Perguntas frequentes sobre o FlexReserva®

Há congestionamento no website do FlexReserva nas datas de abertura de novos períodos?

Quando o serviço de reservas online foi lançado alguns anos atrás, sim, tivemos alguns congestionamentos. Hoje isso já não é mais um problema. A infraestrutura de hardware e software (servidores e sistemas) que suporta o FlexReserva e demais serviços online da AFPESP está muito bem dimensionada para atender ao grande número de conexões simultâneas que recebemos nessas ocasiões. É claro que nenhum serviço “online” está livre de falhas, mas não temos recebido reclamações nesse sentido nos últimos tempos.

Porque as vagas esgotam-se tão rapidamente?

O tempo médio para que o associado chegue ao ponto da reserva onde se faz o bloqueio temporário de um apartamento é – segundo nossas mais moderadas estimativas – de menos de 25 segundos. O número associados que acessam o FlexReserva na abertura de períodos de alta temporada é grande. Dessa forma, juntando-se um sistema ágil a um número considerável de usuários simultâneos, é esperado que em menos de 25 segundos todas as vagas para as Unidades de Lazer mais procuradas (Ubatuba e Guarujá no verão e Campos do Jordão no inverno, por exemplo) se esgotem muito rapidamente – principalmente se estivermos falando de pacotes especiais. 

Consegui selecionar o período, informar a quantidade de adultos e crianças, cheguei na sugestão de preço, mas não consegui selecionar o apartamento. Porquê?

A seleção do período nada mais é do que um filtro. O sistema utiliza essa informação juntamente com o número de adultos e crianças para selecionar, entre os quartos disponíveis, aquele que oferece o melhor custo-benefício para sua reserva. Chegar a esse ponto do processo não garante vaga. Sua reserva só será efetivada após a seleção do número do quarto e confirmação de disponibilidade do apartamento.

Na abertura de períodos de alta temporada, como já dissemos, a concorrência é grande. Não é possível atualizar, em tempo real, todas as estações de trabalho conectadas aos nossos servidores sempre que o status de um apartamento mudar de livre para reservado e vice-versa. Quando você chega à tela de seleção do apartamento a informação apresentada corresponde à disponibilidade da unidade naquele momento e você precisa estar ciente de que muitas outras pessoas estarão vendo a mesma informação naquele mesmo instante.

Quando você se decide por um apartamento e clica para selecioná-lo, o sistema precisa verificar se outra pessoa já não fez isso antes de você, mesmo que seja por centésimos de segundo de diferença. Se isso acontecer a disponibilidade dos apartamentos será atualizada na sua tela e você precisará escolher um outro quarto. Isso pode acontecer diversas vezes e exigir várias tentativas com apartamentos diferentes até que seja encontrado um que esteja livre ou até que as vagas se esgotem. Nesse ponto muitas pessoas pensam que o sistema “travou” na tela de seleção do apartamento, mas isso não é verdade. Não há como o FlexReserva deixar o processo seguir em frente se o quarto desejado já tiver sido selecionado por outro associado ou se não houver mais quartos disponíveis.

Porque não consigo enxergar todos os quartos da unidade?

Uma vez que você tenha selecionado o “tipo de apartamento” na tela de sugestão de preço, o FlexReserva exibirá, na tela de seleção do apartamento, apenas aqueles correspondentes ao tipo selecionado. Para ver apartamentos de outro tipo é necessário voltar à tela de sugestão de preço e selecionar uma categoria diferente.

O período que eu quero aparece disponível no calendário mas quando tento selecioná-lo o sistema informa que não existe um único apartamento que comporte as datas escolhidas. Porque isso ocorre?

O FlexReserva permite que os associados escolham livremente o dia em que desejam entrar (check-in) e o dia em que desejam sair da unidade (check-out). Dessa forma, cada apartamento pode ter datas de entrada e saída distintas e sua disponibilidade pode ficar com “buracos”, alguns de apenas um ou dois pernoites. A disponibilidade desses apartamentos “órfãos” é exibida normalmente no calendário do FlexReserva, já que o período mínimo de reserva, via de regra, é de dois pernoites. Ao selecionar a data em que deseja entrar na unidade o sistema bloqueará automaticamente no calendário os dias que não podem ser selecionados para check-out, limitando a seleção à disponibilidade do quarto com maior número de dias vagos.

Se você tiver passado por essa situação, recomendamos que utilize a ferramenta de pesquisa de Vagas Disponíveis no website da AFPESP. Ela permite visualizar quais são os apartamentos livres com maior disponibilidade em cada Unidade de Lazer.

Quanto tempo eu tenho para concluir minha reserva?

O tempo limite para concluir uma reserva é de 20 minutos e começa a ser contado a partir do momento em que o associado seleciona com sucesso o número do apartamento desejado. Há também um controle de seção que desconecta o usuário se não houver interação (se o usuário deixar a tela parada) por mais de 15 minutos.

Há algum tipo de favorecimento? Existe reserva de vagas? Atendimento presencial garante vaga?

O FlexReserva foi projetado para evitar qualquer tipo de favorecimento. Na abertura dos períodos TODOS os apartamentos disponíveis são colocados à venda ao mesmo tempo e exclusivamente pela Internet. Não há quotas reservadas para serem trabalhadas pela Sede, Unidades Regionais ou Unidades de Lazer.

Existe lista de espera? Posso me inscrever para concorrer a vagas liberadas por desistência?

Não existe lista de espera, mas aqueles que não conseguiram uma vaga na data de abertura do período podem ter uma nova chance cinco dias úteis depois, quando as reservas não pagas são canceladas automaticamente e os apartamentos liberados para reserva online. Via de regra, o processo de cancelamento automático ocorre às 17h do quinto dia útil posterior à data de abertura do período.

Porque o sistema de sorteios foi abolido? O método de reservas através de inscrição e sorteio não era mais justo?

O sistema de sorteios sempre foi alvo de críticas por ser um processo rígido, burocrático e excludente. Com o advento do FlexReserva a oferta de vagas passou a ser feitas pela Internet, ou seja, não importa onde o associado esteja, se tiver acesso à internet – no computador, tablet ou celular – terá condições de competir por uma vaga. Os períodos se tornaram flexíveis, isto é, com exceção dos pacotes de feriado, quem seleciona a data de entrada e saída é o próprio associado. Além disso foi criada a possibilidade de reservar finais de semana, o que permite que os funcionários públicos da ativa também desfrutem das nossas Unidades de Lazer durante o ano todo e não apenas em datas especiais quando a concorrência é muito grande.

O que a AFPESP está fazendo para aumentar a oferta de vagas?

A AFPESP tem trabalhado para aumentar a oferta de vagas através da ampliação das unidades existentes e da aquisição de novos empreendimentos mas, apesar de nossos esforços, esse é um processo lento. Também visando aumentar a oferta de vagas estamos constantemente reavaliando as regras de hospedagem para que nossos apartamentos sejam ocupados mais racionalmente e possamos atender um número maior de associados por unidade.

Quero reservar um final de semana mas o sistema mostra que todos os sábados estão ocupados, porém há vagas na sexta e no domingo. Como pode ser?

O FlexReserva permite que os associados façam suas reservas com, no mínimo, dois pernoites (duas diárias). Há quem prefira reservar um final de semana com entrada na sexta-feira e saída no domingo. Outros preferem entrar no sábado com saída na segunda-feira. Nos dois casos, sábado é o dia que estará 100% ocupado em todos os apartamentos (se a unidade estiver lotada).

Nesses casos a sexta-feira estará livre para check-out em alguns apartamentos – podendo ser selecionada como “data de saída” – e o domingo estará livre para check-in em outros – podendo ser selecionado como “data de entrada”. Essa disponibilidade (de sexta e domingo) aparece no calendário do FlexReserva, dando a falsa impressão que todas as reservas do sábado são de apenas um pernoite.

Porque a abertura dos períodos é feita no primeiro dia útil de cada mês às 8h30? Não seria melhor fazer à noite ou nos finais de semana?

A abertura é feita nos dias úteis às 8h30 por algumas razões. A principal é que nossas equipes técnicas estarão sempre completas nas datas de abertura. Se a liberação fosse feita à noite ou nos finais de semana, teríamos disponível apenas o pessoal que trabalha em regime de plantão. Além disso, nos dias úteis todos os nossos canais de atendimento estão à disposição do associado para o esclarecimento de dúvidas e orientações gerais.

Quem tem dois computadores leva vantagem no momento da reserva? Posso tentar fazer a reserva no computador e no celular ao mesmo tempo?

Nós desencorajamos veementemente a utilização da mesma matrícula para fazer reserva em mais de um dispositivo (seja computador, tablet ou celular) ao mesmo tempo. Sua experiência de navegação pode ser prejudicada, gerar conflitos, exibição de mensagens de advertência e até mesmo causar a liberação do apartamento antes da conclusão do processo de reserva.

Quem tem conexão mais rápida ou computador mais rápido leva vantagem?

As páginas do sistema FlexReserva foram projetadas para serem muito leves, então não há diferença significativa no tempo de carregamento entre uma conexão de 1MB e outra de 10MB, por exemplo. No caso anterior a diferença é inferior a 1 segundo. Há também que se considerar que a velocidade da conexão não é o único fator determinante na experiência de navegação dos internautas. As condições da rede, qualidade do sinal, provedor de acesso e concorrência local, entre outros, são fatores que podem influenciar na velocidade de acesso. As condições do computador, do roteador, a versão do sistema operacional, do navegador de internet e as configurações de anti-vírus e firewall também podem influenciar na experiência de navegação. Para todos os efeitos é interessante testar sua velocidade de conexão com antecedência. Existem vários serviços online que podem ser utilizados para isso, sendo o mais simples deles o fast.com mantido e oferecido gratuitamente pela NetFlix.

Existe alguma recomendação de uso para o FlexReserva?

Para não ter problemas ao acessar o FlexReserva na abertura de períodos, recomendamos que seja observado o seguinte:

 

  • O acesso ao FlexReserva só estará disponível a partir das 8h30min da data prevista para abertura do período. Antes desse horário você verá um contador regressivo informando quanto tempo falta para a liberação do acesso. Quando o contador “zerar” você será redirecionado automaticamente para o FlexReserva. Não há razão para entrar no website do FlexReserva com antecedência superior a 5 minutos. Não há fila ou qualquer outro dispositivo que garanta vantagem a quem se conecta mais cedo. Isso é, inclusive, desencorajado. Uma vez que o contador regressivo for acionado, não mude de tela! Não fique navegando em outras abas ou usando outros aplicativos. Há um recurso nos browsers modernos que reduzem o processamento de abas que estão em segundo plano. Isso pode causar atraso no relógio do cronômetro, gerando disparidade com o horário real. Se tiver dúvida sobre o tempo restante exibido no cronômetro, atualize a página no browser (teclando <Ctrl>+ <F5>).

 

  • Teste seu acesso com antecedência. Dias antes da abertura do período, tente entrar no website da AFPESP e acessar a Área do Associado fornecendo sua matrícula e senha de acesso. Se encontrar qualquer problema, entre em contato com nosso setor de cadastro pelos telefones: (11) 3188-3100 (capital) ou 0800-7717144 (demais localidades).

 

  • Não acesse o FlexReserva com a mesma matrícula em mais de um dispositivo (computador, tablet ou celular) simultaneamente. Sua experiência de navegação pode ser prejudicada, gerar conflitos, exibição de mensagens de advertência e até mesmo causar a liberação da acomodação antes da conclusão do processo de reserva.

 

  • Tanto o FlexReserva quanto o website da AFPESP encerrarão sua conexão se perceberem que não houve interação com a página em um período de 15 minutos. Mesmo que você já tenha se identificado – através da digitação de sua matrícula e senha de acesso – terá que fazê-lo novamente se deixar de interagir com o site por mais de 15 minutos.

 

  • Sua situação financeira (débitos vencidos há mais de 10 dias) precisa estar regularizada até a véspera da data de abertura do período.

 

  • Pagamentos em Boleto Bancário levam no mínimo três dias úteis para serem processados. Se o seu boleto ainda estiver em processamento na data de abertura do período você não conseguirá fazer reservas.

 

  • Pagamentos feitos através de Depósito Bancário (identificado) são processados em dias úteis durante o expediente do nosso Departamento Financeiro. O processamento se dá contra notificação e a regularização ocorre, no mínimo, um dia após a confirmação do recebimento. Se o seu depósito ainda não tiver sido confirmado e regularizado até a véspera do dia de abertura do período você não conseguirá fazer reservas.

 

  • Pagamentos efetuados nos caixas da AFPESP – na Sede, Unidades Regionais e Unidades de Lazer – na data de abertura do período não serão processadas imediatamente para efeito de liberação de acesso ao FlexReserva. A liberação será feita por processo automático após as 12h da referida data.

 

  • Nas aberturas de período o botão “efetuar pagamento” pode ser desabilitado temporariamente para evitar congestionamento no serviço que intermedia as operações com cartão de crédito. Nesses casos a opção será liberada no dia seguinte e o pagamento poderá ser efetuado online através da área restrita (minhas reservas) do nosso website.

 

  • O prazo para pagamento das reservas é calculado com base no intervalo de tempo entre a data de efetivação da reserva e a data prevista para o check-in. Para reservas efetivadas com bastante antecedência esse prazo será de 5 dias úteis.

 

  • As reservas que não forem pagas no prazo estipulado serão canceladas automaticamente e os apartamentos correspondentes colocados à disposição imediatamente, podendo ser reservados por outro associado. As reservas feitas no primeiro dia útil (dia de abertura dos períodos) serão canceladas automaticamente às 17h do sexto dia útil. Se você tentou reservar um apartamento no primeiro dia útil e não conseguiu, pode ter uma nova chance a partir das 17h do sexto dia útil.

 

  • O FlexReserva só permite alteração em guias não pagas. Depois de efetuado o pagamento qualquer mudança na composição dos hóspedes (ou qualquer outra informação da guia) exigirá o cancelamento e confecção de uma nova reserva. Assim sendo, pense com calma na sua lista de hóspedes antes de realizar o pagamento e faça suas solicitações de alteração dentro do prazo limite estabelecido para quitação.

 

  • Você não conseguirá fazer uma nova reserva enquanto a anterior não for paga ou cancelada. Se quiser cancelar uma reserva não paga utilize o recurso de cancelamento disponível na área restrita do nosso website. Você receberá um código de confirmação por e-mail que garantirá a segurança do procedimento.

 

  • Com a implantação do FlexReserva todas as reservas geradas para nossas unidades de Lazer são feitas exclusivamente online. O comparecimento presencial no Setor de Reservas ou em nossas Unidades Regionais não garante disponibilidade de vagas.

 

Quais são os critérios que limitam as reservas em alta e baixa temporada?

No intervalo de Dezembro a Fevereiro, considerado alta temporada, cada associado pode fazer uma única reserva. No mês de Julho, época de férias escolares, também considerado alta temporada, cada associado pode fazer uma única reserva. Dessa forma cada associado pode fazer até duas reservas em alta temporada, desde que uma seja no intervalo de Dezembro a Fevereiro e a outra em Julho. Nos demais meses do ano, considerados baixa temporada, não há limitação do número de reservas que um associado pode fazer. As reservas feitas em baixa temporada não comprometem o direito a vaga em alta temporada. A limitação do número de reservas em alta temporada visa única e exclusivamente aumentar o número de associados (famílias) atendidas em cada período.

Quem tem direito a dois apartamentos numa única reserva?

Tem direito a um segundo apartamento os associados cujo número de dependentes diretos devidamente cadastrados (com carteira social emitida e dentro do prazo de validade) que serão levados como hóspedes numa reserva exceder a capacidade do maior apartamento disponível na Unidade de Lazer escolhida.

Quando é permitido levar familiares convidados?

Familiares convidados são permitidos a qualquer tempo, em alta ou baixa temporada, desde que ocupem o mesmo apartamento em que o Titular da reserva ficará hospedado. Não é permitido solicitar apartamento extra para hospedar familiares convidados.

Os convidados precisam ser obrigatoriamente meus familiares?

Sim. Durante o processo de reserva o sistema solicita a declaração do grau de parentesco de cada hóspede com o associado Titular. O uso de informações inverídicas com intuito de “burlar” o sistema pode incorrer em sanções e penalidades expressas no Estatuto Social da AFPESP.

O prazo de pagamento de cinco dias úteis não é muito extenso? Porque a AFPESP não exige o pagamento imediatamente após a conclusão da reserva?

O prazo de pagamento é calculado conforme o intervalo de tempo entre a data da reserva e a data do check-in, podendo chegar a até cinco dias úteis. A AFPESP concede esse prazo para que o associado possa decidir com calma se deseja realmente ficar com a vaga. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, após o pagamento o associado pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos, sendo ressarcido integralmente. Depois disso já passam a incorrer as multas e taxas administrativas inerentes ao processo de cancelamento interno e junto às instituições financeiras.

Os associados da Capital levam vantagem no processo de reserva? Porque só sobram dias picados para os associados do interior?

Não há qualquer tipo de favorecimento ou prejuízo a associados da Capital ou do Interior no momento de liberação de novos períodos. A chance de conseguir uma reserva de 7 (sete) dias é a mesma que a de conseguir uma de 2 (dois) dias. A sequência de telas e o número de cliques para se chegar ao resultado desejado é exatamente o mesmo. O FlexReserva® preza pela igualdade de oportunidade e não cria nenhuma barreira ou benefício baseado na localização geográfica do associado (ou qualquer outra característica pessoal e subjetiva).

Ouço dizer que são sempre as mesmas pessoas que usam as Unidades de Lazer. Isso é verdade?

Não. Há pessoas que conseguem sim reservar períodos bastante disputados em mais de uma ocasião, mas não são sempre as mesmas pessoas que se hospedam conosco nesses períodos. O quadro publicado no início desse documento que demonstra a evolução do número de reservas desde a adoção do FlexReserva® comprova isso. Como já enfatizamos várias vezes, o FlexReserva® foi concebido justamente para proporcionar as mesmas oportunidades para todos os associados, sem qualquer tipo de favorecimento.

Existem apartamentos que ficam reservados para a Diretoria e Conselho da AFPESP?

Não. Cada unidade, dependendo do porte, tem um ou mais apartamentos que ficam fechados a título de manejo. Esses apartamentos servem para realocar hóspedes no caso de alguma eventualidade (problema) com os apartamentos já reservados. Mesmo os apartamentos de manejo são disponibilizados para reserva online se a possibilidade de ocorrência de incidentes for baixa, já que todas as nossas unidades passam por constantes processos de inspeção e manutenção. Essa liberação ocorre semanalmente, quando são liberados os próximos 7 (sete) dias (sempre do mês corrente).

Se os Titulares, Dependentes e Familiares Convidados pagam o mesmo valor de diária, qual a vantagem de ser associado?

Familiares convidados não podem fazer reserva sozinhos e precisam, obrigatoriamente, utilizar o mesmo apartamento do Titular da Reserva. A presença de Familiares Convidados numa reserva, observado o exposto anteriormente, não é ruim para a AFPESP. Pelo contrário. Quanto mais pessoas ocuparem um único apartamento, melhor será o resultado da Unidade de Lazer e menor será o subsídio que a referida unidade precisará receber de outras fontes (como a mensalidade associativa, por exemplo). Essa ocupação mais racional gera economia e esses recursos podem ser aplicados na ampliação das unidades existentes, bem como na aquisição de novos empreendimentos.

As tarifas da AFPESP estão muito altas. É possível encontrar hotéis do mesmo nível com tarifa menor.

Não é exatamente o que mostram nossas pesquisas. É preciso entender que quem apresenta esse argumento geralmente não dá nome aos bois, isto é, não diz em qual hotel, em que região está situado, para qual tipo de apartamento, com que tipo de pensão (completa ou só café da manhã) e sob quais condições de pagamento suas alegações estão baseadas. Na baixa temporada, quando os hotéis de mercado estão ávidos à procura de hóspedes que queiram ocupá-los, pode ser que a concorrência chegue perto dos preços que praticamos, mas para a alta temporada, pacotes de feriado e datas especiais, temos certeza de que nossos preços são bem melhores que os da concorrência.

Porque não posso utilizar dois cartões de crédito para pagamento das minhas reservas online?

Essa característica ainda não está disponível para pagamentos online, mas para pagamentos presenciais ela é perfeitamente possível. O associado pode realizar a reserva online e depois comparecer a uma de nossas unidades para realizar o pagamento utilizando dois ou mais cartões de crédito. Deve-se ter em mente, no entanto, que o processo de cancelamento de uma reserva paga com mais de um cartão de crédito é – em termos administrativos – bem mais complicado do que quando o pagamento é feito com um único cartão, principalmente se os cartões envolvidos no processo forem de terceiros (não estiverem em nome do titular da reserva).

Porque não posso pagar minha reserva com Boleto Bancário?

A notificação de quitação de um boleto bancário pode demorar vários dias para chegar até nós. Os trâmites para emissão e processamento de boletos bancários também é muito custoso para a entidade, tanto em termos financeiros quanto práticos. Sabemos que algumas pessoas prefeririam realizar o pagamento de suas reservas por boleto, porém, devido às complicações operacionais que essa forma de pagamento poderia gerar, optamos por bem não oferecê-la.

Porque não posso pagar minha reserva com Débito em Conta Corrente?

Essa modalidade de desconto é oferecida pelos bancos apenas para pagamentos recorrentes como o da mensalidade social, por exemplo, que a AFPESP já disponibiliza. O mesmo ocorre com as contas de empresas de serviços essenciais (como companhias de água, luz e telefone) e aquelas cujo volume de operações seja realmente muito grande, como as seguradoras. O volume estimado de pagamentos de reservas com débito em conta corrente na AFPESP não justificaria (ou viabilizaria) uma negociação com as instituições bancárias para sua implementação.

Porque não posso pagar minha reserva com PayPal?

O PayPal é geralmente utilizado para intermediar compras internacionais. As contas do PayPal precisam estar vinculadas a um cartão de crédito, e se o associado possui cartão de crédito que possa vincular a essa conta, poderia utilizar esse mesmo cartão para realizar o pagamento de suas reservas. As taxas das operações com PayPal também são maiores do que aquelas praticadas diretamente pelas empresas de cartão.

Existe cobrança de multa quando cancelo uma reserva? Mesmo se eu for fazer outra reserva logo em seguida?

Sim. O regulamento de reservas é bastante específico nesse ponto. O percentual de multa é calculado de acordo com a antecedência do pedido de cancelamento em relação à data prevista para o check-in. A multa é cobrada independente do motivo do cancelamento, por mais justificável que esse possa ser.

Toda reserva gera um custo operacional. As instituições financeiras não nos isentam de taxas quando solicitamos o estorno de uma compra realizada com cartão de crédito. Além disso, quando um associado faz uma reserva, principalmente quando se trata de pacotes especiais e períodos de alta temporada, é certo que outro associado que também estava interessado naquela mesma unidade e período ficou sem vaga e, consequentemente, bastante frustrado. Dessa forma, a multa aplicada no cancelamento de uma reserva serve a dois propósitos: cobrir os custos operacionais (tanto do processo de reserva quanto de seu cancelamento) e inibir que reservas sejam feitas “por fazer”, isto é, evitar que aqueles que não tem certeza de que poderão realmente ocupar a vaga façam uma reserva em detrimento daqueles que tem certeza de que podem viajar mas acabam ficando sem a vaga.

Qual prazo para pagamento de reservas nas Unidades de Lazer AFPESP?

A fim de garantirmos a certeza da hospedagem e não apenas de reserva, o prazo para pagamento foi estipulado em até 5 dias após a data da reserva, para que haja tempo hábil de disponibilização da acomodação para outro associado, pois a não distensão no prazo impacta diretamente na reposição de interessados pela acomodação.

Caso a sua reserva seja para o mesmo dia em que está sendo solicitada, o prazo é calculado de acordo com as horas considerando o horário de check-in e a confirmação de pagamento.

Quais as formas de Pagamento disponíveis para efetivação das reservas?

Com o objetivo de abrir novas possibilidades aos associados para desfrutar dos serviços da AFPESP, foi desenvolvido o sistema Flex Reserva. Com esse sistema, é possível disponibilizar o parcelamento no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros.

Caso o associado não possua cartão de crédito, o pagamento também poderá ser realizado em até 3x sem juros com cheques ou através de cartão de débito pessoalmente em uma de nossas unidades.

Qual prazo para restituição dos valores no caso de cancelamento de reserva?

A solicitação de restituição de valores passa por trâmites internos de validação e autorização, portanto o prazo para restituição é de 15 dias corridos a contar da data de solicitação de cancelamento.

Quais são as condições para devolução de valores no caso de cancelamento da reserva?

Caso o associado desista da hospedagem após ter realizado o pagamento da guia de reserva, poderá obter restituição dos valores pagos, se cabível, conforme as seguintes regras:

  1. Quando a desistência for comunicada dentro do período de 8 (oito) dias corridos contados a partir da data do pagamento, desde que não tenha havido prestação de serviços, integral ou parcialmente, caberá a restituição de 100% do valor pago; caso já tenha havido prestação de serviços não caberá restituição.
  2. Quando a desistência for comunicada após o período de 8 (oito) dias corridos contados a partir da data do pagamento e com antecedência igual ou superior a 30 dias da data prevista para o check-in, caberá restituição de 70% do valor pago;
  3. Quando a desistência for comunicada após o período de 8 (oito) dias corridos contados a partir da data do pagamento e com antecedência entre 20 (vinte) e 29 (vinte e nove) dias da data prevista para o check - in, caberá restituição de 60% do valor pago;
  4. Quando a desistência for comunicada após o período de 8 (oito) dias corridos contados a partir da data do pagamento e com antecedência entre 10 (dez) e 19 (dezenove) dias da data prevista para o check-in, caberá restituição de 50% do valor pago;
  5. Quando a desistência for comunicada após o período de 8 (oito) dias corridos contados a partir da data do pagamento e com antecedência entre 1 (um) e 9 (nove) dias da data prevista para o check-in, caberá restituição de 40% do valor pago;
  6. quando a desistência for comunicada no dia do check-in ou durante a estada não caberá restituição.

Quais os benefícios disponíveis nas Unidades de Lazer AFPESP?

AFPESP disponibiliza aos associados em suas Unidades de Lazer:

  • 4 refeições de qualidade com acompanhamento de nutricionistas e elaboração de cardápios diferenciados;
  • Monitoria para as crianças;
  • Atividades variadas para adultos, jovens e crianças;
  • Colaboradores dedicados;
  • Espaços diferenciados para lazer, entre outros;

Vale lembrar que ao elaborar a nova política de hospedagem desde 2014, a AFPESP pensando nos seus associados extinguiu a cobrança de 25% na diária para a pessoa que se hospeda individualmente. Desta forma, quanto mais pessoas no apartamento, menor será a tarifa.

Por que as diárias variam de preço e qual a justificativa para o aumento dos valores cobrados?

Os reajustes aplicados, tiveram base o repasse inflacionário de acordo com o cenário econômico do país necessários para manter em dia o melhor serviço aos associados durante sua estadia.

Vale lembrar que os valores cobrados são avaliados tendo como foco o associado que é o bem maior desta entidade.