Imprimir

Presidente da AFPESP participa de encontro sobre a PEC 6/2024

Servidor Público
20 Junho 2024
20 Junho 2024

Proposta de Emenda à Constituição reduz ou extingue contribuição previdenciária de servidores aposentados

Por Redação

O presidente da AFPESP, Artur Marques, participou nesta segunda-feira (17) do Encontro Regional em prol da PEC 6/2024, realizado na sede da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp).

Promovido pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) e pela Pública Central, o evento reuniu autoridades e lideranças nacionais e estaduais.

“A PEC número 6 de 2024 representa um avanço expressivo para os servidores públicos aposentados e, por isso, tem total apoio da nossa associação. É fundamental preservar o valor dos proventos numa etapa da vida em que as pessoas mais precisam de recursos financeiros”, avalia Artur Marques.

0620 Imagem interna evento pecArtur Marques, presidente da AFPESP, durante discurso no evento. Foto: Henrique Ponciano/Pinguine Comunicação

Em artigo publicado na Folha do Servidor, após participar do encontro, o presidente da AFPESP argumenta ainda que “tal mudança constitucional tem, por objetivo, a proteção social de cada pessoa em estado de vulnerabilidade, seja pelo estado de saúde, ou pelo tempo de vida”. Leia o texto na íntegra.

A PEC 6/2024 extingue a contribuição previdenciária, por exemplo, em duas situações: aposentadoria decorrente de incapacidade permanente para o trabalho ou quando o beneficiário for portador de doença incapacitante.

Também está prevista redução do valor contributivo, conforme a idade da pessoa. Para o homem, a partir da data em que completar 66 anos; para a mulher, ao completar 63 anos. A proposta é que não haja mais contribuição quanto o titular da aposentadoria ou pensão por morte atingir 65 anos.

0620 Imagem interna evento pec4Da esq. para a dir.: José Gozze, presidente da Central Pública do Servidor; Artur Marques, presidente da AFPESP; e Antonio Tuccilio, presidente da CNSP. Foto: Henrique Ponciano/Pinguine Comunicação

O presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) e presidente de honra da AFPESP, Antonio Tuccilio, esteve no evento. Ele chamou atenção para o Benefício Especial (BE) da previdência complementar da União (Funpresp), que não paga contribuição previdenciária, enquanto pessoas que contribuíram o mesmo tempo permanecendo no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estão sujeitas a uma alíquota de 19%.

Participaram ainda: Rodrigo Keidel Spada, presidente da Afresp; José Gozze, presidente da Central Pública do Servidor; entre outras lideranças de entidades.

Os deputados federais Cleber Verde (MDB-MA), um dos autores da PEC; Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e Vicentinho (PT-SP) compareceram; além do deputado estadual Carlos Giannazi e do vereador por São Paulo Celso Giannazi, ambos do PSOL.

0620 Imagem interna evento pec3Representantes de entidades durante o evento, incluindo presidentes da CNSP, Antonio Tuccilio, e da AFPESP, Artur Marques, à direita. Foto: Henrique Ponciano/Pinguine Comunicação

Compartilhar
Imprimir