021

Convênio prevê a retenção de talentos após a execução do projeto

Por Redação

Representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Pasteur se reuniram em Paris, no dia 8 de dezembro, para assinatura do acordo sobre financiamento de projetos de jovens pesquisadores na área de ciências biomédicas a serem desenvolvidos na Plataforma Científica Pasteur-USP, no campus da USP em São Paulo, por um período de quatro anos.

Um dos destaques do documento é a retenção de talentos após a execução dos projetos. Serão lançados três editais, sendo um no primeiro trimestre de 2022, o segundo em 2023 e o terceiro em 2024.

Poderão se candidatar pesquisadores de todo o mundo que não tenham vínculo com uma das instituições, brasileiras e estrangeira. Cada projeto receberá cerca de R$ 2 milhões em quatro anos, uma bolsa ou complemento de salário para o pesquisador principal e bolsas para estudantes.

Os projetos inscritos devem seguir a política da Plataforma Científica Pasteur-USP que trabalha com pesquisas focadas em doenças infecciosas emergentes e negligenciadas, transmitidas por patógenos que causem respostas imunes complexas e que produzam distúrbios no sistema nervoso.

Processo seletivo

A seleção será realizada em duas etapas: na primeira parte, a Fapesp irá selecionar os três melhores candidatos entre todos os que foram submetidos para avaliação; na segunda parte, um comitê da USP e um do Instituto Pasteur farão uma avaliação independente dos dossiês escolhidos pela Fapesp. Ao final, um comitê misto, com membros da Fapesp, USP e Pasteur, definirão o projeto vencedor do ano.

 

Fonte: Agencia Fapesp

Compartilhar
Imprimir