Imprimir

De olho na fila: saiba onde tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em SP

Saúde
09 Setembro 2021
24 Setembro 2021

Site oficial da prefeitura mostra situação das filas nos locais de atendimento e a quantidade de imunizantes disponíveis nos postos da cidade

Por Redação

De acordo com dados divulgados no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, até às 15h, do dia 9 de setembro, foram aplicadas 15.717.572 doses na capital paulista, sendo 9.993.850 da primeira dose, 5.384.689 da segunda dose e 322.018 referente à dose única.

Atualmente quatro vacinas estão em uso na cidade de São Paulo: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Com exceção desta última, todas as fabricantes colocam como posologia duas doses em intervalos diferenciados. Essa indicação é para garantir a porcentagem de eficácia registrada nos estudos realizados por cada uma, logo a dosagem menor implica em uma também diminuta proteção.

Por isso, é de extrema importância que toda a população elegível para a vacinação complete as duas doses, garantindo uma imunidade maior e consequentemente a diminuição nos casos de internações e óbitos em decorrência da Covid-19.

A seguir você confere como consultar os locais que aplicam a segunda dose e as principais informações de cada imunizante.

De olho na fila

O site De Olha na Fila, da prefeitura de São Paulo, permite que o cidadão acompanhe on-line quais locais de vacinação estão abertos, a situação das filas de atendimento e quais vacinas estão disponíveis para a segunda dose.

A consulta é simples: basta acessar o site, selecionar entre as opções (drive-thru, megapostos, parques, posto volante, centro, leste, norte, oeste e sul), escolher o local mais próximo e verificar quais as doses disponíveis para aplicação da segunda dose.

Lembrando que a informação sobre disponibilidade de vacinas é válida apenas para as segundas doses. Quem for tomar a primeira só terá a informação de qual imunizante está disponível quando chegar ao local.

Tipos de vacina para a Covid-19

Atualmente são quatro fabricantes com vacinas sendo aplicadas na cidade de São Paulo: Butantan, Fiocruz, Pfizer e Janssen. Confira abaixo os diferenciais de cada uma e as principais informações:

CORONAVAC

Fabricante: Instituto Butantan.
Intervalo entre as doses: de 14 a 28 dias.
Quem pode tomar a vacina: o imunizante está liberado para pessoas com idade a partir de 18 anos.
Contraindicação: a segurança e eficácia da vacina não foram avaliadas em gestantes, puérperas e lactantes.

ASTRAZENECA

Fabricante: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Intervalo entre as doses: 12 semanas após a primeira dose.
Quem pode tomar a vacina: o imunizante está liberado para pessoas com idade a partir de 18 anos.
Contraindicação: este imunizante não está indicado para gestantes e puérperas. Mulheres grávidas que receberam a primeira dose dessa vacina não devem tomar a segunda dose, sendo possível em SP fazer a intercambialidade de doses, ou seja, completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer, conforme recomendações da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). 

PFIZER

Fabricante: Pfizer.
Intervalo entre as doses: 8 semanas após a primeira dose (Governo do Estado de São Paulo antecipou, em 22/9, de 12 para 8 semanas).
Quem pode tomar a vacina: o imunizante está liberado para pessoas com idade a partir de 12 anos.
Contraindicação: como ocorre com outras vacinas, esta vacina não deve ser administrada em pessoas que tenham apresentado reação alérgica (hipersensibilidade) aos seus componentes.

JANSSEN

Fabricante: Janssen.
Intervalo entre as doses: vacina de dose única.
Quem pode tomar a vacina: o imunizante está liberado para pessoas com idade a partir de 18 anos.
Contraindicação: como ocorre com outras vacinas, esta vacina não deve ser administrada em pessoas que tenham apresentado reação alérgica (hipersensibilidade) aos seus componentes.

Compartilhar
Imprimir