Cerimônia condecora conselheiros da AFPESP e personalidades por suas trajetórias
Por Andréa Ascenção e Leandro Silva
No dia 17 de janeiro, a Ordem do Mérito do Servidor Público do Estado de São Paulo – instituída pela AFPESP para homenagear funcionários e personalidades que tenham prestado serviços de alta relevância à classe ou às suas associações representativas – condecorou duas personalidades e sete conselheiros.
A cerimônia, realizada na Sede Social, foi complementar à 13ª sessão solene da Ordem do Mérito, que aconteceu no dia 8 de novembro de 2023.
Da esquerda para a direita: Cássio Juvenal Faria (chanceler da Ordem do Mérito), William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal), Artur Marques (presidente da AFPESP e da Ordem do Mérito), Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP e presidente do Conselho de Honorificências da Ordem do Mérito) e Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente da AFPESP e Grã-Referendária da Ordem do Mérito). Foto: Elisa Izumi Torres
Desta vez, a Mesa Diretora da Ordem do Mérito, composta por: Artur Marques (presidente da AFPESP e da Ordem do Mérito), Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo), William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP e presidente do Conselho de Honorificências da Ordem do Mérito), Cássio Juvenal Faria (chanceler da Ordem do Mérito) e Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente da AFPESP e Grã-Referendária da Ordem do Mérito), condecorou os homenageados com diplomas e medalhas em três graus:
Grande Oficial/Dama Grande Oficial
- Dimas Ramalho (conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo)
- Haydée Santos Galvão Mello (conselheira da AFPESP)
- Luís Gustavo da Silva Pires (conselheiro da AFPESP)
- Vera Lúcia Pinheiro Morgado (conselheira da AFPESP)
Comendador
- Danglares Junta “in memoriam” (conselheiro da AFPESP)
Caveleiro/Dama
- Antonio José Laé de Souza (escritor e ocupante da cadeira nº 4 de Letras da ALCA)
- Feres Sabino (coordenador da Secretaria Geral da Diretoria Executiva da AFPESP e )
- Giuliana Angela Palumbo (conselheira da AFPESP)
- Helena Niskier (conselheira da AFPESP)
“A Ordem do Mérito tornou-se uma tradição que reconhece e valoriza a história e dedicação dos servidores públicos”, constatou Artur Marques.
Confira abaixo os depoimentos de alguns agraciados:
“A substância principal do serviço público é servir à população, entender bem a sua função, ser leal, fazer a coisa certa e, sobretudo, contribuir para que a população tenha um serviço cada vez melhor. Eu só fui servidor público, comecei muito jovem no Ministério Público, depois parti para a política, Tribunal de Contas, mas sempre na carreira pública. Fiquei muito feliz porque receber essa homenagem é um compromisso de continuar, saber que o trabalho que fiz esses anos todos valeu a pena”.
Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ex-deputado federal e estadual.
"Sinto-me honrado, principalmente por fazer parte da Academia de Letras, Ciência e Artes, da AFPESP, e, uma vez mais, recebendo uma outra homenagem com honra ao mérito. Me sinto muito feliz com isso. Tenho orgulho de ser funcionário público do estado de São Paulo. Eu fui agente fiscal de renda do estado de São Paulo. Trabalhei mais de 20 anos na região que compreende a Delegacia tributária de Sorocaba, Avaré, Itu. Estou há 12 anos aposentado e me dedico exclusivamente à literatura, projetos de incentivo à leitura no Brasil.”
Laé de Souza, cronista, poeta, articulista, dramaturgo, palestrante, produtor cultural e ocupa a cadeira nº 4 de Letras da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA), da AFPESP.
Da esquerda para a direita: Dimas Ramalho (conselheiro do TCE-SP, ex-deputado federal e estadual), Artur Marques (presidente da AFPESP e da Ordem do Mérito) e Laé de Souza (cronista, poeta, articulista, dramaturgo, palestrante, produtor cultural e ocupa a cadeira nº 4 de Letras da ALCA). Foto: Elisa Izumi Torres
“A gente se sente muito feliz em receber essa comenda, que é um sinal de reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação na associação em prol dos servidores públicos. A única atividade que eu tive na vida, além de estudar, foi o serviço público. Fui funcionário do judiciário, depois me tornei juiz e continuo até hoje. Sou conselheiro há 17 anos mais ou menos e me sinto muito feliz por participar dessa entidade e ajudar no que posso.”
Luis Gustavo da Silva Pires, juiz de direito e conselheiro da AFPESP.
“Sinto-me extremamente feliz. Este é um grande momento, que, aliás, divido com minha filha, Elizabeth. Estou muito grata por receber essa medalha e já recebi as anteriores. Tenho muito orgulho de ser comendadora e, agora, dama grande oficial. Estou muito satisfeita, essa cerimônia foi linda. Eu sou jornalista e faço parte da Associação Paulista de Imprensa, inscrita sob o número 1.918/92. Lecionei no ensino superior nas áreas de Comunicação Social e Filosofia, assim como em História Moderna e Contemporânea na Universidade Católica de Santos. Escrevi a história do 1º Cartório de Notas e Ofício de Santos, cuja publicação está disponível até hoje. Também sou advogada, inscrita na OAB/SP, sob o número 72.979. Integro o Conselho Deliberativo da AFPESP há quase 20 anos. Pertenço também a Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, na cadeira de Ciências.”
Haydée Santos Galvão Mello, jornalista, escritora, professora e advogada e conselheira da AFPESP.
Da esquerda para a direita: Vera Lúcia Pinheiro Morgado (conselheira da AFPESP), Haydée Santos Galvão Mello (jornalista, escritora, professora e advogada e conselheira da AFPESP), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP e presidente do Conselho de Honorificências da Ordem do Mérito) e Luis Gustavo da Silva Pires (juiz de direito e conselheiro da AFPESP). Foto: Elisa Izumi Torres
“Como professora – uma classe tão sofrida – sinto-me muito lisonjeada. Estou no magistério há mais de 25 anos. Hoje, temos um projeto de ioga no parque, em Ribeirão Preto. Já no conselho estou há quase sete anos, mas nasci na associação. Quando eu tinha dois anos minha mãe já trabalhava aqui. Então, tenho imenso carinho e sou muito feliz de estar na AFPESP. E receber a medalha das mãos do meu pai [Mario Palumbo, conselheiro vitalício] foi uma honra.”
Giuliana Angela Palumbo, professora e conselheira da AFPESP.
Feres Sabino (coordenador da Secretaria Geral da Diretoria Executiva da AFPESP e ), Mario Palumbo (conselheiro vitalício da AFPESP), Giuliana Angela Palumbo (professora e conselheira da AFPESP), Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente da AFPESP e Grã-Referendária da Ordem do Mérito), Helena Niskier (conselheira da AFPESP) e seu esposo . Foto: Elisa Izumi Torres
“Foi uma emoção muito grande, muito forte, especialmente quando a comenda foi anunciada e todos se levantaram para homenageá-lo, em consideração a mim também. Todos aqui sempre nos receberam muito bem. Meu foi diretor da Secretaria da Fazenda durante muitos anos. Ele era uma pessoa muito querida, ele sempre procurou ajudar a todos. Ele estaria muito orgulhoso se pudesse estar aqui hoje. Muito obrigada a todos”.
Denise Leandro Junta, viúva do conselheiro Danglares Junta
Da esquerda para a direita: Denise Leandro Junta (viúva do conselheiro Danglares Junta) e Cássio Juvenal Faria (chanceler da Ordem do Mérito). Foto: Elisa Izumi Torres
Homenagens continuam...
No dia 18, durante reunião do Conselho Deliberativo, o presidente da AFPESP e da Ordem do Mérito e o chanceler da Ordem do Mérito condecoraram mais duas conselheiras da AFPESP. Elisabeth Massuno e Letícia Jobert Andrade de Melo que foram agraciadas com o título de Dama Grande Oficial.
Da esquerda para a direita: Cássio Juvenal Faria (chanceler da Ordem do Mérito), William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal), Artur Marques (presidente da AFPESP e da Ordem do Mérito), Letícia Jobert Andrade de Melo (conselheira da AFPESP), Elisabeth Massuno (conselheira da AFPESP) e Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo). Foto: Elisa Izumi Torres
Saiba mais sobre a origem da Ordem do Mérito e quem foi condecorado em 2023:
https://www.afpesp.org.br/folha-do-servidor/acontece-na-afpesp/ordem-do-merito-condecora-servidores-publicos-de-sp