Imprimir

30 de maio, Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Saúde
30 Mai 2022

Data chama atenção para doença pouco conhecida pela sociedade                                     

Por Catiane Santos

No início é quase silenciosa. Chega a passar desapercebida na rotina agitada. São eventos isolados e passageiros, confundindo o atípico com o banal. Até que o corpo sucumbe e o diagnóstico é revelado: esclerose múltipla.

Hoje, 30 de maio, é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A data criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla busca unir as pessoas afetadas pela doença à sociedade e a outros com o mesmo diagnóstico.

No vídeo da campanha deste ano, desenvolvida pela MS International Federation e por um grupo de trabalho global, com o título “Conecte-se com o Dia Mundial da EM”, a comunidade é convidada a compartilhar suas histórias para trazer mais conscientização sobre a doença. Confira:

Conhecendo a Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune, neurológica e crônica. Nesta condição, o corpo ataca o próprio sistema central nervoso, causando danos aos nervos. Isso faz com que o cérebro não consiga enviar ou receber sinais do corpo corretamente, comprometendo funções como equilíbrio, controle muscular e visão.

A causa ainda é desconhecida e são diversos os sintomas que podem sinalizar um caso de esclerose múltipla, como por exemplo: fraqueza muscular, dores articulares, fadiga intensa, falta de coordenação, tremores, perda de equilíbrio e transtornos visuais.

O diagnóstico deve ser feito por um médico com base em exames clínicos e laboratoriais, mas nem sempre a conclusão é imediata já que os sintomas se assemelham a outras doenças.

Esclerose múltipla não tem cura. Uma vez diagnosticado, o paciente poderá fazer uso de tratamentos que contribuem com a desaceleração da doença e atenuam os sintomas, contribuindo para uma vida mais independente e produtiva.

 

Fonte: Abem, MS International Federation

Compartilhar
Imprimir