Imprimir

Valorização do funcionalismo é tema de evento promovido pela categoria

Servidor Público
09 Março 2023
09 Março 2023

1º Encontro dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo foi realizado no final de fevereiro, com participação da AFPESP
Por Leandro Silva

A necessária e urgente valorização do funcionalismo foi o tema principal do 1º Encontro dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo. Promovido pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, movimento que reúne diversas entidades de classe, inclusive a AFPESP, o evento aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro do Professorado Paulista, e marcou a união da categoria por melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

0309 Banner destaque Evento servidoresParticipantes do evento, entre os quais o coordenador de Associativismo da AFPESP, Paulo César Corrêa Borges (1º homem de pé, da dir. para a esq.) — Foto: Frente Paulista

Autoridades e dirigentes da Frente Paulista abriram o evento com manifestações sobre ataques aos trabalhadores do serviço público nos últimos anos. As falas precederam a palestra “O servidor público e a conjuntura política, econômica e social”, proferida pelo supervisor técnico do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em São Paulo, Victor Pagani.

O palestrante abordou estudos recentes que indicam que o serviço público tem fomentado o desenvolvimento do país. Por isso, segundo ele, é fundamental que o funcionalismo atue de forma unitária, pensando no ciclo orçamentário. “Para o próximo ano é importante tentar a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária que garanta recursos para a valorização dos servidores”, disse.

0309 Imagem interna Evento servidoresDa esq. para a dir.: Lineu Mazano e José Gozze (coordenadores do evento), Loretana Pancera (presidente do CPP) e Thiago Fernandes (cerimonialista). Foto: Frente Paulista

Outros temas foram debatidos pelos coordenadores do evento, José Gozze, presidente da Pública Central do Servidor, e Lineu Neves Mazano, presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de SP: definição de ações em defesa dos servidores, revisão da reforma previdenciária, união das entidades representativas, campanha salarial unificada, diálogo com o governo paulista, além da defesa de aposentados e pensionistas.

Demandas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) também estiveram na pauta do evento, com destaque para a antiga reivindicação de participação do governo estadual no financiamento do instituto (contribuição de 3%, a fim de ampliar e melhorar os serviços de atendimento médico). O grupo de saúde presente no evento chamou atenção ainda para a importância de reativar as audiências públicas sobre o Hospital do Servidor, entre outros temas.

A AFPESP foi representada pelo coordenador de Associativismo, Paulo César Corrêa Borges. “Eventos desta natureza permitem maior articulação no sentido de traçar estratégias em defesa da nossa classe. É uma oportunidade única de ouvir os colegas das mais diversas áreas, discutir pautas comuns e alinhar reivindicações”, avaliou.

A conselheira Edna Predroso de Moraes esteve presente no 1º dia do evento (23 de fevereiro).

Compartilhar
Imprimir