Imprimir

Butantan-DV: estado de SP inicia campanha de vacinação contra dengue

Saúde
06 Fevereiro 2026

Primeira etapa da imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal

Por Redação

O Governo de São Paulo iniciará na próxima segunda-feira (9) a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, em todos os 645 municípios paulistas. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal. Estima-se que cerca de 216 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação.

Segundo dados do governo estadual, até o dia 5 de fevereiro, São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito. Em 2025, foram confirmados mais de 882 mil casos e 1.124 óbitos no território paulista.

 

Eficaz e segura

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina é o resultado de anos de pesquisa e inovação científica, que foi publicado em periódicos mundialmente reconhecidos como o The New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases.

Com potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença, a Butantan-DV é composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. Em ensaio clínico, no público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme.

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

 

0205 Imagem Interna CTA 95 anos

Compartilhar
Imprimir