Cadeira de Ciências

01 - LUÍS PAULO SIRVINSKAS

  Cadeira: 1
  Patrono:
 EMÍLIO RIBAS

  CIÊNCIAS JURÍDICAS

   Pessoas

Nome: Luís Paulo Sirvinskas
1º Procurador de Justiça Cível
Cadeira nº 1
Academia de Ciências 
Formação Acadêmica:
Curso Superior 1984 Graduação - Bacharel em Direito na Universidade Mackenzie Faculdade de Direito;  Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" (Especialização) em Direito Penal pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito e Interesses Difusos e Coletivos na Escola Superior do Ministério Público.
Curso de Pós- Graduação “Stricto Sensu” (Mestrado) em Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica – SP.
Curso de Pós- Graduação “Stricto Sensu” (Doutorado) em Direito Ambiental na Pontifícia Universidade Católica - SP
Livros publicados: 
Manual de direito ambiental. 12a.ed. São Paulo: Saraiva, 2014; Legislação de Direito Ambiental, 9ª ed.; São Paulo: Rideel, 2014; Tutela penal do meio ambiente. 4a.ed.; São Paulo: Saraiva, 2011; Tutela Constitucional do Meio Ambiente. 2ª ed.; São Paulo: Saraiva, 2010.
Introdução ao estudo do direito penal. 1a.ed.;  São Paulo: Saraiva, 2003.; Prática de direito ambiental, 1a.ed.;   São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.
Livros publicados em colaboração com outros autores 
Interesses difusos e coletivos. Coordenado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). São Paulo: Ed. Plêiade, 1997; Manual prático da Promotoria de Justiça do meio ambiente e Legislação Ambiental. 2a.ed. São Paulo: IMESP, 1999 ; Direito Ambiental em debate  São Paulo: ADCOAS, 2004;  Direito Ambiental Campo Grande: Editora UFMS, 2010;
Código Florestal – 45 anos – Estudos e Reflexões Curitiba: Letra da Lei, 2010; Direito Ambiental – O meio ambiente e os desafios da contemporaneidade Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010.
5. Poemas publicados:
Ser inJornal “Data Venia”, n. 01, Abril/82, p. 04;  Medalhando inJornal Universitário “O Picareta”, abril/83, p. 16 e Notícias Forenses n. 157 – julho/97, p. 42; Lembrança in Revista da APMP n. 08 - julho/97, p. 58 e Notícias Forenses n. 161 – novembro/97, p. 28;  O Silêncio
inRevista da APMP n. 20 - julho/98, p. 83.
8. Atividade Profissional:
Empresa: Ministério Público do Est. de S.P.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/5124353755710477

Luís Paulo Sirvinskas - 1º Procurador de Justiça Cível

Formação Acadêmica

Curso Superior 1984 Graduação - Bacharel em Direito na Universidade Mackenzie Faculdade de Direito;  Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu"(Especialização) em Direito Penal pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito e Interesses Difusos e Coletivos na Escola Superior do Ministério Público; Curso de Pós- Graduação “Stricto Sensu” (Mestrado) em Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica – SP; Curso de Pós- Graduação “Stricto Sensu” (Doutorado) em Direito Ambiental na Pontifícia Universidade Católica - SP

Livros Publicados 

Manual de Direito Ambiental. 12a.ed. São Paulo: Saraiva, 2014; Legislação de Direito Ambiental, 9ª ed.; São Paulo: Rideel, 2014; Tutela Penal do Meio Ambiente. 4a.ed.; São Paulo: Saraiva, 2011; Tutela Constitucional do Meio Ambiente. 2ª ed.; São Paulo: Saraiva, 2010; Introdução ao Estudo do Direito Penal. 1a.ed.;  São Paulo: Saraiva, 2003.; Prática de Direito Ambiental, 1a.ed.;   São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.

Livros publicados em colaboração com outros autores 

Interesses difusos e coletivos. Coordenado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). São Paulo: Ed. Plêiade, 1997; Manual Prático da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Legislação Ambiental. 2a.ed. São Paulo: IMESP, 1999 ; Direito Ambiental em debate São Paulo: ADCOAS, 2004;  Direito Ambiental  Campo Grande: Editora UFMS, 2010;

Código Florestal – 45 anos – Estudos e Reflexões Curitiba: Letra da Lei, 2010; Direito Ambiental – O Meio Ambiente e os desafios da Contemporaneidade Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010.

Poemas Publicados

Ser inJornal “Data Venia”, n. 01, Abril/82, p. 04;  Medalhando inJornal Universitário “O Picareta”, abril/83, p. 16 e Notícias Forenses n. 157 – julho/97, p. 42; Lembrança in Revista da APMP n. 08 - julho/97, p. 58 e Notícias Forenses n. 161 – novembro/97, p. 28;  O Silêncio inRevista da APMP n. 20 - julho/98, p. 83.

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/5124353755710477

02 - ANTONIO LUIZ RIBEIRO MACHADO

 Cadeira: 2
 Patrono:
 NELSON HUNGRIA

  CIÊNCIAS JURÍDICAS

Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, USP. Iniciou sua carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo, exercendo os cargos de Promotor de Justiça, sub-Procurador da Justiça, Membro do Conselho Superior do Ministério Público, Procurador Geral da Justiça (substituindo o titular). No Governo exerceu a Presidência da Fundação do Bem-Estar  do Menor, hoje Fundação CASA. Na Magistratura Paulista foi Juiz do Primeiro Tribunal de Alçada Civil, do Tribunal de Alçada Criminal e Desembargador do Tribunal de Justiça, cargo no qual se aposentou. Além da carreira na Justiça, Ribeiro Machado exerceu o magistério superior como Professor regente da Cadeira de Direito Penal na PUC - SP.
Entre suas obras podem ser destacado o Código de Menores Comentado e o Manual Prático dos Contratos Agrários e Pecuniários, publicados pela Editora    Saraiva - SP. Tem publicados livros em parceria com outros autores e monografias sobre temas de direito.
Recebeu a Medalha de Mérito Judiciário pelo Cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Colar do Mérito do Ministério do Estado de São Paulo; Comenda e Medalha outorgadas pela AFPESP.
Na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo é Presidente da Diretoria Executiva (gestões 2007-2009 e 2010-2012). Foi duas vezes Presidente do Conselho Deliberativo. Fez parte de várias Comissões de Estudo destacando-se seu trabalho para adequação do Código Civil, no capítulo sobre as Associações. Participou como palestrante em diversos Congressos.

03 - ANTONIO MIGUEL MALATESTA

Cadeira: 3
Patrono: PENIDO BURNIER 

PSICOTERAPEUTA

O Acadêmico Antonio Miguel Malatesta é autor do livro “Conhece-te a ti mesmo”, que o consagrou na área da psicologia como um dos mais conceituados profissionais do país. Tem formação em Psicologia, e especialização em Psicoterapia, Psicologia Clínica, Psicologia de Aprendizagem e de Desenvolvimento (USP), Psiquiatria Comunitária, Psicopatologia, Medicina Psicossomática, Medicina do Trabalho entre outras.
Atua como profissional clínico e docente, tem especialização em Reflexologia e Treinamento Autógeno, Estresse (abordagem.bio-psico-social/Incor), Eletrossonoterapia (Biofeedback) e Hipnoterapia. Tem experiência como Supervisor de Graduação e aperfeiçoamento extra-acadêmico. Foi Assessor de Saúde e posteriormente Diretor Técnico do Departamento de Saúde. Fez Curso de Tanatologia na USP e Curso de Dislexia na ABD.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

04 - ARY DOMINGOS DO AMARAL

Cadeira: 4
Patrono: ADOLPHO LUTZ

BIOCIÊNCIAS / BIOLOGIA MÉDICA

Dr. Ary Domingos do Amaral tem formação em Ciências Biológicas (Equivalência) e Odontologia (USP). Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), e também do Dept. of Zoology Nottingham University e Dept. Anatomy School of Medicine Bristol – Inglaterra. Professor Titular do Instituto de Biociências (USP). Aposentou-se como Professor da USP. Professor emérito da FMJ. Freqüentou o Centro de Medicina Nuclear; Depto. de Histologia da Faculdade de Medicina –USP; Instituto de Energia Atômica; Estágio científico no Dept. Zoology Nottingham University England e Dept.Anatomy-Section Neurochemistry School Medicine Bristol Inglaterra.. Bolsista no Instituto de Energia Atômica – SP. Ganhou o Prêmio “Carmino Caricchio” de Fisiopatologia Experimental da Prefeitura do Município de São Paulo. Membro nato do Conselho do Depto. de Fisiologia Geral e da Congregação do Instituto de Biociências, também na USP. - Membro nato da Congregação da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Tem inúmeras publicações científicas sobre Biologia. Dr. Ary mantém a pesquisa entre suas tarefas diárias, para o ensino e para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Tem acompanhado grupos nacionais e internacionais, que buscam novas alternativas para a prática da medicina.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

05 - FERNANDA GIANNASI

Cadeira: 5
Patrono: OSWALDO CRUZ

ENGENHEIRA CIVIL / MEIO AMBIENTE

Fernanda Giannasi é o exemplo vivo de indignação, ousadia e persistência pela preservação da vida. “É detentora de diversos prêmios, no Brasil e no mundo, como reconhecimento de seu valor, como exemplo vivo de indignação, ousadia e persistência pela preservação da vida”, diz Luiz Salvador, no Portal Notícias da América Latina e Caribe.
É graduada em Engenharia Civil, com especialização em Segurança do Trabalho, e Auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo. Fundou a Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina e a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), hoje organizada em seus núcleos regionais em 7 estados. É membro vitalício, eleita por seus pares, do Collegium Ramazzini na Itália e em novembro de 2004, Fernanda Giannasi foi homenageada no Japão, recebendo o título "anti-asbestos G-woman (agente anti-amianto)". Em abril de 2010 receberá nova premiação em Chicago, Estados Unidos, pelo reconhecimento aos seus esforços para o banimento do cancerígeno amianto.
No Brasil, Fernanda Giannasi também foi homenageada, recebendo diversos prêmios, dentre os quais, o Prêmio Cláudia, pelo reconhecimento de seus relevantes serviços dedicados à preservação da vida,.
É professora de cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho das Faculdades Osvaldo Cruz.
Participou de conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Credenciada na ONU; e como conferencista em vários países, entre eles, nos Parlamentos inglês e europeu, nos Estados Unidos, França, Canadá, Itália, Áustria e, mais recentemente, na China. Tem inúmeros artigos sobre temas de saúde pública, envolvendo contaminação ambiental, com ênfase nos agentes cancerígenos, entre eles o amianto e radiações ionizantes.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

06 - HAYDEÉ SANTOS GALVÃO MELLO

Cadeira: 6
Patrono: CAETANO DE CAMPOS

ADVOGADA / JORNALISTA

A Dra. Haydée Galvão tem formação em Direito pela Nononon e Pedagogia (USP). Pós-Graduada em História do Brasil - Área Social.  É jornalista, atuando em várias editorias. Na cidade de Itararé , em 1990, levou o Elos Clube de Itararé, uma entidade Cultural e Fraterna formada pela Comunidade Lusíada dos países que falam a Língua Portuguesa e possuem tradições, crenças e costumes herdados do povo lusíada. Professora de ensino Superior: “Estudos de problemas Brasileiros” e “História da Cultura e meios de Comunicação” – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – 1998. Obras publicadas: 1) “Imagens da Memória – História política, social e econômica do Sudoeste Paulista” – 2002. “Silva, mais um brasileiro que deu certo” – a saga de uma família nordestina até as terras de Zanzala – Cubatão – São Paulo – 2004.

 Não tem e-mail

07 - IRENILZA DE ALENCAR NAAS

Cadeira: 7
Patrono: SANTOS DUMONT

ENGENHARIA CIVIL / AGRÍCOLA

Irenilza de Alencar Naas concluiu PhD em Agricultural Engineering na Michigan State University, em 1980. Atualmente é professora titular colaboradora na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas. Tem mais de cem artigos publicados em periódicos especializados e vários trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. Possui vários capítulos de livros e livros publicados, além de produtos tecnológicos e softwares patenteados. Proferiu palestras no Brasil e no exterior, em temas relacionados à ambiência na produção animal e zootecnia de precisão. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de supervisão de pós-doutorado, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. É membro de academias e associações, sendo Diretora da FACTA-Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola-SBEA, da Asociación Latino Americana y del Caribe de Ingenieria Agricola - ALIA. É atualmente past-presidente da International Comission of Agricultural Engineering - CIGR.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

08 - JAIRO GALINDO

Cadeira: 8
Patrono: MIGUEL COUTO

LETRAS / FILOLOGIA / LÍNGUAS/LINGUÍSTICA DIVERSIFICADA

Doutor em Letras / Lingüística – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP;
Licenciado em Filologia e Idiomas – (Espanhol e Inglês) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de Colômbia – Bogotá;
Professor de línguas modernas e instrumentais em diversas Faculdades de São Paulo e do País; 
Autor de vários livros, entre eles. Cientifico-técnicos: Linguagens Dinâmicas Reais: Fala Dinâmica Umonani, Fala Dinâmica Uiraka.-1997-2005. Ciência Ficção: CONTRIBUI EM BATER-TE, MAS NINGUÉM É ETERNO! ENTÃO, POR QUE CONFLITARMOS? - 2010. Teatro e Cinema: Como trocar de blusa, 2009. Livrinho infantil: Ikokaé, o aniversariante 2000. Nossa Língua Ra, Ra! 1999. Para Viagens: São Paulo-Purificación-São Paulo: Viajando por nossos povos sul-americanos: Brasil. Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Brasil-1993 e 2° edição em 2010. Comunitários: Projeto Universidade Taguaíba: o projeto que dá certo em qualquer sistema. 2001. Projetos Comunitários Complementares: CONMULINDIS. FEBRAEXCO E FEBRAEXCA 2001; 
Projetos científico-técnicos: Aspectos Teóricos da Lingüística Diversificada, coletânea, 2001-2005; A Lógica nas Falas Reais para construção de softwares para texto-voz, 2004; Pesquisa-didática: Linguagens Instrumentais na temática da Comunicação, da Publicidade, das Relações Públicas, do Turismo e do Avance Tecnológico. 2005; Audiovisuais Documentários: São Paulo, nossa cidade, a aniversariante: desde 2010 anos atrás, 2010; O povoado! Na linha do tempo: Desde 2010 anos atrás, 2010. Pela estrada rumo a Piauí, 1994. São Paulo/Purificación/São Paulo. Viajando por Nossos Povos Sul-americanos: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Brasil -1993; 
Autor de Teoria Cientifica: Lingüística Diversificada, LINDI ou Falaika, 2000-2010; Autor do calendário Denarroa e Dinarroa para as falas dinâmicas reais. Designer e Projetor de Relógio 24 horas, com fundamentação na Hora Amanhecer, para serem utilizados nas falas dinâmicas reais. Livros, Projetos e trabalhos publicados, palestras e conferências proferidas em diversos Congressos;
Coordenador, organizador e Professor Doutor do Projeto Universidade Taguaíba.-PROUTA.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

09 -

10 -

11 - JOSÉ BENEDITO ROSSIGALLI

Cadeira: 11
Patrono: BEZERRA DE MENEZES

MEDICINA LEGAL / FISIOLOGIA

Dr. José Rossigalli foi médico Veterinário pela USP – onde exerceu atividades docentes em Fisiologia, e médico pela PUC-Sorocaba, também, exercendo as mesmas atividades em Fisiologia e Farmacologia.
Obs: Fez, novamente, todas as cadeiras.básicas no Curso Médico – PUC, Sorocaba, por exigência do MEC.
Assistente da Cadeira de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Medicina da Santa Casa - SP. Junto com os Professores Carlos E. Magalhães e Elias Limãos, instalaram o Curso de Fisiologia da mesma Faculdade, prosseguindo nas atividades docentes.
Especialização em Medicina Legal e Medicina do Trabalho no Instituto Oscar Freire – FMUSP. Médico concursado, exerceu atividades no IML de Osasco.
Professor-Assistente de Medicina Legal na FIG – Faculdade de Direito de Guarulhos.
Professor Titular de Medicina Legal na Faculdade de Direito FIEO de Osasco.
Perito da 9ª Vara Cível do Fórum João Mendes – SP., e na 3ª Vara Cível do Fórum Distrital da Lapa.
Oficial R2do II Exército Brasileiro . 
Médico-Assistente do Professor José Carlos da Rosa, Diretor do Servilço de cirurgia Endócrina do HSESP, e Médico-Colaborador dos Serviços de Neurologia e Endocrinologia do HSPE. Desempenhou ainda atividadea no Serviço de Oropedia do Hospital do Servidor Público.
Atividades docentes, colaborando com a Cadeira de Fisiologia da E.P. de Medicina, na pós-graduação. Colaborando no Livro de roteiro de Trabalhos Práticos de Fisiologia da EPM, do Professor Elias Limãos.
Homenageado por suas atividades na Comissão Mista Consultivo do HSPE, durante 25 anos.
Assistente do Grau Mestrado do Grande Oriente do Estado de São Paulo, em assuntos especiais.
Tendo terminado os Estudos Fisiológicos do Capítulo “Integração e Prudência” e sendo aprovado, será elevado ao Grau 33º, no Supremo Conselho do Brasil. A solenidade aconteceu na sede do S.C. do Brasil, no Rio de Janeiro, dia 28/11/2009.

Não tem e-mail

12 - LUIZ CARLOS PIRES

Cadeira: 12
Patrono: CLÓVIS BEVILÁQUA

CIÊNCIAS JURÍDICAS

O professor Luiz Carlos Pires, formado em Direito, atua na área jurídica com destaque entre seus pares. Advogado militante, formado pela Faculdade Laudo de Camargo - Ribeirão Preto, ainda trabalha na educação como professor da Academia de Polícia de São Paulo, da Coordenadoria de Ensino de Ribeirão Preto (Unidade docente) e em curso preparatório para o Exame da Ordem. Além de sua dedicação ao ensino, cursou mestrado na UNESP da cidade de Franca/SP, nos idos de 1996/1997, em áreas de Concentração de Direito Penal Constitucional e Direito das Obrigações – Obrigações Empresariais, não havendo, contudo, concluído todos seus créditos em virtude de haver sido removido da Delegacia Regional de Polícia de Ribeirão Preto, onde era seu titular, para a Corregedoria da Polícia Civil, na Capital do Estado, onde permaneceu até sua aposentadoria, voltando, após, a advogar. Tem Curso de aperfeiçoamento para Delegado de Polícia 3ª Classe - (Academia de Policia) e Curso de Reciclagem / Impressões digitais – Academia de Policia.
É Comendador da Ordem do Mérito Jurídico e Social e Acadêmico da Cadeira nº 45 – Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas.
Para manter atual sua formação sempre participa de Congressos e Seminários. Na AFPESP, já por dois anos consecutivos, é o relator do Seminário Nacional dos Servidores Públicos.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

13 - MARCOS LUÍS GARITA

Cadeira: 13
Patrono: EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI

MEDICINA / CARDIOLOGIA

Dr. Marcos Luís Garita é médico com artigos publicados em revistas especializadas, curso na Michigan State University (MSU), a convite da Fundação Kellogs. Tem o romance publicado "Vestígios de Seara Alheia" e inúmeros artigos e estudos sobre temas ligados à medicina.
Formado pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (UNESP). É médico do Corpo Clínico do Hospital Sorocabano de Botucatu (ABHS). Também é cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e foi Diretor Clínico da Associação Beneficiente dos Hospitais Sorocabana. Médico efetivo do ARE – Associação Regional de Especialidade de Botucatu.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

14 - MARCUS VINÍCIUS JARDINI BARBOSA

Cadeira: 14
Patrono: CARLOS CHAGAS

MEDICINA / CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. Marcus Vinícius Jardini Barbosa recebeu em 2007 o Prêmio Evaldo D´Assumpção, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em 2006, ganhou o Prêmio Sirlei Rinaldi também da SBCP.  Seus prêmios e reconhecimento profissional são resultados de uma sólida formação acadêmica. Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (Alfenas, MG, 1998), concluiu mestrado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e doutorado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Colaborador da Disciplina de Cirurgia Plástica e do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP-EPM. Titular de Cargo Efetivo do Instituto Médico Legal - São Paulo, Cirurgião Plástico do Hospital Regional de Franca e Perito Judicial - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Plástica, Modelos Experimentais para Estudos de Resistência da Parede Abdominal, Hernia Incisional, Deformidades da Parede Abdominal e Reconstrução da Parede Abdominal. É membro Titular no Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

  e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

15 - MÔNICA HELOÍSA BRAGA VASQUES

Cadeira: 15
Patrono: BARTOLOMEU DE GUSMÃO

ENSINO / PEDAGOGIA

A Acadêmica Mônica Heloísa Braga Vasques possui intensa experiência profissional na área da Educação. Mestre em Administração de Empresas (UNICID) e Educação e Tecnologia (UNIBAN) vem desenvolvendo suas atividades de magistério junto a instituições de ensino renomadas. 
Tem Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior (UNICID) e graduações em Orientação Escolar (Universidade de Guarulhos), Supervisão Escolar e Matemática e Complementação Pedagógica (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho). É professora efetiva de graduação, na cadeira de Cálculo Diferencial e Integral (Universidade Cidade de São Paulo) e também no ensino fundamental. Sua formação ampla na área de Educação fez com que produzisse muitos artigos técnicos publicados em revistas especializadas. Suas obras que já se tornaram fontes de referência na área de pedagogia, como o artigo “Educação: Pluralidade, Ética e Competência na Formação Profissionalizante Continuada dos Educadores”. Inúmeras participações em Seminários, Congressos e Similares de Caráter Científico.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

16 - PERCY CORRÊA VIEIRA

Cadeira: 16
Patrono: RAMOS DE AZEVEDO

GEOGRAFIA / GEOLOGIA / PALEONTOLOGIA

Percy Corrêa Vieira tem Pós - Graduação na área de Paleontologia e Estratigrafia –Instituto de Geociências da USP e no Programa de Geologia Sedimentar, também no Instituto de Geociências da USP. É Geotécnico pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.
Preside a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (ApqC), que completa 31 anos em 2008. A missão da ApqC é contribuir para o aumento da produção do bem-estar da população e da inclusão social. Percy Corrêa também é um dos pesquisadores científicos mais atuantes na luta em defesa dos direitos trabalhistas da classe. Membro de diversas Sociedades, entre elas as Brasileiras de Geologia e de Paleontologia, vem destacando-se no meio científico por seus artigos, pesquisas e coordenação de projetos educacionais nas áreas de Geologia, Mineralogia, Hidrogeologia e Paleontologia. Escreveu a Bibliografia analítica da paleontologia do Estado de São Paulo. Trabalha na Seção de Paleontologia e Estratigrafia da Divisão de Geologia do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente. É Geólogo do Instituto Geográfico Geológico da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

17 - RINA RICCI CAGNACCI

Cadeira: 17
Patrono: ANTONIO FERREIRA DE ALMEIDA JÚNIOR

COMUNICAÇÃO SOCIAL / ACADEMIA DE POLÍCIA

Rina Ricci Cagnacci é mestranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP); pós-graduada em Administração com ênfase em Qualidade e Produtividade pela Escola Politécnica (USP); possui os títulos de bacharel em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - Campus Villa-Lobos). Atualmente cursa Gestão de Turismo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e foi bolsista Capes em Turismo no The Bournemouth and Poole College (Inglaterra). Professora concursada da Academia de Polícia do Estado de São Paulo desde 2002, ministrando aulas de Relações Públicas, participando de Concursos Públicos, Bancas Examinadoras e membro do Núcleo de Estudos de Criminologia e do Núcleo de Estudos sobre o Meio Ambiente. Também participou da elaboração dos Manuais de Polícia Judiciária e Operacional da Polícia Civil, com textos, pesquisas históricas e legislativas e revisão de textos, além de ter pertencido ao corpo editorial da Revista Arquivos da Polícia Civil. Como funcionária pública, iniciou sua carreira na Sala de Imprensa da Delegacia Geral de Polícia, onde possui vários trabalhos relevantes sobre atuação policial, como por exemplo o Catálogo de Telefones e Endereços da Polícia Civil; o Guia de Orientações: benefícios e direitos do Policial Civil; e inúmeras matérias jornalísticas para as páginas da Polícia Civil e da Segurança Pública na Internet. Trabalhou ainda no Setor de Eventos e Imprensa da Assistência Policial, e integrou equipes multidisciplinares em trabalhos apresentados no Prêmio Mário Covas de 2005, 2006 e 2007, sendo finalista em um deles, com o curso “O Policial Civil Novas Tendências” que ajudou a criar, com palestras sobre “Qualidade de Atendimento” e “Melhoria da Imagem Institucional”, entre outras. Participou da organização de Seminários e outros eventos, sendo palestrante em muitos. Nos anos 80 viveu em três países da Europa, adquirindo fluência em inglês, francês, espanhol e italiano, além do dialeto napolitano. Tem inúmeros trabalhos como tradutora e possui artigos em diversas revistas técnico-científicas, além de jornais e revistas, sendo um deles contando a cronologia dos 100 anos de história da Polícia Civil de carreira do Estado de São Paulo. Trabalhou como radialista e jornalista em emissoras de rádio no Brasil, Itália e Inglaterra. Tendo ingressado no mercado de trabalho em 1976, sua experiência inclui ter sido ainda funcionária de empresas multinacionais antes de entrar no serviço público estadual.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

18 - CARLOS ALBERTO MARCHI DE QUEIROZ

Cadeira: 18
Patrono: RUY BARBOSA

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Campinas, hoje Pontifícia, tem cursos de mestrado e de doutorado pela Universidade de São Paulo.

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Campinas, hoje Pontifícia, tem cursos de mestrado e de doutorado pela Universidade de São Paulo.
Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, é professor titular da Faculdade de Direito da Unianchieta, em Jundiaí, sendo fluente em inglês e espanhol.
É delegado de polícia de classe especial e professor, por concurso, de inquérito Policial e de História da Polícia na Academia de Polícia de São Paulo, onde, em 1991, teve assento na Congregação, como Dirigente da Unidade de Polícia Administrativa.
É Oficial de Reserva do Exército, da Arma de Infantaria, tendo sido convocado para o serviço ativo nos anos de 1965, 1966 e 1967.
É membro ativo da IACP – International Association of Chiefs of Police.
Advogado militante, de 1968 a 1976, participou como membro do Grupo de Trabalho instituído conjuntamente pelas Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Segurança Pública, em julho de 1991, na elaboração da programação da disciplina “Direito da Cidadania”, inserida no currículo das Escolas de Polícia do Estado.   
Tem especialização em combate ao narcotráfico pela National Police Agency do Japão, e em outubro de 1993 participou, como representante da Polícia Civil do Estado de São Paulo, do 100º Congresso da IACP, em Saint Louis, Missouri, EUA.
Em novembro de 1995 foi selecionado pela Royal Canadian Mounted Police-Gendarmerie Royale du Canada, para o Forensic Interviewing Course do Canadian Police College, em Otawa.
É colaborador dos jornais O Estado de São Paulo, Tribuna do Direito, do Boletim do IBCCrim, Instituto Brasileiro di Ciências Criminais, da Revista dos Tribunais e do Correio Popular, de Campinas.
Tem o curso Superior da Polícia da Academia de Polícia de São Paulo, e, atualmente, exerce o cargo de Delegado Divisionário de Polícia do Deinter 2 – Campinas (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo – Interior).
É titular da Cadeira nº 11 da Acadpesp – Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
Em setembro de 2012 participou como observador o XX Congresso Mundial da IPA – International Police Association, em Eilat, Israel.
Obras:
- O Princípio da Verdade Sabida na Polícia Civil de São Paulo. ADPESP, Iglu Editora - São Paulo, 2ª    ed., 1995, esgotado.
- Assuntos Internos – Editora Resenha Tributária, São Paulo, 1995, esgotado.
- O Sobrestamento do Processo Administrativo Disciplinar. Iglu Editora – São Paulo, 2000, esgotado.
- Lei Orgânica da Polícia Anotada. Iglu Editora – São Paulo, 2000, esgotado.
- Questões Objetivas de Direito Administrativo. Iglu Editora, São Paulo, 3ª ed., 2001, esgotado.
- Nova Lei Orgânica da Polícia Explicada. ADPESP, 3ª ed., 2003.
- Na defesa das Prerrogativas do Delegado de Polícia. Edição do autor, 2003, esgotado.
- Vade Mecum Policial. Edição do autor, 2ª ed., 2004, esgotado.
- A Polícia não morre. Edição do autor, 2007, esgotado.
- Manual de Polícia Judiciária. Real Produções Gráficas Ltda., 4ª ed., 2006.
- Manual Operacional do Policial Civil. Real Produções Gráficas Ltda., 3ª ed., 2006.
- História Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Edição do autor, 2011.
Centenas de artigos publicados em jornais e no Correio Popular.
Obs: Os originais dos livros, diplomas e certificados encontram-se à disposição dos acadêmicos na Secretaria da Academia. 

Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, é professor titular da Faculdade de Direito da Unianchieta, em Jundiaí, sendo fluente em inglês e espanhol.

É delegado de polícia de classe especial e professor, por concurso, de inquérito Policial e de História da Polícia na Academia de Polícia de São Paulo, onde, em 1991, teve assento na Congregação, como Dirigente da Unidade de Polícia Administrativa.

É Oficial de Reserva do Exército, da Arma de Infantaria, tendo sido convocado para o serviço ativo nos anos de 1965, 1966 e 1967.É membro ativo da IACP – International Association of Chiefs of Police.

Advogado militante, de 1968 a 1976, participou como membro do Grupo de Trabalho instituído conjuntamente pelas Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Segurança Pública, em julho de 1991, na elaboração da programação da disciplina “Direito da Cidadania”, inserida no currículo das Escolas de Polícia do Estado.

Tem especialização em combate ao narcotráfico pela National Police Agency do Japão, e em outubro de 1993 participou, como representante da Polícia Civil do Estado de São Paulo, do 100º Congresso da IACP, em Saint Louis, Missouri, EUA.

Em novembro de 1995 foi selecionado pela Royal Canadian Mounted Police-Gendarmerie Royale du Canada, para o Forensic Interviewing Course do Canadian Police College, em Otawa.

É colaborador dos jornais O Estado de São Paulo, Tribuna do Direito, do Boletim do IBCCrim, Instituto Brasileiro di Ciências Criminais, da Revista dos Tribunais e do Correio Popular, de Campinas.

Tem o curso Superior da Polícia da Academia de Polícia de São Paulo, e, atualmente, exerce o cargo de Delegado Divisionário de Polícia do Deinter 2 – Campinas (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo – Interior).

É titular da Cadeira nº 11 da Acadpesp – Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

Em setembro de 2012 participou como observador o XX Congresso Mundial da IPA – International Police Association, em Eilat, Israel.

 Obras:

- O Princípio da Verdade Sabida na Polícia Civil de São Paulo. ADPESP, Iglu Editora - São Paulo, 2ª    ed., 1995, esgotado.

- Assuntos Internos – Editora Resenha Tributária, São Paulo, 1995, esgotado.

- O Sobrestamento do Processo Administrativo Disciplinar. Iglu Editora – São Paulo, 2000, esgotado.

- Lei Orgânica da Polícia Anotada. Iglu Editora – São Paulo, 2000, esgotado.

- Questões Objetivas de Direito Administrativo. Iglu Editora, São Paulo, 3ª ed., 2001, esgotado.

- Nova Lei Orgânica da Polícia Explicada. ADPESP, 3ª ed., 2003.

- Na defesa das Prerrogativas do Delegado de Polícia. Edição do autor, 2003, esgotado.

- Vade Mecum Policial. Edição do autor, 2ª ed., 2004, esgotado.

- A Polícia não morre. Edição do autor, 2007, esgotado.

- Manual de Polícia Judiciária. Real Produções Gráficas Ltda., 4ª ed., 2006.

- Manual Operacional do Policial Civil. Real Produções Gráficas Ltda., 3ª ed., 2006.

- História Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Edição do autor, 2011.

Centenas de artigos publicados em jornais e no Correio Popular.

 Obs: Os originais dos livros, diplomas e certificados encontram-se à disposição dos acadêmicos na Secretaria da Academia.

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

19 - TEREZINHA RIBEIRO DE BARROS

Cadeira: 19
Patrono: ANA NERI

SAÚDE PÚBLICA / ENFERMEIRA

A acadêmica Terezinha Ribeiro de Barros tem uma trajetória profissional exemplar. Especialista para Enfermagem no Trabalho, pela Escola Paulista de Medicina/USP; tem Licenciatura e Habilitação em Enfermagem e Higiene e Programa de Saúde (PUC/SP) e Graduação em Enfermagem pela EPM/USP. Atuou no Estado como enfermeira efetiva, da Secretaria da Saúde, exercendo cargos e funções de supervisão e chefia. 
Alheia às adversidades sociais, trabalhou na década de 70 no Projeto Rondon Nacional. Atendeu à população que morava próxima a Transamazônica, cuja única assistência médica era feita através dos alunos do Projeto Rondon.  Sempre buscou aprimorar sua formação Acadêmica e participou ativamente de projetos de inclusão social de vários Governos, nas esferas do Estado e da União. Foi destacada como uma das personalidades afro-descentes mais influentes no Brasil. 
Também como assessora Técnica para Relações Sociais, Eventos e Saúde  da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo realizou atividades de promoção em saúde para a população carente.
Sua vocação em ensinar é mantida na aposentadoria através de projetos comunitários de ensino em saúde e nas atividades de integração racial e social. Esteve em Cuba, apresentando sua monografia Saúde do Idoso , no VI Seminário Internacional de Atencion Primaria de Salud.
Tem muitos trabalhos publicados na área de Enfermagem e coordenação de pesquisas. Além disso, escreve sobre saúde para jornais, revistas e ministra palestras em congressos e seminários.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

20 - YOLANDA CINTRÃO FORGHIERI

Cadeira: 20
Patrono: MÁRIO SCHEMBERG

PSICOLOGIA / PROFESSORA UNIVERSITÁRIA 

A Dra. Yolanda Cintrão Forghieri tem Livre-Docência pelo IPUSP (Instituto de Psicologia da USP/SP), doutorado pela USP, com a defesa da tese Técnicas Psicoterapêuticas e Aconselhamento Terapêutico Rogeriano. 
Possui graduação em Pedagogia com Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras 'sedes Sapientiae' ,  residência médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras 'sedes Sapientiae' e aperfeicoamento em Aconselhamento Psicológico pelo IPUSP. Atualmente é Professora Convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora titular da Escola Paulista de Psicologia Avançada de São Paulo, Professora titular do Centro de Psicoterapia Existencial de São Paulo e Autônomo de Serviços Autônomos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia clínica, Psicopatologia, Psicoterapia. Possui diversos artigos publicado em revistas científicas, anais e eventos.

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.