Imprimir

Governo de SP cria programa de regionalização da saúde

Saúde
17 Mai 2023
26 Junho 2023

Iniciativa visa descentralizar os serviços de saúde dos grandes centros urbanos e diminuir distância que os pacientes precisam percorrer para receber atendimento

Por Redação

O Governo de São Paulo criou, no dia 13, um programa de regionalização da saúde, fruto de uma parceria com os 645 municípios paulistas e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo da iniciativa é integrar os atendimentos e tratamentos oferecidos no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a regionalização constitui em uma estratégia para “fragmentação dos serviços de saúde, por meio da organização funcional do SUS”. Em outras palavras, a medida visa descentralizar os atendimentos de alta complexidade dos grandes centros urbanos e levá-los para outros municípios com características parecidas, criando, desta forma, as Regiões de Saúde.

Para tal finalidade, o Governo de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Saúde, pretende coordenar, de forma efetiva, os serviços de saúde disponibilizados no estado, distribuindo-os de maneira organizada entre cada cidade, considerando suas particularidades e evitando a duplicidade de serviços entre municípios vizinhos.

Com a implementação do programa, a administração estadual prevê uma maior efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), com a diminuição de filas de atendimento, menor locomoção para os pacientes, ampliação da oferta de procedimentos à população e aumento da eficiência dos gastos públicos.

“É um dos momentos mais importantes que tivemos até aqui e, certamente, um marco para a saúde. Este é o primeiro grande passo, que vai nos permitir ver de perto os problemas e mudar a gestão das filas. Será uma gestão regionalizada e transparente”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas, em entrevista publicada no Portal do Governo.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Eleuses Paiva, para ser colocado em prática, o plano precisa do aval de cada município. Para ele, a expectativa é que sejam instaladas cinco Regiões de Saúde ainda este ano, e que, até o início de 2024, mais quinze possam ser finalizadas.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo.


 0418 Imagem interna Banner Anuncio Dr Barto

Compartilhar
Imprimir