Evento foi realizado em Serra Negra com o tema “Servidor Público: Pilar da Cidadania, do Estado e do Desenvolvimento"
Por Redação
A AFPESP marcou presença no Seminário 2025 da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, em Serra Negra (SP). Com o tema “Servidor Público: Pilar da Cidadania, do Estado e do Desenvolvimento”, o evento reuniu entidades filiadas, especialistas e autoridades para discutir os rumos do serviço público brasileiro.
Seminário CNSP 2025, em Serra Negra. Foto: CNSP
Representaram a associação: Artur Marques (Presidente da Diretoria Executiva); Lizabete Machado Ballesteros (Diretora Econômico-financeira); Adevilson Custódio (Coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais); Cassio Juvenal Faria (Presidente do Conselho Deliberativo); Sônia Cerdeira (Conselheira Vitalícia); Leda Regina Machado de Lima e Ruy Galvão Costa (Conselheiros).
O Presidente da CNSP e Presidente de Honra da AFPESP, Antonio Tuccilio, abriu o seminário ressaltando os 32 anos da confederação, completados no último dia 17, e a necessária valorização do serviço público para fortalecer o Estado brasileiro.
Antonio Tuccilio, Presidente da CNSP e Presidente de honra da AFPESP. Foto: CNSP
Foram discutidos temas como estabilidade, reformas estruturais, previdência, valorização salarial, educação e os desafios frente ao avanço da tecnologia. O relatório-síntese consolidou propostas e reforçou a mobilização conjunta das entidades filiadas, entre elas a AFPESP, em defesa do funcionalismo.
Painel “O Futuro do Serviço Público”, com participação do Presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques. Foto: CNSP
Artur Marques, Presidente da Diretoria Executiva da AFPESP. Foto: CNSP
O Presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques, participou da “Jornada de Integração – Pautas e Propostas”. Ele fez uma reflexão sobre o avanço do regime celetista no serviço público, partindo da flexibilização nas contratações de novos servidores. “O sistema estatutário deve prevalecer, sobretudo, nas carreiras essenciais do Estado. Essa proteção do servidor público representa, na verdade, a proteção da cidadania, da própria brasilidade, do próprio Estado Democrático”, afirmou.
Assista ao vídeo com a análise do Presidente Artur Marques:
A mensagem central do seminário destacou que modernizar é necessário, mas sem abrir mão da estabilidade, do planejamento e da qualidade no atendimento ao cidadão.