Imprimir

Eleitores têm até amanhã para solicitar voto em trânsito e transferência temporária

Política
17 Agosto 2022
17 Agosto 2022

TRE-SP oferece instrumentos para eleitores votarem fora de seus domicílios eleitorais

Por Redação

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), eleitores terão até a próxima quinta-feira (18) para solicitar os direitos à transferência temporária de local de votação e voto em trânsito, para o primeiro e segundo turno das eleições de 2022. O pleito ocorrerá nos dias 2 e 30 de outubro.

As solicitações poderão ser realizadas em qualquer cartório do TRE-SP ou unidade do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral, bastando apenas ao votante apresentar documento oficial com foto — RG ou CNH.

O voto em trânsito é indicado àqueles que não poderão estar presentes em seus respectivos domicílios eleitorais durante o pleito, mas que estejam localizados em uma capital ou município com mais de 100 mil habitantes.

Se estiver situado em cidades do mesmo estado ou distrito de sua zona eleitoral, o votante terá direito de escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Já quem estiver em outra unidade federativa terá direito apenas ao voto presidencial.

A transferência temporária, por sua vez, é destinada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que poderão optar por uma seção eleitoral acessível caso ainda não tenham solicitado inscrição.

Também são elegíveis para pedir o direito à transferência temporária de local de votação os servidores da segurança pública e do judiciário eleitoral que estejam trabalhando nos dias do pleito, além de mesários, pessoas presas provisoriamente e adolescentes sob custódia.

Confira mais informações no site oficial do TRE-SP.

Candidaturas foram recebidas até dia 15 de agosto

Nesta terça-feira (16), o TRE-SP divulgou que 3.588 registros de candidaturas foram recebidos via internet ou presencialmente. Os partidos, federações e coligações tiveram até o dia 15 de agosto para oficializar seus candidatos ao pleito.

Os pedidos serão processados e publicados no Diário de Justiça Eletrônico e passarão por análise do Ministério Público, podendo ser impugnados em prazo máximo de até cinco dias.

Confira relação de registros por cargos no estado de São Paulo:

- Governador — 10

- Vice-governador — 10

- Senador — 11

- 1º Suplente — 11

- 2º Suplente — 11

- Deputado federal — 1509

- Deputado estadual — 2026

Compartilhar
Imprimir