Imprimir

AFPESP estuda adoção de área verde em São Paulo

Sustentabilidade
02 Fevereiro 2026
02 Fevereiro 2026

Associação visa colaborar com manutenção e preservação de bosque urbano por meio de parceria com a Prefeitura

Por Redação

A AFPESP, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, estuda a possibilidade de ser parceira da Prefeitura Municipal de São Paulo no programa Adote um Bosque, que abre a empresas, associações ou pessoas físicas a possibilidade de colaborar com a implantação, manutenção e preservação de bosques urbanos.

O programa foi criado pelo Decreto nº 64.900, publicado em 8 de janeiro, durante inauguração do Bosque Macuco, localizado sob a ponte Presidente Jânio Quadros, na Vila Guilherme, Zona Norte da capital paulista – o 11º bosque urbano criado na cidade desde 2019.

Segundo a prefeitura, esses espaços somam cerca de 40 mil m² de áreas verdes, com mais de 4,4 mil árvores de aproximadamente 90 espécies. A gestão municipal também divulga que outros 27 bosques estão em implantação, o que representará quase 200 mil m² adicionais de áreas verdes, com o plantio de cerca de 20 mil árvores.

São áreas públicas transformadas em pequenas florestas, para ampliar a permeabilidade do solo, recuperar ecossistemas e reconstituir habitats naturais, além de aumentar a cobertura vegetal, preservar a flora e a fauna da cidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Ainda, auxiliam na redução da poluição do ar, sobretudo na captura de gás carbônico (CO2), um dos principais gases de efeito estufa.

“Os bosques urbanos são um alívio para as cidades. Estamos estudando a possibilidade de nos tornarmos o primeiro parceiro da prefeitura. Uma opção atrativa é o Bosque dos Canários, localizado próximo ao Viaduto Doutor Manuel José Chaves, na Avenida 23 de Maio”, conta Gilberto Natalini, coordenador de Meio Ambiente da AFPESP.

Ele participou da inauguração do Bosque Macuco, atividade que teve a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); do secretário municipal das Subprefeituras, Fabricio Cobra Arbex; do secretário-Executivo Adjunto, Jesse James Latance; e do secretário de Mudanças Climáticas de São Paulo, José Renato Nalini; além de Fernando Elias Alves de Mello, chefe da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS). Na ocasião, os participantes puderam contribuir com o plantio de 50 novas mudas no local.

 

0126 imagem interna AFPESP estuda adotar bosque coordenadoria Meio AmbienteAFPESP marca presença na inauguração do Bosque Macuco. Foto: Coordenadoria de Meio Ambiente

 

0126 imagem interna AFPESP estuda adotar bosque Bosque MacucoNa ocasião, novas 50 mudas foram plantadas no local. Foto: Coordenadoria de Meio Ambiente

 

0126 imagem interna AFPESP estuda adotar bosque Natalini e Ricardo NunesGilberto Natalini, coordenador de Meio Ambiente da AFPESP (à esquerda) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Foto: Coordenadoria de Meio Ambiente

 

 

Com informações da Prefeitura Municipal de São Paulo

Compartilhar
Imprimir