Imprimir

Vacina oral contra a Covid-19 está em desenvolvimento em campus da USP

Pesquisa e Tecnologia
17 Mai 2021
17 Mai 2021

Projeto é realizado pela startup Invent Biotecnologia Ltda, na USP de Ribeirão Preto, e desperta interesse de empresas farmacêuticas para produção em larga escala

Por Redação

É no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, instalado no campus de Ribeirão Preto da USP, que a startup Invent Biotecnologia Ltda desenvolve uma vacina contra a Covid-19 de uso oral que apresenta, já na fase inicial do projeto, uma série de vantagens tecnológicas, de custo e de logística.

Uso oral: por não ser de aplicação com injeção intramuscular, uma série de itens usados na imunização são eliminados.

Não necessita de refrigeração: a não dependência de armazenamento em ambiente refrigerado, facilita a distribuição em locais mais remotos do Brasil e do mundo.

Produção simplificada: este imunizante não utiliza tecnologias especiais, precisando para sua produção de um biorreator e fermentação, basicamente.

Dose única: a proposta é que a vacina seja de dose única e os resultados obtidos até o momento apontam para este cenário.

Previsão

O estudo está no início, mas os pesquisadores pretendem, assim que possível, começar os ensaios em animais de laboratório. Alcançando resultados positivos, os testes clínicos poderão ser iniciados.

De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, Ebert Seixas Hanna, se o desenvolvimento ocorrer como planejado, a vacina pode estar pronta para comercialização em dois anos e meio.

Empresas farmacêuticas, localizadas em Ribeirão Preto, já demonstraram interesse na vacina. Uma parceria significaria a possibilidade de produção em larga escala.

 

Fonte: Jornal de USP

Compartilhar
Imprimir