Imprimir

Relógio medidor de glicose é proibido pela Anvisa

Saúde
18 Agosto 2025

Produto é vendido sem registro em plataformas online                                                                                            

Por Redação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda e o uso do Glicowatch, relógio inteligente (smartwatch) para controle de diabetes e da pressão arterial, da empresa GWF Negócios Digitais.

A resolução foi divulgada após comprovação da venda do produto em plataformas de comércio online. 

Esse tipo de dispositivo não tem eficácia comprovada, e o seu uso representa risco aos que necessitam de monitoramento regular da glicose.

Não há dispositivos aprovados para medição de glicemia

Em nota técnica divulgada em 2024, a Anvisa esclareceu que qualquer aparelho destinado a medições reconhecidas como de uso tipicamente médico (medições de glicemia, oximetria, pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular) deve ser regularizado.

A agência aprovou cinco softwares para smartwatches que medem pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular. Não há aprovação para medição não invasiva de glicose ou oximetria.

A consulta dos produtos regularizados pode ser realizada no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/saude/

Denúncia

A Anvisa mantém canais para denúncia de produtos irregulares, que podem ser acionados pela população. São eles: Ouvidoria e Central de Atendimento (0800 642 9782).

 

Fonte: Anvisa

 

Compartilhar
Imprimir