Substância só pode ser importada de forma excepcional e exclusivamente para uso pessoal, mediante prescrição médica, além de cumprir requisitos adicionais
Por Redação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou resoluções que proíbem a fabricação, a distribuição, a importação, a comercialização, a propaganda e o uso de alguns medicamentos agonistas de GLP-1, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”.
A medida é direcionada aos produtos que não possuem a qualidade, a segurança e a eficácia de uso avaliados pela Agência. Nas resoluções constam: T.G. 5 (RE 4.030); Lipoless (RE 3.676); Lipoless Eticos (RE 4.641), Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4.641) e T.G. Indufar (RE 4.641).
A importação de remédios sem registro nacional é permitida apenas em casos excepcionais, para uso pessoal, com prescrição médica e deve cumprir requisitos adicionais de acordo com as normas vigentes.
Já os medicamentos aprovados para comercialização no Brasil podem ser adquiridos mediante apresentação da receita médica, que será retida pelo estabelecimento.
A decisão foi tomada em resposta ao aumento das propagandas e comercializações irregulares com o intuito de proteger a saúde da população brasileira.
Fonte: Anvisa