Perguntas frequentes sobre o FlexReserva®

Existe alguma recomendação de uso para o FlexReserva durante a abertura de períodos?

Recomendamos que seja observado o seguinte:

O acesso ao FlexReserva só estará disponível a partir das 8h30 da data prevista para abertura do período. Antes desse horário você verá um contador regressivo informando quanto tempo falta para a liberação do acesso. Quando o contador “zerar” você será redirecionado automaticamente para o FlexReserva. Não há razão para entrar no website do FlexReserva com antecedência superior a 5 minutos. Não há fila ou qualquer outro dispositivo que garanta vantagem a quem se conecta mais cedo. Isso é, inclusive, desencorajado. Uma vez que o contador regressivo for acionado, não mude de tela! Não fique navegando em outras abas ou usando outros aplicativos. Há um recurso nos browsers (navegadores: Chrome, Safari, Mozilla) modernos que reduzem o processamento de abas que estão em segundo plano. Isso pode causar atraso no relógio do cronômetro, gerando disparidade com o horário real. Se tiver dúvida sobre o tempo restante exibido no cronômetro, atualize a página no browser (teclando Ctrl + F5).

  1. Teste seu acesso com antecedência.Dias antes da abertura do período, tente entrar site da AFPESP e acessar a Área do Associado fornecendo sua matrícula e senha de acesso. Se encontrar qualquer problema, entre em contato com o Departamento Cadastro de Associados e Arrecadação pelos telefones: (11) 3188-3100 (capital) ou 0800 771 71 44 (demais localidades).

  2. Não acesse o FlexReserva com a mesma matrícula em mais de um dispositivo (computador, tablet ou celular) simultaneamente. Sua experiência de navegação pode ser prejudicada, gerar conflitos, exibição de mensagens de advertência e até mesmo causar a liberação da acomodação antes da conclusão do processo de reserva.

  3. Tanto o FlexReserva quanto o site da AFPESP encerrarão sua conexão se perceberem que não houve interação com a página em um período de 15 minutos. Mesmo que você já tenha se identificado – através da digitação de sua matrícula e senha de acesso – terá que fazê-lo novamente se deixar de interagir com o site por mais de 15 minutos.

  4. Sua situação financeira (débitos vencidos) precisa estar regularizada até a véspera da data de abertura do período.

  5. Pagamentos em Boleto Bancário levam no mínimo três dias úteis para serem processados. Se o seu boleto ainda estiver em processamento na data de abertura do período você não conseguirá fazer reservas.

  6. Pagamentos feitos através de Depósito Bancário (identificado) são processados em dias úteis durante o expediente do nosso Departamento Financeiro. O processamento se dá contra notificação e a regularização ocorre, no mínimo, um dia após a confirmação do recebimento. Se o seu depósito ainda não tiver sido confirmado e regularizado até a véspera do dia de abertura do período você não conseguirá fazer reservas.

  7. Pagamentos efetuados nos caixas da AFPESP – na Sede, Unidades Regionais e Unidades de Lazer – na data de abertura do período não serão processadas imediatamente para efeito de liberação de acesso ao FlexReserva. A liberação será feita por processo automático após às 12h da referida data.

  8. Nas aberturas de período o botão “efetuar pagamento” pode ser desabilitado temporariamente para evitar congestionamento no serviço que intermedia as operações com cartão de crédito. Nesses casos a opção será liberada no dia seguinte e o pagamento poderá ser efetuado onlineatravés da área restrita (minhas reservas) do nosso site.

  9. O prazo para pagamento das reservas é calculado com base no intervalo de tempo entre a data de efetivação da reserva e a data prevista para o check-in. Para reservas efetivadas com grande antecedência, esse prazo será de 3 dias úteis.

  10. As reservas que não forem pagas no prazo estipulado serão canceladas automaticamente e as acomodações correspondentes colocadas à disposição imediatamente (podendo ser reservadas por outro associado). As reservas feitas no primeiro dia útil (dia de abertura dos períodos) serão canceladas automaticamente às 17h do quarto dia útil. Se você tentou reservar um apartamento no primeiro dia útil e não conseguiu, pode ter uma nova chance a partir das 17h do quarto dia útil.

  11. O FlexReserva só permite alteração em guias não pagas. Depois de efetuado o pagamento qualquer mudança na composição dos hóspedes (ou qualquer outra informação da guia) exigirá o cancelamento e confecção de uma nova reserva. Assim sendo, pense com calma na sua lista de hóspedes antes de realizar o pagamento e faça suas solicitações de alteração dentro do prazo limite estabelecido para quitação.

  12. Você não conseguirá fazer uma nova reserva enquanto a anterior não for pagaou cancelada. Se quiser cancelar uma reserva não paga,utilize o recurso de cancelamento disponível na área restrita do nosso site. Você receberá um código de confirmação por e-mail que garantirá a segurança do procedimento.

  13. Com a implantação do FlexReserva, todas as reservas geradas para nossas unidades de lazer são feitas exclusivamente online. O comparecimento presencial no Setor de Reservas ou em nossas Unidades Regionais não garante disponibilidade de vagas.

Há congestionamento no site do FlexReserva durante a abertura de vagas para os novos períodos?

Para evitar este tipo de problema, toda a infraestrutura de servidores e sistemas online da AFPESP, são constantemente atualizados para melhor atender ao grande número de conexões simultâneas que recebemos nessas ocasiões.  Porém, como todo serviço de atendimento online, o sistema está sujeito a congestionamento devido ao grande número de acessos.

Por que as vagas esgotam-se em pouco tempo?

Devido a facilidade de realizar uma reserva em poucos cliques, o tempo médio para que o associado consiga garantir uma acomodação (aproximadamente 25 segundos) e a quantidade de usuários acessando simultaneamente o FlexReserva na abertura de períodos de alta temporada é grande.

Importante: a cada 20 minutos são expiradas as sessões onde o usuário ficou inativo ou não concluiu sua reserva. Após este período, as acomodações são liberadas para uma nova reserva.

O que a AFPESP está fazendo para aumentar a oferta de vagas?

Ampliação das unidades existentes, aquisição de novos empreendimentos e também visando aumentar a oferta de vagas, estamos constantemente reavaliando as regras de hospedagem para que possamos atender um número ainda maior de associados por unidade.

Por que não consigo visualizar todas as acomodações da unidade?

As opções de acomodação são exibidas na tela “Melhor opção”. A próxima etapa será a escolha do número da acomodação baseada nas informações previamente escolhidas.

Quando necessário alterar o tipo de acomodação, bastar voltar a tela “Melhor opção”.

Consegui selecionar o período, informar a quantidade de adultos e crianças, cheguei na sugestão de preço, mas não consegui selecionar o apartamento. Por quê?

Bem como acontece nos mais populares serviços de reserva online (Decolar.com, Submarino Viagens, entre outros), o sistema permite que o associado faça uma pesquisa prévia do quanto custará sua viagem, sem a obrigatoriedade de reservar no momento da pesquisa.

Importante: Sua acomodação estará garantida após a escolha da acomodação disponível. Tenha sempre em fácil acesso suas informações de acesso (login e senha).

O período que eu quero aparece disponível no calendário, porém quando tento selecioná-lo o sistema informa que não existe acomodação disponível para as datas escolhidas. Por que isso ocorre?

O sistema permite que o associado faça seu check-in e check-out de forma totalmente personalizável, logo poderão surgir vagas de apenas uma pernoite entre um check-out e um novo check-in, porém, como consta nas regras de utilização do FlexReserva, esta ação não é permitida.

Com intuito de evitar este tipo de situação, as unidades que possuem esses intervalos oferecem aos associados, que já estejam com a reserva paga ou hospedados, a possibilidade de aumentar o número de estadas.

Portanto, antes de realizar sua reserva, faça uma busca rápida nas vagas disponíveis (www.afpesp.org.br/flexreserva/vagas-disponiveis)

Quero reservar um final de semana mas o sistema mostra que todos os sábados estão ocupados, porém há vagas na sexta e no domingo. Como pode ser?

O FlexReserva permite que os associados façam suas reservas com, no mínimo, dois pernoites (duas diárias). Há quem prefira reservar um fim de semana com entrada na sexta-feira e saída no domingo. Outros preferem entrar no sábado com saída na segunda-feira. Nos dois casos, sábado é o dia que estará 100% ocupado em todos os apartamentos (se a unidade estiver lotada).

Nesses casos a sexta-feira estará livre para check-out em alguns apartamentos – podendo ser selecionada como “data de saída” – e o domingo estará livre para check-in em outros – podendo ser selecionado como “data de entrada”. Essa disponibilidade (de sexta e domingo) aparece no calendário do FlexReserva, dando a falsa impressão que todas as reservas do sábado são de apenas um pernoite.

Quanto tempo eu tenho para concluir minha reserva?

O tempo limite para concluir uma reserva é de 20 minutos.

O cronômetro fica ativo de modo regressivo a partir do momento em que o associado seleciona com sucesso o número do apartamento desejado.

Há também um controle de seção que desconecta o usuário se não houver interação (se o usuário deixar a tela parada) por mais de 20 minutos.

Há algum tipo de favorecimento? Existe reserva de vagas? Atendimento presencial garante vaga?

O FlexReserva foi projetado para evitar qualquer tipo de favorecimento. Na abertura dos períodos TODOS os apartamentos disponíveis são colocados à venda ao mesmo tempo e exclusivamente pela Internet. Não há quotas reservadas para serem trabalhadas pela Sede, Unidades Regionais ou Unidades de Lazer.

Existe lista de espera? Posso me inscrever para concorrer a vagas liberadas por desistência?

Não existe lista de espera, mas aqueles que não conseguiram uma vaga na data de abertura do período podem ter uma nova chance 3 dias úteis depois, quando as reservas não pagas são canceladas automaticamente e os apartamentos liberados para reserva online. Via de regra, o processo de cancelamento automático ocorre às 17h do terceiro dia útil posterior à data de abertura do período.

Por que o sistema de sorteios foi abolido? O método de reservas através de inscrição e sorteio não era mais justo?

O sistema de sorteios sempre foi alvo de críticas por ser um processo rígido, burocrático e excludente. Com o advento do FlexReserva a oferta de vagas passou a ser feitas pela Internet, ou seja, não importa onde o associado esteja, se tiver acesso à internet – no computador, tablet ou celular – terá condições de competir por uma vaga. Os períodos se tornaram flexíveis (com exceção dos pacotes de feriado) e quem seleciona a data de entrada e saída é o próprio associado. Além disso foi criada a possibilidade de reservar fins de semana, o que permite que os funcionários públicos da ativa também desfrutem das nossas unidades de lazer durante o ano todo e não apenas em datas especiais quando a concorrência é muito grande.

Por que a abertura dos períodos é feita no primeiro dia útil de cada mês às 8h30? Não seria melhor fazer à noite ou nos finais de semana?

A abertura é feita nos dias úteis às 8h30 por algumas razões. A principal é que nossas equipes técnicas estarão sempre completas nas datas de abertura. Se a liberação fosse feita à noite ou nos finais de semana, teríamos disponível apenas o pessoal que trabalha em regime de plantão. Além disso, nos dias úteis todos os nossos canais de atendimento estão à disposição do associado para o esclarecimento de dúvidas e orientações gerais.

Quais são os critérios que limitam as reservas em alta e baixa temporada?

É considerado alta temporada o período de dezembro a fevereiro e o mês de julho. Cada associado pode fazer até duas reservas em alta temporada, desde que uma seja no intervalo de dezembro a fevereiro e a outra em julho. A limitação do número de reservas visa única e exclusivamente aumentar o número de associados (famílias) atendidas em cada período

Os demais meses do ano (de março a junho e de agosto a novembro), são considerados baixa temporada, não havendo limitação para o número de reservas.

Importante: as reservas realizadas durante a baixa temporada não comprometem o direito a vaga em alta temporada.

Quem tem dois computadores leva vantagem no momento da reserva? Posso tentar fazer a reserva no computador e no celular ao mesmo tempo?

Nós desencorajamos veementemente a utilização da mesma matrícula para fazer reserva em mais de um dispositivo (seja computador, tablet ou celular) ao mesmo tempo. Sua experiência de navegação pode ser prejudicada, gerar conflitos, exibição de mensagens de advertência e até mesmo causar a liberação do apartamento antes da conclusão do processo de reserva.

Quem tem conexão mais rápida ou computador mais rápido leva vantagem?

As páginas do sistema FlexReserva foram projetadas para serem muito leves, então não há diferença significativa no tempo de carregamento entre uma conexão de 1MB e outra de 10MB, por exemplo.

Há também que se considerar que a velocidade da conexão não é o único fator determinante na experiência de navegação dos internautas. As condições da rede, qualidade do sinal, provedor de acesso e concorrência local, entre outros, são fatores que podem influenciar na velocidade de acesso.

As condições do computador, do roteador, a versão do sistema operacional, do navegador de internet e as configurações de antivírus e firewall também podem influenciar na experiência de navegação.

Para todos os efeitos é interessante testar sua velocidade de conexão com antecedência. Existem vários serviços online que podem ser utilizados para isso, sendo o mais simples deles o https://fast.com/pt/ mantido e oferecido gratuitamente pela Netflix.

Quem tem direito a dois apartamentos numa única reserva?

Terá direito a um segundo apartamento, os associados que tenham a intenção de se hospedar em uma unidade de lazer onde a quantidade de dependentes diretos (devidamente cadastrados com carteira social emitida e dentro do prazo de validade) exceda a capacidade da maior acomodação disponível.

Quando é permitido levar familiares convidados?

Familiares convidados são permitidos em todos os períodos, desde que ocupem a mesma acomodação do Associado Titular. Não é permitido solicitar apartamento extra para hospedar familiares convidados.

Os convidados precisam ser obrigatoriamente meus familiares?

Sim, durante o processo de reserva o sistema solicita a declaração do grau de parentesco de cada hóspede em relação ao Associado Titular. O uso de informações inverídicas, poderá causar sanções e penalidades expressas no Estatuto Social da AFPESP.

Os associados da Capital levam vantagem no processo de reserva? Por que só sobram dias picados para os associados do interior?

Não há qualquer tipo de favorecimento ou prejuízo a associados da Capital ou do Interior no momento de liberação de novos períodos. A probabilidade de conseguir uma reserva de 7 (sete) dias é a mesma que a de conseguir uma de 2 (dois) dias. A sequência de telas e a quantidade de cliques para se chegar ao resultado desejado são exatamente as mesmas.

O FlexReserva preza pela igualdade de oportunidade e não cria nenhuma barreira ou benefício baseado na localização geográfica do associado.

A rotatividade de novos associados utilizam as Unidades de Lazer é muito baixa. Isso é verdade?

Não. O FlexReserva foi concebido justamente para proporcionar as mesmas oportunidades para todos os associados, sem qualquer tipo de favorecimento.

Existem apartamentos que ficam reservados para a Diretoria e Conselho da AFPESP?

Não. Cada unidade, dependendo do porte, tem um ou mais apartamentos que ficam fechados a título de manejo. Esses apartamentos servem para realocar hóspedes no caso de alguma eventualidade (problema) com os apartamentos já reservados.

Mesmo os apartamentos de manejo são disponibilizados para reserva online se a possibilidade de ocorrência de incidentes for baixa, já que todas as nossas unidades passam por constantes processos de inspeção e manutenção. Essa liberação ocorre semanalmente, quando são liberados os próximos 7 (sete) dias (sempre do mês corrente).

Se os Titulares, Dependentes e Familiares Convidados pagam o mesmo valor de diária, qual a vantagem de ser associado?

Dentre as inúmeras vantagens nos serviços e parcerias oferecidas, destacam-se a obrigatoriedade da presença do titular em todas as hospedagens na alta temporada, tarifário de hospedagem com preços competitivos em comparação a hotéis com o mesmo padrão e regime alimentar.

Por que as diárias variam de preço e qual a justificativa para o aumento dos valores cobrados?

Os reajustes aplicados tiveram como base o repasse inflacionário de acordo com o cenário econômico do país, e são necessários para manter em dia o melhor serviço aos associados durante sua estadia.

Vale lembrar que os valores cobrados são avaliados tendo como foco o associado que é o bem maior desta entidade.

As tarifas das unidades de lazer estão muito altas. É possível encontrar hotéis do mesmo nível com tarifa menor.

O FlexReserva oferece ao associado um cálculo de hospedagem compatível com a estrutura, capacidade da acomodação escolhida e regime alimentar. Projetado de forma a reduzir o valor da hospedagem, de acordo com o número de hóspedes. Quanto mais pessoas, menor será o preço ou custo individual por hóspede.

Quais os benefícios disponíveis nas Unidades de Lazer AFPESP?

AFPESP disponibiliza aos associados em suas Unidades de Lazer:

  • Até 4 refeições* elaboradas com acompanhamento de nutricionistas e de cardápios diferenciados;
  • Monitoria para as crianças;
  • Atividades variadas para adultos, jovens e crianças;
  • Colaboradores dedicados;
  • Espaços diferenciados para lazer, entre outros.

Vale lembrar que ao elaborar a nova política de hospedagem desde 2014, a AFPESP pensando nos seus associados extinguiu a cobrança de 25% na diária para a pessoa que se hospeda individualmente. Desta forma, quanto mais pessoas no apartamento, menor será a tarifa.

*Com exceção das Unidades que não oferecem pensão completa.

Qual o prazo de pagamento das reservas?

O prazo de pagamento é calculado conforme o intervalo de tempo entre a data da reserva e a data do check-in, podendo chegar a até 3 dias úteis. A AFPESP concede esse prazo para que o associado possa decidir com calma se deseja realmente ficar com a vaga. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, após o pagamento o associado pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos, sendo ressarcido integralmente. Depois disso, já passam a incorrer as multas e taxas administrativas inerentes ao processo de cancelamento interno e junto às instituições financeiras.

Quais as formas de pagamento disponíveis para efetivação das reservas?

Online através de um único cartão de crédito, podendo parcelar em até 10x sem juros.

Pessoalmente através do cartão de débito, crédito ou em até 3x sem juros com cheques.

Por que não posso utilizar dois cartões de crédito para pagamento das minhas reservas online?

Após a realização de todo o processo online de reserva, será possível realizar o pagamento com dois ou mais cartões em uma de nossas unidades de atendimento até a data e o horário apresentado na guia.

Importante: o processo de cancelamento de uma reserva paga com mais de um cartão de crédito é mais complexo e burocrático, principalmente se os cartões envolvidos no processo forem de terceiros (não estiverem em nome do titular da reserva).

Por que não posso pagar minha reserva com Boleto Bancário?

Devido às complicações operacionais que essa forma de pagamento poderia gerar, tais como demora para retorno bancário referente a quitação do boleto, custos para emissão e processamento, além da pouca praticidade, optamos por bem não oferecê-la, evitando transtornos.

Por que não posso pagar minha reserva com Débito em Conta Corrente?

Essa modalidade de pagamento é oferecida pelos bancos apenas para pagamentos recorrentes, como exemplo, a mensalidade social.

Por que não posso pagar minha reserva com PayPal?

Devido as altas taxas para as transações, a AFPESP, no momento, opta por não oferecer tal opção. Vale lembrar que, as contas do PayPal precisam estar vinculadas a um cartão de crédito, e se o associado possui cartão de crédito que possa vincular a essa conta, poderia utilizar esse mesmo cartão para realizar o pagamento de suas reservas.

Quais são as regras para cancelamento de reserva e devolução de valores?

Caso o associado desista da hospedagem após ter realizado o pagamento da guia de reserva, poderá obter restituição dos valores pagos, se cabível, conforme as seguintes regras:

  • Efetivada e confirmada a reserva, independentemente de argumentação, não será admitida a conversão dos valores pagos em crédito para futura utilização, salvo se na ocasião do pedido de cancelamento da reserva já conste nova reserva realizada pelo associado, que possa ser paga com o valor resultante do cancelamento da anterior. Caso o valor da nova reserva seja superior ao da reserva anterior, deverá o associado realizar o pagamento da diferença e, na hipótese contrária, restituirá o saldo apurado na sua integralidade;
  • Efetivada e confirmada a reserva, no prazo máximo de 7 (sete) dias contados da data constante do sistema, preferencialmente via Internet, e, sem qualquer justificativa, poderá o interessado pleitear a restituição integral do valor da reserva;
  • Efetivada e confirmada a reserva, após o 8º (oitavo) dia do pagamento, também preferencialmente via Internet, ainda sem justificativas, poderá o interessado pleitear a restituição do equivalente a 80% do valor da reserva;
  • O não comparecimento do associado à unidade de lazer na data do check-in, sem comunicação prévia, será considerado como desistência, sendo a reserva cancelada, em regra, sem qualquer restituição de valores pagos. Da mesma forma, em relação a desistências ocorridas após o check-in na unidade de hospedagem;
  • Em caráter de excepcionalidade, cuja natureza do caso concreto possa ser enquadrada como caso fortuito ou de força maior, nos exatos termos do Código Civil, devidamente comprovados e a exclusivo critério da AFPESP, caberá a esta avaliar a possibilidade e viabilidade de restituições de valores pagos, observada ainda a equidade, devendo para tanto o postulante protocolizar o pedido em qualquer uma das unidades de lazer, unidades regionais ou na sede social, mediante requerimento endereçado ao Coordenador das Unidades de Lazer, acompanhado de toda e qualquer documentação que tenha por objetivo comprovar a justificativa apresentada para subsidiar o pedido da restituição;
  • Importante elucidar que eventuais multas decorrentes dos cancelamentos são necessárias para cobertura dos custos e despesas fixas da estrutura operacional, das despesas financeiras, bem como dos custos incorridos com a impossibilidade de reserva do apartamento desocupado.

Existe cobrança de multa quando cancelo uma reserva, mesmo se eu for fazer outra reserva logo em seguida?

O associado tem o prazo máximo de 7 (sete) dias da data constante do sistema para cancelar sua reserva sem qualquer justificativa, podendo pleitear a restituição integral do valor da reserva. Quando necessária, esta solicitação deverá ser realizada preferencialmente via Internet.

Qual prazo para restituição dos valores no caso de cancelamento de reserva?

A solicitação de restituição de valores passa por trâmites internos de validação e autorização. Portanto, o prazo para restituição é de 15 dias corridos a contar da data de solicitação de cancelamento.

Por que as diárias variam de preço e qual a justificativa para o aumento dos valores cobrados?

Os reajustes aplicados, tiveram base o repasse inflacionário de acordo com o cenário econômico do país necessários para manter em dia o melhor serviço aos associados durante sua estadia.

Vale lembrar que os valores cobrados são avaliados tendo como foco o associado que é o bem maior desta entidade.