Imprimir

Representantes da ALCA são empossados para o triênio 2024-2026

Acontece na AFPESP
20 Fevereiro 2024

Reunião realizada na Sede Social marcou o início das atividades da academia em 2024; criação de antologia literária é destaque

Por Redação 

Presidida por Aclibes Burgarelli, a 93ª Reunião Ordinária da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, realizada no dia 8 de fevereiro, no auditório da Sede Social, marcou o início das atividades da ALCA neste ano. O encontro foi dedicado à posse dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e de Redação e Revista para o triênio 2024-2026, eleitos durante votação em dezembro de 2023.

A reunião também teve como objetivo empossar os acadêmicos que comporão a Comissão de Admissão de novos integrantes. Em conformidade com o estatuto da entidade, aprovado em assembleia realizada em dezembro de 2023, a comissão será responsável por avaliar candidaturas de possíveis membros para, posteriormente, submetê-las à votação da ALCA. Atualmente, a academia possui três cadeiras vagas.

Os acadêmicos escolhidos para integrar a comissão são: o desembargador aposentado e presidente da AFPESP, Artur Marques (cadeira nº 9 de Ciências); a professora aposentada, artista plástica e coordenadora Social da AFPESP, Elvira Stippe Bastos (cadeira nº 16 de Artes) e o jornalista e escritor Luiz Carlos Ladeia (cadeira nº 2 de Letras).

“A importância desta comissão é valorizar os verdadeiros artistas, escritores e cientistas. Nossa obrigação é selecionar com critérios os novos integrantes, e entender se, de fato, a pessoa possui as credenciais para ingressar na ALCA. Temos que ter gente de peso aqui, para levantar esta academia”, explicou Elvira.

0220 imagem interna Reuniao ALCA 1Mesa diretora da 93ª Reunião Ordinária da ALCA (da esquerda à direita): William Marinho de Faria, presidente do Conselho Fiscal da AFPESP; Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo da AFPESP; Antônio Carlos Duarte Moreira, 2ª vice-presidente da ALCA; Artur Marques, presidente da AFPESP, presidente de honra e acadêmico da ALCA; Aclibes Burgarelli, presidente da ALCA; Janethe Akiko Nakamura Monteiro, 1ª secretária da ALCA; Jarim Lopes Roseira, diretor-executivo da IPA (International Police Association) e Elvira Stippe Bastos, acadêmica e membro da Comissão de Admissão da ALCA. Foto: Elisa Izumi Torres.

Além de formalizar a nova gestão, a reunião foi importante para o anúncio de novidades que serão implementadas na academia nos próximos meses. Entre elas, estão a futura criação de uma antologia literária, visando perpetuar os patronos da ALCA por meio de textos produzidos por seus integrantes. Este projeto será realizado em parceria com a Editora UiClap, ainda sem data definida para o lançamento da primeira edição.

"A academia é constituída por patronos, que são considerados imortais. Cada membro assume a responsabilidade de exaltar e disseminar a importância de seu respectivo patrono. A antologia em questão tem como objetivo reunir textos que enalteçam essas personalidades de maneira singular que não se restrinjam a uma mera apresentação biográfica", declarou Aclibes Burgarelli, presidente da ALCA.

Apresentações sobre os patronos

Seguindo o rito de reuniões anteriores, o acadêmico Feres Sabino (cadeira nº 12 de Letras), explanou sobre a vida e a obra de Clarice Lispector, sua patronesse. Sabino destacou a biografia da escritora, desde seu nascimento na Ucrânia, sua infância, laços familiares e relacionamentos amorosos até suas contribuições literárias, atividades jornalísticas e sua conexão com o direito penal.

0220 imagem interna Reuniao ALCA 2Feres Sabino (cadeira nº 12 de Letras) discursa sobre sua patronesse Clarice Lispector. Foto: Elisa Izumi Torres.

Agenda de atividades do bimestre

– De 16 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024, a acadêmica Yara Regina Franco (cadeira nº 6 de Artes) exibiu a pintura “Papai Noel pelo Mundo”, criada em acrílico e caneta sobre cartão, no “Salão dos Premiados”, em exposição coletiva na Associação Paulista de Belas Artes (APBA).

– No dia 16 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de Itaporanga–SP, ocorreu o lançamento póstumo do livro “Barão de Antonina, o grande tropeiro” de autoria do ex-presidente e integrante da ALCA, Antonio Luiz Ribeiro Machado. A obra é um trabalho de pesquisa minucioso, que resgata a história do Barão de Antonina e de seus descendentes, além da atividade tropeirista no Brasil. Após o falecimento do autor, seus descendentes entregaram o livro ao jornalista e escritor itarareense, radicado em Itapeva–SP, Sebastião Pereira da Costa, que finalizou a edição. Em 18 de janeiro deste ano, a obra foi também apresentada na Sede Social da AFPESP.

– No dia 25 de dezembro, aconteceu a Artcom – Expo International Association of Artists and Partners, exposição realizada pela Associação de Artistas e Parceiros (em tradução livre), entidade sem fins lucrativos de arte, cultura e literatura, cujo objetivo é promover o intercâmbio cultural entre países, especialmente entre a Europa e a América Latina. O tema da exposição virtual foi “Chirstmas Dreams” (Sonhos de Natal, em tradução livre) e reuniu artistas de 69 países. Representando o Brasil, a exposição contou com a participação dos acadêmicos da área de Artes da ALCA: Ana Maria Vilela Alvarez Martinez, Duxtei Vinhas Itavo, Elvira Stippe Bastos, Emerson Zalotti, Eufrazia Fregonesi, Geni Fuzato Dagnoni, Janethe Monteiro, Marli Stracieri, Tadeu Bandoni e Terezinha Ribeiro, que receberam certificado de participação.

– No dia 27 de dezembro, a Acadêmica Duxtei Vinhas Itavo (cadeira nº 12 de Artes), por meio da Secretaria de Cultura do Município de Araçatuba, recebeu o certificado de ‘Mestra dos Saberes e Fazeres da Cultura Tradicional’, em conformidade com a Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195, 8 de julho de 2022), cujo objetivo é incentivar e reaquecer o setor cultural após a pandemia de Covid-19.

– No dia 17 de janeiro, os acadêmicos: Feres Sabino (cadeira nº 12 de Letras); Laé de Souza (cadeira nº 4 de Letras) e Haydée Santos Galvão Mello (cadeira nº 6 de Ciências) receberam a medalha da Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada na Sede Social da AFPESP. A homenagem, feita pela associação, reflete os importantes serviços prestado pelos acadêmicos à classe dos servidores públicos.

– A acadêmica Yara Regina Franco (cadeira nº 6 de Artes) está com a obra “Memorial da América Latina” em exposição na Associação Paulista de Belas Artes (APBA) até o dia 21 de fevereiro. A pintura criada em acrílico e caneta sobre cartão recebeu a medalha de bronze da APBA e faz parte da exposição “Comemorativo 470 anos da fundação da cidade de São Paulo” no Salão da Cidade São Paulo.

Compartilhar
Imprimir