E a sua parte?

Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável.

(Victor Hugo)

 

Na AFPESP, e provavelmente nas outras entidades de classe, há um debate constante envolvendo os problemas do Brasil e os dos servidores públicos. De certa forma, as pessoas individualmente buscam explicações para ficar isentas de responsabilidades, criando uma possível zona de alívio em suas consciências.

 

É comum ouvir “eu não votei” ou “eu não sou isso ou aquilo”. Esse tipo de fala é como um sopro de esperança para pensar que “eu não sou igual”. Mas será mesmo que cada um faz a sua parte?

 

Em tempos sombrios, os iluminados proliferam, sempre “sem culpa ou responsabilidade”. Muitos brasileiros por egoísmo ou individualismo falam simplesmente “isso é Brasil”, como se não fosse possível ser diferente. Ou a clássica frase “na Europa não é assim”.

 

Nesta corrente do “eu não tenho culpa” vem junto o desmonte do Estado, dos serviços públicos e das carreiras dos servidores. O pensamento coletivo empurra para a lógica “do que não dá certo deve acabar ou privatizar”.

 

Se lembrarmos da história do Brasil, em todas as suas fases de governos, vamos entender que nunca houve um período sem crise, no qual os servidores públicos sempre foram os mais prejudicados. Ao mesmo tempo, são os servidores os únicos que podem socorrer a população em tempos de crise.

 

Não parece muito certo que vamos encontrar uma nova luz no fim do túnel, e a travessia parece ser longa e com muitas surpresas. Daí, precisamos fazer reflexão de forma isenta, se cada um de nós faz a sua parte de verdade. Se cada pessoa em seu lar, trabalho ou convívio social age com honestidade, ética e respeito. Na nossa categoria, nós, servidores públicos, precisamos muito dessa união porque as ameaças podem nos separar, isto é, algumas carreiras que possuem maior poder de negociação se mobilizam, enquanto outras ficam sem defesa.

 

A AFPESP tem feito a sua parte, participando dos movimentos, atos e convocando os associados para atuarem efetivamente nos debates, seja presencialmente ou pela inter- net. Vamos insistir nessa estratégia, porque se cada um de nós fizer a sua parte, o país mudará e para melhor.

Antônio Carlos Duarte Moreira - Presidente da AFPESP

e-mail: presidente@afpesp.org.br

 
   Presidente Antônio Carlos Duarte Moreira
Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo © 2009
Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155 - Centro - SP - CEP 01017-909
Tel.: (11) 3188-3100 (capital)
0800-7717144 (demais)
on