Imprimir

Anvisa recolhe lotes do medicamento anti-hipertensivo losartana

Saúde
04 Julho 2022
04 Julho 2022

Agência ressalta que tratamentos não devem ser interrompidos; pacientes devem se atentar à série do remédio que possuem em casa e consultar o laboratório responsável
Por Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em 23 de junho, o recolhimento e a interdição de lotes do medicamento losartana, utilizado para tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca.

De acordo com a agência, a medida é preventiva e foi tomada após identificação da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Pacientes que usam o remédio, contudo, não devem interromper o tratamento, ainda que possuam um dos lotes afetados. “Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde”, diz a Anvisa.

Em caso de uso de medicamento de um lote afetado, a recomendação é comunicar o médico e verificar a possibilidade de troca no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório responsável.

“Não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos”, ressalta a agência.

Consulte a lista de medicamentos recolhidos

Consulte a lista de medicamentos interditados

A impureza azido é uma substância que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que tem potencial mutagênico, ou seja, pode causar alterações capazes de causar danos às células humanas.

Compartilhar
Imprimir