União de experiências

Uma mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança.

(Maquiavel)

 

Nesse mês de novembro, a AFPESP completa 86 anos de plena atividade. Somos a segunda associação geral de servidores públicos fundada no Brasil, a primeira foi a Afpeb, no estado da Bahia.

 

Os servidores de São Paulo são considerados os mais bem preparados, o que não significa, porém, que sejam os melhores remunerados da Federação. A disputa por um cargo público, nas carreiras do setor público paulista, leva a selecionar profissionais com profunda formação acadêmica, mas o Estado nem sempre paga o que merece cada um de seus funcionários.

 

Desta plêiade de excelentes servidores públicos, a AFPESP convive com vários que integram nossos conselhos Deliberativo e Fiscal ou ainda a Academia de Letras, Ciências e Artes.

 

Podemos até afirmar que o sucesso da AFPESP vem do sucesso pessoal de seus dirigentes, que muito fazem ou já fizeram pelo Estado de São Paulo e aplicam toda essa experiência para bem gerenciar a Associação.

 

Temos muitos motivos de alegria e orgulho da Entidade nesses 86 anos, mas o ano não tem sido tão tranquilo para todos os servidores públicos.

 

A Reforma da Previdência que pode ser votada a qualquer momento no plenário da Câmara ainda é um problema para todos nós. Os servidores mais novos já estão conformados que terão novas regras para a previdência. Os servidores que estão em época de se aposentar iniciam estudos para obter os direitos assegurados de forma legal. Com isso, o movimento das entidades perde um pouco de força, como se todos já estivessem conformados com os arrochos que serão implantados, por conta de más gestões dos recursos previdenciários.

 

Os estudos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência anotaram R$ 450 bilhões de reais de dívidas de empresas privadas e ainda demonstram que não há déficit. Porém, o governo federal insiste em duvidar dos números e segue sua meta, que alguns dizem ser a meta do mercado, para aprovar a reforma da Previdência o quanto antes.

 

O ano de 2018 pode ser crucial para definir as regras da Previdência Social e precisamos unir todos os servidores para fortalecer o movimento em defesa dos direitos e, como consequência, lutar pela boa qualidade da Administração Pública brasileira.

 

Antônio Carlos Duarte Moreira - Presidente da AFPESP

e-mail: presidente@afpesp.org.br

 
   Presidente Antônio Carlos Duarte Moreira
Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo © 2009
Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155 - Centro - SP - CEP 01017-909
Tel.: (11) 3188-3100 (capital)
0800-7717144 (demais)
on