SUS testará impacto da imunização em algumas localidades antes da expansão em território nacional; Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) também foram incluídos
Por Redação
O Ministério da Saúde selecionou três municípios para avaliar o impacto do uso da nova vacina contra a dengue, criada pelo Instituto Butantan, na população. Os moradores de Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu, em São Paulo, com idade entre 15 e 59 anos, receberão a dose única do Butantan-DV nos dias 17 e 18 de janeiro.
A aplicação do imunizante em um grupo populacional permite avaliar qual percentual de pessoas precisa ser vacinado para que a doença deixe de circular no território, uma vez que a dengue depende do fator humano para se manter viável no ambiente.
O diretor do curso de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, Carlos Magno Branco Fortaleza, é um dos profissionais à frente da pesquisa e, em matéria publicada pelo jornal O Globo, explicou que os indicadores iniciais mostram que vacinar metade da população brasileira já deve gerar um impacto positivo.
Ainda de acordo com Carlos Fortaleza, a expectativa é que os primeiros efeitos da vacinação em massa nas cidades selecionadas sejam perceptíveis a partir de 21 dias após a aplicação coletiva.
Imunizante brasileiro é o primeiro no mundo em dose única
A Butantan-DV, aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em novembro do ano passado, é a primeira vacina contra a dengue em dose única no mundo e pode ser aplicada em pessoas de 12 a 59 anos.
Durante os estudos, as doses testadas apresentaram 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e 100% de eficácia contra hospitalizações, com proteção por cinco anos.
Fonte: O Globo; Folha de S. Paulo